Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
2: Profissionais das ciências e das artes
26: Comunicadores, artistas e religiosos
263: Membros de cultos religiosos e afins
2631: Ministros de culto, missionários, teólogos e profissionais assemelhados
2631-05: Ministro de culto religioso
Código | Sinômino |
---|---|
2631-05 | Abade |
2631-05 | Abadessa |
2631-05 | Administrador apostólico |
2631-05 | Administrador paroquial |
2631-05 | Agaipi |
2631-05 | Agbagigan |
2631-05 | Agente de pastoral |
2631-05 | Agonjaí |
2631-05 | Alabê |
2631-05 | Alapini |
2631-05 | Alayan |
2631-05 | Ancião |
2631-05 | Apóstolo |
2631-05 | Arcebispo |
2631-05 | Arcipreste |
2631-05 | Axogum |
2631-05 | Babá de umbanda |
2631-05 | Babakekerê |
2631-05 | Babalawô |
2631-05 | Babalorixá |
2631-05 | Babalossain |
2631-05 | Babaojé |
2631-05 | Bikkhu |
2631-05 | Bikkuni |
2631-05 | Bispo |
2631-05 | Bispo auxiliar |
2631-05 | Bispo coadjutor |
2631-05 | Bispo emérito |
2631-05 | Cambono |
2631-05 | Capelão |
2631-05 | Cardeal |
2631-05 | Catequista |
2631-05 | Clérigo |
2631-05 | Cônega |
2631-05 | Cônego |
2631-05 | Confessor |
2631-05 | Cura |
2631-05 | Curimbeiro |
2631-05 | Dabôce |
2631-05 | Dada voduno |
2631-05 | Dáia |
2631-05 | Daiosho |
2631-05 | Deré |
2631-05 | Diácono |
2631-05 | Diácono permanente |
2631-05 | Dirigente espiritual de umbanda |
2631-05 | Dom |
2631-05 | Doné |
2631-05 | Doté |
2631-05 | Egbonmi |
2631-05 | Ekêdi |
2631-05 | Episcopiza |
2631-05 | Evangelista |
2631-05 | Frade |
2631-05 | Frei |
2631-05 | Freira |
2631-05 | Gaiaku |
2631-05 | Gãtó |
2631-05 | Gheshe |
2631-05 | Humbono |
2631-05 | Hunjaí |
2631-05 | Huntó |
2631-05 | Instrutor de curimba |
2631-05 | Instrutor leigo de meditação budista |
2631-05 | Irmã |
2631-05 | Irmão |
2631-05 | Iyakekerê |
2631-05 | Iyalorixá |
2631-05 | Iyamorô |
2631-05 | Iyawo |
2631-05 | Izadioncoé |
2631-05 | Kambondo pokó |
2631-05 | Kantoku (diretor de missão) |
2631-05 | Kunhã-karaí |
2631-05 | Kyôshi (mestre) |
2631-05 | Lama budista tibetano |
2631-05 | Madre superiora |
2631-05 | Madrinha de umbanda |
2631-05 | Mameto ndenge |
2631-05 | Mameto nkisi |
2631-05 | Mejitó |
2631-05 | Meôncia |
2631-05 | Metropolita |
2631-05 | Ministro da eucaristia |
2631-05 | Ministro das ezéquias |
2631-05 | Monge |
2631-05 | Monge budista |
2631-05 | Monge oficial responsável por templo budista (Jushoku) |
2631-05 | Monsenhor |
2631-05 | Mosoyoyó |
2631-05 | Muézin |
2631-05 | Muzenza |
2631-05 | Nhanderú arandú |
2631-05 | Nisosan |
2631-05 | Nochê |
2631-05 | Noviço |
2631-05 | Oboosan |
2631-05 | Olorixá |
2631-05 | Osho |
2631-05 | Padre |
2631-05 | Padrinho de umbanda |
2631-05 | Pagé |
2631-05 | Pároco |
2631-05 | Pastor evangélico |
2631-05 | Pegigan |
2631-05 | Pontífice |
2631-05 | Pope |
2631-05 | Prelado |
2631-05 | Presbítero |
2631-05 | Primaz |
2631-05 | Prior |
2631-05 | Prioressa |
2631-05 | Rabino |
2631-05 | Reitor |
2631-05 | Religiosa |
2631-05 | Religioso leigo |
2631-05 | Reverendo |
2631-05 | Rimban (reitor de templo provincial) |
2631-05 | Roshi |
2631-05 | Sacerdote |
2631-05 | Sacerdotisa |
2631-05 | Seminarista |
2631-05 | Sheikh |
2631-05 | Sóchó (superior de missão) |
2631-05 | Sokan |
2631-05 | Superintendente de culto religioso |
2631-05 | Superior de culto religioso |
2631-05 | Superior geral |
2631-05 | Superiora de culto religioso |
2631-05 | Swami |
2631-05 | Tata kisaba |
2631-05 | Tata nkisi |
2631-05 | Tateto ndenge |
2631-05 | Testemunha qualificada do matrimônio |
2631-05 | Toy hunji |
2631-05 | Toy vodunnon |
2631-05 | Upasaka |
