CBO nº 3133-15 (técnico de telecomunicações (telefonia)):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

3: Técnicos de nivel médio

SubGrupo principal:

31: Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia e afins

SubGrupo:

313: Técnicos em eletroeletrônica e fotônica

Família:

3133: Técnicos em telecomunicações

Ocupação:

3133-15: Técnico de telecomunicações (telefonia)

Sinônimos:

Código Sinômino
3133-15 Analisador de tráfego telefônico
3133-15 Inspetor de centrais privadas de comutação telefônica
3133-15 Técnico de comutação telefônica
3133-15 Técnico de manipulação de tráfego telefônico
3133-15 Técnico de manutenção de equipamento de comutação telefônica
3133-15 Técnico de operações de telecomunicações
3133-15 Técnico de telefonia

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (participar na elaboração de projetos de telecomunicações): avaliar entroncamento; configurar equipamentos no projeto; consultar especificações e normas técnicas; definir plataforma de equipamentos; elaborar esquemas para projetos; especificar equipamentos (comutação, transmissão, rede e comunicação de dados); especificar mão-de-obra; interpretar especificações e normas técnicas; levantar dados e informações do projeto; levantar o custo do projeto; quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra; redimensionar a rede; redimensionar equipamentos;

Grade B (instalar sistemas de telecomunicações): ativar o sistema; avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes; consultar manual de instalação; efetuar interligações dos equipamentos; fixar componentes de sistemas de telecomunicações; instalar cabeamento; testar conexões; verificar a infraestrutura; verificar alimentação do sistema; verificar o fornecimento de energia;

Grade C (testar sistemas de telecomunicações): avaliar condições de funcionamento dos equipamentos; configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto; efetuar ajustes do sistema; efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações; instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações; medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos; programar o sistema de telecomunicações; substituir componentes do sistema;

Grade D (realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações): acompanhar teste de laboratório; configurar os softwares do equipamento; corrigir as falhas do sistema de telecomunicações; executar rotinas de teste; identificar falhas no sistema de telecomunicações; reprogramar o sistema de telecomunicações; verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações;

Grade E (supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações): acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas; detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas; distribuir tarefas para equipes de trabalho; fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico; supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro;

Grade F (prestar assistência técnica ao cliente): intermediar relações entre cliente e empresa; manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente; orientar sobre aplicações de soluções técnicas; prospectar novos negócios para empresa;

Grade G (reparar equipamentos): avaliar a necessidade de conserto; efetuar ajustes; identificar a instrumentação necessária; trocar componentes;

Grade H (ministrar treinamento): avaliar desempenho de equipes de trabalho; capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação; contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe; ministrar treinamento em área específica; ministrar treinamento em novas tecnologias; orientar equipes de trabalho; treinar equipe de trabalho; treinar usuário final;

Grade I (elaborar documentação técnica): analisar relatórios técnicos; elaborar esquemas; elaborar relatórios de desempenho; elaborar rotinas de teste; especificar planos de trabalho;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): absorver novas tecnologias; demonstrar conhecimentos básicos de informática; demonstrar criatividade para resolver problemas; demonstrar habilidade de auto-desenvolvimento; demonstrar habilidade de comunicação; demonstrar habilidade de leitura e redação; demonstrar habilidade manual; demonstrar iniciativa; demonstrar poder de concentração; demonstrar visão espacial; dominar terminologia técnica em outros idiomas; interagir com os clientes; organizar o tempo; trabalhar em equipe;

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