Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
3: Técnicos de nivel médio
31: Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia e afins
317: Técnicos em informática
3171: Técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações
3171-20: Desenvolvedor de multimídia
Código | Sinômino |
---|---|
3171-20 | Desenvolvedor de games |
3171-20 | Desenvolvedor de jogos |
3171-20 | Desenvolvedor de jogos para computador |
3171-20 | Game designer |
3171-20 | Programador de aplicativos educacionais e de entretenimento |
3171-20 | Programador de comunicação de sistemas |
3171-20 | Programador de comunicação visual e sonora de sistemas |
3171-20 | Programador de multimídia |
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Grade A (desenvolver sistemas e aplicações): aplicar critérios ergonômicos de navegação em sistemas e aplicações; aplicar sistemas de rotinas de segurança; avaliar desempenho dos produtos; codificar programas e aplicativos; compilar programas; desenvolver interface gráfica; documentar sistemas e aplicações; elaborar casos de testes; gerar aplicativos para instalação e gerenciamento de sistemas; montar estrutura de banco de dados; testar programas e aplicativos;
Grade B (realizar manutenção de sistemas e aplicações): adequar as aplicações aos sistemas operacionais e ambiente; alterar estrutura de armazenamento de dados; alterar sistemas e aplicações; atualizar documentações de sistemas e aplicações; atualizar informações gráficas, textuais e audiovisuais; fornecer suporte técnico para cliente interno; monitorar desempenho e performance de sistemas e aplicações;
Grade C (implantar sistemas e aplicações): adaptar conteúdo para mídias interativas; avaliar objetivos e metas de projetos de sistemas e aplicações; avaliar resultados; configurar equipamentos que suportarão a aplicação; elaborar material para capacitação de usuários; homologar sistemas e aplicações; instalar programas; publicar código final no servidor; validar resultados da implantação;
Grade D (projetar sistemas e aplicações): coletar dados; desenvolver leiaute de telas e relatórios; dimensionar vida útil de sistema e aplicações; elaborar pré-projeto, projetos conceitual, lógico, estrutural, físico e gráfico; identificar demanda do cliente; participar da definição da interface de comunicação e interatividade; participar da definição dos critérios ergonômicos de navegação em sistemas e aplicações;
Grade E (selecionar recursos de desenvolvimento de sistemas e aplicações): especificar máquinas, ferramentas, acessórios e suprimentos; participar da definição da nomenclatura padrão; participar da seleção das metodologias de desenvolvimento de sistemas; participar da seleção de linguagem de programação; selecionar ferramentas de desenvolvimento;
Grade F (planejar etapas e ações de trabalho): participar da definição das atividades e tarefas; participar da definição de padronizações de sistemas e aplicações; participar da definição do cronograma de trabalho; participar de reuniões com equipe de trabalho ou cliente;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): capacidade de comunicação; capacidade de concentração; capacidade de senso analítico; capacidade de senso crítico; capacidade de trabalhar sob pressão; demonstrar flexibilidade; demonstrar iniciativa; demonstrar raciocínio lógico; demonstrar receptividade; manter sigilo; pesquisar novas tecnologias; trabalhar em equipe;
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.
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