Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
2: Profissionais das ciências e das artes
26: Comunicadores, artistas e religiosos
263: Membros de cultos religiosos e afins
2631: Ministros de culto, missionários, teólogos e profissionais assemelhados
2631-10: Missionário
Código | Sinômino |
---|---|
2631-10 | Bikku - bikkhuni |
2631-10 | Jushoku |
2631-10 | Kaikyôshi |
2631-10 | Lama tibetano |
2631-10 | Missionário leigo |
2631-10 | Missionário religioso |
2631-10 | Missionário sacerdote |
2631-10 | Obreiro bíblico |
2631-10 | Pastor |
2631-10 | Pastor evangelista |
2631-10 | Sóchó |
2631-10 | Swami (missionário) |
2631-10 | Zenji (missionário) |
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grade B (dirigir e administrar comunidades): buscar recursos financeiros (dízimos, ofertas, empréstimos etc); elaborar estatutos e regimentos internos; organizar a catequese; organizar as pastorais; orientar espiritualmente a comunidade; orientar religiosamente a comunidade; participar de assembléias, conselhos, sínodos, concílios; participar de confederações, federações, conselhos dos mais velhos; requerer registros de funcionamento junto aos órgãos competentes; responder juridicamente pela entidade;
Grade C (formar pessoas segundo preceitos religiosos das diferentes tradições): adequar leis religiosas ao ambiente sócio-cultural; atuar como missionário dentro ou fora do país; avaliar os formandos no seu processo de aprendizagem; dar aulas; dirigir centros de formação religiosa; dirigir estabelecimentos de ensino; divulgar tradição; elaborar material de ensino e difusão audio-visual, digital etc; ensinar idioma original da tradição religiosa; fazer ou formar discípulos; orientar a formação religiosa; proferir palestras; promover retiros espirituais; publicar artigos em revistas, jornais, livros e afins;
Grade D (orientar pessoas): dar orientação pastoral; fazer aconselhamento espiritual e social; fazer aconselhamento pessoal e familiar; opinar sobre assuntos polêmicos;
Grade E (realizar ação social junto à comunidade): acolher pessoas vítimas das diversas formas de violência e de catástofres ambientais; apoiar comunidade com assistência médica e jurídica; apoiar movimentos populares; assistir ao povo de rua; assistir aos dependentes de drogas químicas; colaborar na manutenção de asilos, creches e outras atividades sociais; dirigir creches, asilos, escolas etc; disponibilizar espaços da comunidade religiosa; fazer visitas religiosas em diferentes locais; manter com recursos próprios creches, asilos e outras atividades sociais; manter com recursos próprios publicações impressas, audio visual etc; organizar campanhas assistenciais; organizar eventos culturais, esportivos e de lazer; realizar ações contra discriminação e exclusão; reintegrar socialmente pessoas;
Grade F (pesquisar a doutrina religiosa): consultar bibliotecas, videotecas etc; participar de congressos, seminários especializados; participar de diálogos inter-religiosos; pesquisar na tradição e nos textos sagrados; realizar viagens a lugares sagrados das tradições;
Grade G (transmitir ensinamentos religiosos): abrir centros de estudo, prática, templos e igrejas; atuar dentro ou fora dos templos (zona urbana ou rural); ensinar ilahis (música mística sufi); ensinar o alcorão; ensinar o respeito à vida, à ecologia, à cosmologia; ensinar os sutras budistas; formar missionários; proclamar os princípios bíblicos; promover a pa ze a justiça; realizar atividades religiosas e sociais fora do país ou do contexto cultural e religioso; realizar trabalhos itinerantes; recrutar missionários; transmitir ensinamentos religiosos utilizando os meios adequados e específicos de cada tradição; zelar pelo ensino ortodoxo e sistemático da tradição;
Grade H (praticar vida contemplativa e meditativa): contemplar; meditar; orar; praticar concentração (plena atenção); realizar práticas devocionais; trabalhar e orar (leigos religiosos);
Grade I (preservar a tradição): adequar o ´ethos´ religioso às condições locais; preservar a natureza segundo a tradição;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): buscar equilíbrio de vida; cultivar o amor, a justiça, a paz, a sabedoria e a compaixão; estar aberto ao diálogo inter-religioso; estudar a doutrina religiosa; estudar os valores humanos e princípios religiosos; fortalecer a fé através de atos, devoções e orações; manter-se atualizado nas questões sociais polêmicas; participar de atividades inter-religiosas; professar a fé; receber a revelação; receber palavras de inspiração; respeitar as tradições religiosas e seus preceitos morais; viver coerentemente com os ensinamentos;