Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
3: Técnicos de nivel médio
31: Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia e afins
312: Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
3122: Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)
3122-10: Técnico de saneamento
Código | Sinômino |
---|---|
3122-10 | Assistente técnico de engenharia de obras de saneamento |
3122-10 | Auxiliar técnico de obras saneamento |
3122-10 | Técnico de inspeção e especificação de materiais e equipamentos de obras de saneamento |
3122-10 | Técnico de redes de água e esgoto |
3122-10 | Técnico em construção civil (obras de saneamento) |
3122-10 | Técnico em hidrometria (obras de saneamento) |
3122-10 | Técnico em planejamento de obras de infra-estrutura de saneamento |
3122-10 | Técnico em sondagem (obras de saneamento) |
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grade A (planejar o trabalho): dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos); elaborar cronograma; especificar materiais; preparar o local de trabalho; programar a execução dos serviços; requisitar materiais;
Grade B (supervisonar equipes): contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho; elaborar escalas de horários de trabalho; fiscalizar aplicação de normas e regulamentos; programar os serviços; supervisionar o cumprimento de tarefas; treinar equipes; verificar a utilização de equipamentos de proteção;
Grade C (fazer levantamento e tabulação de dados): analisar dados coletados; elaborar croqui; fazer vistoria técnica; instalar equipamentos para coleta de dados; planejar a forma de obtenção dos dados;
Grade D (desenvolver projetos de infraestrutura): atender às necessidades do cliente; compatibilizar possíveis interferências de projetos; detalhar o projeto; discutir o projeto; efetuar levantamento topográfico; elaborar anteprojeto; elaborar memorial descritivo; elaborar projetos de infraestrutura; empregar normas técnicas; fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados; pesquisar novas tecnologias; revisar os projetos; solicitar projetos complementares; submeter o projeto à aprovação;
Grade E (estruturar coleta de resíduos sólidos): ajustar modificações nos roteiros; aprovar roteiro de coleta; controlar parâmetros desejados; diagnosticar a realidade do local; elaborar roteiro de coleta e, ou varrição; emitir relatório final; identificar as características dos resíduos; implantar roteiros de coleta e, ou varrição; planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos; supervisionar campanha educativa;
Grade F (orçar obras): analisar contrato de obras; cotar insumos e serviços; elaborar composições unitárias; elaborar cronograma físico-financeiro; elaborar memória de cálculo; elaborar planilhas de custos diretos e indiretos; levantar dados quantitativos de projetos;
Grade G (supervisionar obras): acompanhar a execução e o cronograma dos serviços; alterar projeto de acordo com imprevistos da obra; elaborar o projeto ´as built´; estudar projetos; fiscalizar obras; gerenciar logística; realizar medições; registrar alterações de serviços; registrar dados para alimentar o projeto ´as built´; relatar anomalias aos superiores; supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma; verificar condições de uso dos equipamentos; verificar condições técnicas do local; verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
Grade H (realizar vistorias técnicas): analisar origem das solicitações; elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições); emitir parecer técnico; identificar possíveis causas do problema; propor soluções para resolução de problemas; verificar tipo de vistoria;
Grade I (preservar o meio ambiente): aplicar ações corretivas; coletar dados referentes à fauna e flora; efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local; elaborar planta cadastral da região; estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios; fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca; identificar fontes de poluição; implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas; instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente; montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas; participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais; propor ações preventivas; respeitar normas, leis e decretos ambientais; sugerir formas de minimização de impactos ambientais; supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
Grade J (realizar trabalhos em laboratório): calcular ensaios; coletar amostras; controlar a qualidade dos produtos e serviços; elaborar planilhas dos ensaios realizados; elaborar relatórios; preparar amostras de acordo com as especificações; preparar ensaios; realizar ensaios;
Grade K (realizar vendas e compras de materiais e equipamentos): avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes; cadastrar fornecedores e, ou clientes; codificar materiais e, ou equipamentos; contatar fornecedores e, ou clientes; elaborar propostas de venda; emitir ordem de compra; emitir relatório de viabilidade técnico-financeira; especificar materiais e equipamentos; negociar propostas; participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos; realizar demonstração técnica do produto; realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos; realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
Grade L (padronizar procedimentos técnicos): fixar parâmetros técnicos; gerenciar arquivo técnico; identificar procedimentos técnicos; participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos; participar da montagem e revisão de manuais técnicos; participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): agir com iniciativa; atender às metas preestabelecidas; atuar com capacidade de gerenciar; atuar com liderança; atuar com ousadia; comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita; comunicar-se em idioma estrangeiro; demonstrar capacidade de auto-desenvolvimento; demonstrar capacidade de organização; demonstrar conhecimento em informática básica; demonstrar criatividade; demonstrar raciocínio lógico e abstrato; demonstrar visão sistêmica; dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação; dominar normas técnicas e de procedimento; dominar softwares específicos; providenciar carteira de habilitação; trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho; trabalhar em equipe;
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.
Que tal a proposta: Acessou um conteúdo e gostou, faça um Pix para nos ajudar:
Cadastre-se na lista de doadores mensais. A doação é realizada através de ambiente seguro, protegido e pode ser cancelada a qualquer momento:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.