Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
3: Técnicos de nivel médio
31: Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia e afins
317: Técnicos em informática
3172: Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação.
3172-05: Operador de computador
Código | Sinômino |
---|---|
3172-05 | Operador de computador (inclusive microcomputador |
3172-05 | Operador de sistema de computador |
3172-05 | Operador de sistemas computacionais em rede |
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grade A (monitorar sistemas e aplicações): monitorar consumo de cpu; monitorar disponibilidade de aplicativos; monitorar funcionalidade de aplicativos; monitorar recursos de entrada e saída de dados; monitorar recursos de rede; monitorar registros de erros; monitorar sistemas de banco de dados; notificar problemas de infraestrutura;
Grade B (administrar processamento de dados): acompanhar recursos disponíveis; administrar cronograma de atividades planejadas; administrar schedule (agenda de tarefas); administrar tarefas; criar script para melhoria da performance de processamento de dados; notificar suporte para correção de erros; providenciar correção de erros de tarefas;
Grade C (assegurar funcionamento do hardware e software): acionar equipamentos reserva; assegurar funcionamento de equipamento reserva (standby); configurar softwares e/ou sistemas operacionais; configurar/reconfigurar hardware; corrigir falhas de hardware e software; diagnosticar falhas em hardware e software; executar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software; formatar equipamentos; inicializar/desativar sistemas e aplicativos; instalar softwares e/ou sistemas operacionais; realizar diagnóstico em hardware; realizar diagnóstico em redes de comunicação; realizar revisão em hardware; repor suprimentos em equipamentos; requisitar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software;
Grade D (administrar segurança das informações): destruir informações sigilosas descartadas; fazer cópias de segurança (backup); fazer rodízio de mídias; guardar cópia de segurança em local prescrito; verificar acesso lógico do usuário;
Grade E (prestar suporte ao cliente/usuário): administrar chamados abertos; atender cliente/usuário; conduzir solicitação de suporte; disponibilizar recursos operacionais; gerenciar incidentes e problemas; orientar cliente/usuário na utilização de hardware e/ou software; planejar atendimento a cliente/usuário; recuperar arquivos, programas e relatórios; reparar arquivos; reprocessar tarefas de acordo com solicitação; transferir arquivos, programas e relatórios;
Grade F (verificar condições técnicas do ambiente de trabalho): checar sistema de detecção de incêndio; organizar cabeamento dos equipamentos; verificar equipamentos de energia; verificar temperatura e umidade local;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): demonstrar atenção focada; demonstrar capacidade de administrar o tempo; demonstrar capacidade de agilidade no atendimento; demonstrar capacidade de comunicação; demonstrar capacidade de contornar situações adversas; demonstrar capacidade de disponibilidade; demonstrar capacidade de objetividade; demonstrar capacidade de observação; demonstrar capacidade de organização; demonstrar capacidade de senso analítico; demonstrar capacidade de síntese; demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.
Que tal a proposta: Acessou um conteúdo e gostou, faça um Pix para nos ajudar:
Cadastre-se na lista de doadores mensais. A doação é realizada através de ambiente seguro, protegido e pode ser cancelada a qualquer momento:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.