2631-05 | Upasika |
2631-05 | Vigário |
2631-05 | Voduno ( ministro de culto religioso) |
2631-05 | Vodunsi (ministro de culto religioso) |
2631-05 | Vodunsi poncilê (ministro de culto religioso) |
2631-05 | Xeramõe (ministro de culto religioso) |
2631-05 | Xondaria (ministro de culto religioso) |
2631-05 | Xondáro (ministro de culto religioso) |
2631-05 | Ywyrájá (ministro de culto religioso) |
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grade A (realizar liturgias, celebrações, cultos e ritos): celebrar arrependimentos; celebrar casamentos; celebrar eucaristia e serviços memoriais; conduzir a cerimônia do zikr; exercer capelanias; fazer sermões, homilías e receitar o ifá; iniciar neófitos na tradição religiosa; ministrar batismos e cerimoniais de nascimento; ministrar crisma, confirmação e confissão; ministrar ordenações; ministrar penitências; ministrar unção dos efermos; ordenar ministros religiosos; realizar bençãos, consagrações e orações; realizar circuncisão; realizar investidura de líderes religiosos; realizar ipomri (culto à placenta); realizar oferendas e sacrifícios (animais); realizar orações para cura; realizar ritos, celebrações e festas; realizar rituais de cura (budistas, afro-brasileiros, evangélicos, indígenas - anonguerá);
Grade B (dirigir e administrar comunidades): aplicar leis canônica e eclesiástica; aplicar oráculo sagrado; buscar recursos financeiros (dízimos, ofertas, empréstimos etc); consultar ancestrais, entidades e/ou divindades espirituais para dirigir comunidades; consultar oráculo sagrado; credenciar líderes religiosos; criar conselhos administrativos; criar entidades de apoio; determinar cargos hierárquicos via oráculo; dirigir assembléias, conselhos, sínodos, concílios; elaborar estatutos e regimentos internos; estabelecer hierarquia da casa; organizar a catequese; organizar a vida litúrgica; organizar as pastorais; orientar espiritualmente a comunidade; orientar religiosamente a comunidade; orientar sobre a lei islâmica (charia); participar de assembléias, conselhos, sínodos, concílios; participar de confederações, federações, conselhos dos mais velhos; requerer registros de funcionamento junto aos órgãos competentes; responder juridicamente pela entidade;
Grade C (formar pessoas segundo preceitos religiosos das diferentes tradições): adequar leis religiosas ao ambiente sócio-cultural; atuar como missionário dentro ou fora do país; avaliar os formandos no seu processo de aprendizagem; dar aulas; dirigir centros de formação religiosa; dirigir estabelecimentos de ensino; divulgar tradição; elaborar material de ensino e difusão audio-visual, digital etc; ensinar idioma original da tradição religiosa; fazer ou formar discípulos; orientar a formação religiosa; proferir palestras; promover retiros espirituais; publicar artigos em revistas, jornais, livros e afins; transmitir ensinamentos esotéricos de acordo com os graus de iniciação; transmitir oralmente ensinamentos religiosos de acordo com degraus hierárquicos (respeitando segredo);
Grade D (orientar pessoas): consultar ancestrais, divindades e entidades para orientar pessoas; dar orientação pastoral; evocar ou despertar a memória ancestral; fazer aconselhamento espiritual e social; fazer aconselhamento pessoal e familiar; fazer direção espiritual; fazer interpretações de sonhos; jogar búzios para orientar pessoas; opinar sobre assuntos polêmicos;
