Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
2: Profissionais das ciências e das artes
26: Comunicadores, artistas e religiosos
263: Membros de cultos religiosos e afins
2631: Ministros de culto, missionários, teólogos e profissionais assemelhados
2631-15: Teólogo
Código | Sinômino |
---|---|
2631-15 | Agbá |
2631-15 | Álim |
2631-15 | Bokonô |
2631-15 | Cádi |
2631-15 | Consagrado |
2631-15 | Conselheiro correicional eclesiástico |
2631-15 | Conselheiro do tribunal eclesiástico |
2631-15 | Especialista em história da tradição, doutrina e textos sagrados |
2631-15 | Exegeta |
2631-15 | Imã |
2631-15 | Juiz do tribunal eclesiástico |
2631-15 | Leigo consagrado |
2631-15 | Mufti |
2631-15 | Obá |
2631-15 | Teóloga |
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grade B (dirigir e administrar comunidades): buscar recursos financeiros (dízimos, ofertas, empréstimos etc); elaborar estatutos e regimentos internos; organizar a catequese; organizar as pastorais; orientar espiritualmente a comunidade; orientar religiosamente a comunidade; orientar sobre a lei islâmica (charia); participar de assembléias, conselhos, sínodos, concílios; participar de confederações, federações, conselhos dos mais velhos; requerer registros de funcionamento junto aos órgãos competentes; responder juridicamente pela entidade;
Grade C (formar pessoas segundo preceitos religiosos das diferentes tradições): adequar leis religiosas ao ambiente sócio-cultural; atuar como missionário dentro ou fora do país; avaliar os formandos no seu processo de aprendizagem; dar aulas; dirigir centros de formação religiosa; dirigir estabelecimentos de ensino; divulgar tradição; elaborar material de ensino e difusão audio-visual, digital etc; ensinar idioma original da tradição religiosa; fazer ou formar discípulos; orientar a formação religiosa; proferir palestras; promover retiros espirituais; publicar artigos em revistas, jornais, livros e afins;
Grade D (orientar pessoas): opinar sobre assuntos polêmicos;
Grade E (realizar ação social junto à comunidade): apoiar movimentos populares; manter com recursos próprios publicações impressas, audio visual etc; realizar ações contra discriminação e exclusão;
Grade F (pesquisar a doutrina religiosa): assessorar a comunidade religiosa e seus líderes; atuar em centros de pesquisa; atuar em universidades (docência e pesquisa); buscar significado da tradição e textos sagrados para o contexto atual; consultar bibliotecas, videotecas etc; divulgar resultados da pesquisa; exercer espírito crítico sobre a tradução de textos sagrados; fazer análise e interpretação da tradição e textos religiosos; participar de congressos, seminários especializados; participar de diálogos inter e trans-disciplinares; participar de diálogos inter-religiosos; pesquisar na tradição e nos textos sagrados; prestar assessoria sobre questões éticas e religiosas; realizar estudos especializados sobre a doutrina religiosa; realizar viagens a lugares sagrados das tradições; sistematizar informações das tradições orais e escritas; sistematizar informações relativas aos textos sagrados; traduzir e textualizar as tradições orais; traduzir literatura especializada; traduzir textos religiosos a partir dos originais;
Grade G (transmitir ensinamentos religiosos): atuar dentro ou fora dos templos (zona urbana ou rural); ensinar ilahis (música mística sufi); ensinar o alcorão; ensinar o respeito à vida, à ecologia, à cosmologia; ensinar os sutras budistas; proclamar os princípios bíblicos; promover a pa ze a justiça; transmitir ensinamentos religiosos utilizando os meios adequados e específicos de cada tradição; zelar pelo ensino ortodoxo e sistemático da tradição;
Grade H (praticar vida contemplativa e meditativa): orar; trabalhar e orar (leigos religiosos);
Grade I (preservar a tradição): adequar o ´ethos´ religioso às condições locais; registrar a memória religiosa;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): buscar equilíbrio de vida; cultivar o amor, a justiça, a paz, a sabedoria e a compaixão; estar aberto ao diálogo inter-religioso; estudar a doutrina religiosa; estudar os valores humanos e princípios religiosos; fortalecer a fé através de atos, devoções e orações; manter-se atualizado nas questões sociais polêmicas; participar de atividades inter-religiosas; professar a fé; receber a revelação; receber palavras de inspiração; respeitar as tradições religiosas e seus preceitos morais; viver coerentemente com os ensinamentos;
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.
Que tal a proposta: Acessou um conteúdo e gostou, faça um Pix para nos ajudar:
Cadastre-se na lista de doadores mensais. A doação é realizada através de ambiente seguro, protegido e pode ser cancelada a qualquer momento:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.