Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
2: Profissionais das ciências e das artes
26: Comunicadores, artistas e religiosos
262: Profissionais de espetáculos e das artes
2627: Músicos intérpretes
2627-05: Músico intérprete cantor
Código | Sinômino |
---|---|
2627-05 | Músico intérprete cantor erudito |
2627-05 | Músico intérprete cantor popular |
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Grade A (executar música para um público): atentar para as condições do instrumento/voz; atentar para as condições exigidas para a execução (som, luz, acústica, local); cantar representando; concentrar-se para a apresentação; interpretar a obra musical em função do estilo e texto; manter sintonia com as características do evento; manter sintonia com os membros do conjunto musical; observar a platéia para adequar o roteiro musical; preparar-se esteticamente para o espetáculo; preparar-se física e mentalmente para a apresentação; realizar passagem de som; utilizar tecnologias para execução musical;
Grade B (aperfeiçoar e atualizar as qualidades técnicas de execução e interpretação): apurar percepção musical; ensaiar música; estudar diferentes estilos musicais; estudar música; estudar repertório; observar a atuação de outros músicos e cantores; praticar canto; preparar-se física e psicologicamente para a prática musical;
Grade C (executar músicas para gravação): dominar várias técnicas e linguagens musicais para executar no estúdio; ensaiar música para gravação; estar preparado para executar o repertório a ser gravado; executar música para gravar no estúdio; executar música para ser gravada com a presença de público; saber as condições para a gravação: ao vivo, em estúdio de gravação, de rádio, tv etc...; seguir orientação da direção musical; sugerir alterações na gravação; testar o som;
Grade D (pesquisar no campo musical): pesquisar culturas musicais; pesquisar estilos musicais; pesquisar linguagens musicais; pesquisar repertórios musicais; pesquisar técnicas de execução; pesquisar tecnologias aplicadas à música;
Grade E (criar propostas de trabalho musical): elaborar roteiros musicais; experimentar idéias musicais; prestar consultoria na área musical; procurar conhecer as características do público alvo; selecionar repertório de acordo com evento;
Grade Y (comunicar-se): interagir com a equipe artística; interagir com a equipe musical; interagir com a equipe técnica; interagir com o público; interagir com organizadores de eventos;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): acompanhar a legislação sobre o campo musical; atualizar-se sobre as possibilidades do mercado de trabalho; buscar o domínio do instrumento que executa; contribuir para o aprimoramento do conhecimento musical na sociedade; demonstrar concentração; desenvolver leitura a primeira vista; discutir questões de salubridade e segurança do trabalho; divulgar o trabalho através de serviços especializados ou por conta própria; dominar o vocabulário e sinais musicais; estudar língua estrangeira; manter-se atualizado sobre os direitos e deveres inerentes à ocupação; ministrar aulas de música; participar da elaboração de políticas culturais; participar de atividades de interesse de classe; trabalhar em equipe; zelar pela manutenção dos instrumentos;
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