Grade E (realizar ação social junto à comunidade): acolher pessoas vítimas das diversas formas de violência e de catástofres ambientais; apoiar comunidade com assistência médica e jurídica; apoiar movimentos populares; assistir ao povo de rua; assistir aos dependentes de drogas químicas; colaborar na manutenção de asilos, creches e outras atividades sociais; colaborar na manutenção de publicações, impressos, audio-visuais, digitais, etc; coletar e distribuir ´sada kat´ (doação voluntária ou obrigatória); dirigir creches, asilos, escolas etc; disponibilizar espaços da comunidade religiosa; fazer visitas religiosas em diferentes locais; manter com recursos próprios creches, asilos e outras atividades sociais; manter com recursos próprios publicações impressas, audio visual etc; organizar campanhas assistenciais; organizar eventos culturais, esportivos e de lazer; origanizar fundo de ´zakat´para coleta e distribuição; realizar ações contra discriminação e exclusão; reintegrar socialmente pessoas;
Grade F (pesquisar a doutrina religiosa): atuar em universidades (docência e pesquisa); consultar bibliotecas, videotecas etc; divulgar resultados da pesquisa; fazer análise e interpretação da tradição e textos religiosos; participar de congressos, seminários especializados; participar de diálogos inter-religiosos; pesquisar na tradição e nos textos sagrados; prestar assessoria sobre questões éticas e religiosas; realizar viagens a lugares sagrados das tradições; sistematizar informações das tradições orais e escritas; traduzir literatura especializada;
Grade G (transmitir ensinamentos religiosos): abrir centros de estudo, prática, templos e igrejas; atuar dentro ou fora dos templos (zona urbana ou rural); ensinar ilahis (música mística sufi); ensinar o alcorão; ensinar o ifá (oráculo); ensinar o respeito à vida, à ecologia, à cosmologia; ensinar os sutras budistas; formar missionários; preparar e ordenar monges budistas; proclamar os princípios bíblicos; promover a pa ze a justiça; realizar trabalhos itinerantes; recrutar missionários; transmitir ensinamentos religiosos utilizando os meios adequados e específicos de cada tradição; transmitir o fundamento do axé; zelar pelo ensino ortodoxo e sistemático da tradição;
Grade H (praticar vida contemplativa e meditativa): contemplar; meditar; orar; praticar concentração (plena atenção); realizar práticas devocionais; trabalhar e orar (leigos religiosos);
Grade I (preservar a tradição): adequar o ´ethos´ religioso às condições locais; preservar a natureza segundo a tradição; preservar os rituais, cânticos e danças sagrados; registrar a memória religiosa; resgatar valores cosmológicos indígenas através de encontros de líderes espirituais (ywyrajá); zelar pela correta transmissão da tradição oral e escrita; zelar pelo espaço e objetos sagrados;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): buscar equilíbrio de vida; cultivar o amor, a justiça, a paz, a sabedoria e a compaixão; estar aberto ao diálogo inter-religioso; estudar a doutrina religiosa; estudar os valores humanos e princípios religiosos; fortalecer a fé através de atos, devoções e orações; manter-se atualizado nas questões sociais polêmicas; participar de atividades inter-religiosas; professar a fé; receber a revelação; receber palavras de inspiração; respeitar as tradições religiosas e seus preceitos morais; viver coerentemente com os ensinamentos;
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.
Que tal a proposta: Acessou um conteúdo e gostou, faça um Pix para nos ajudar:
Cadastre-se na lista de doadores mensais. A doação é realizada através de ambiente seguro, protegido e pode ser cancelada a qualquer momento:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.