Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
2: Profissionais das ciências e das artes
26: Comunicadores, artistas e religiosos
262: Profissionais de espetáculos e das artes
2626: Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos
2626-15: Músico regente
Código | Sinômino |
---|---|
2626-15 | Auxiliar de maestro |
2626-15 | Diretor regente de bateria |
2626-15 | Diretor regente musical |
2626-15 | Instrutor de banda |
2626-15 | Instrutor de fanfarra |
2626-15 | Maestro |
2626-15 | Maestro correpetidor |
2626-15 | Maestro de banda |
2626-15 | Mestre de banda |
2626-15 | Mestre de bateria |
2626-15 | Regente assistente |
2626-15 | Regente auxiliar |
2626-15 | Regente de banda |
2626-15 | Regente de coral |
2626-15 | Regente de orquestra |
2626-15 | Regente interno |
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Grade B (arranjar músicas): adaptar obras musicais; elaborar harmonização vocal para coral; transcrever músicas;
Grade C (reger grupos vocais e/ou instrumentais): aplicar técnicas de regência adequadas aos diferentes grupos vocais, instrumentais (escola de samba); avaliar a competência musical do grupo a ser dirigido; correpetir cantores; correpetir instrumentistas; definir proposta interpretativa; escolher edição da partitura da obra a ser executada; estabelecer cronograma conforme repertório selecionado; estudar repertório; realizar ensaio com o grupo todo; realizar ensaios de subgrupos instrumentais e vocais; reger e dirigir ensaios gerais; reger e dirigir ensaios parciais com solistas, bailarinos, coristas e instrumentos; reger e dirigir espetáculo musical ao vivo; reger e dirigir espetáculo musical em gravação;
Grade D (realizar direção musical): analisar propostas e roteiros de espetáculos musicais; conceber dramaturgia musical; conceber o evento musical; coordenar atividades musicais em outros veículos de comunicação; coordenar atividades musicais em rádio; coordenar atividades musicais em televisão; coordenar processo de gravação; definir e supervisionar a difusão sonora em eventos; elaborar projetos musicais; pesquisar e selecionar repertório para o evento; planejar o evento musical; selecionar músicos cantores; selecionar músicos instrumentistas; selecionar músicos solistas; supervisionar a gravação, mixagem e pós-produção de material fonográfico; supervisionar a produção musical;
Grade E (estudar música): acompanhar novas propostas estéticas no campo musical; aperfeiçoar-se através da audição de obras musicais; aperfeiçoar-se através da leitura de partituras; aperfeiçoar-se através de novas bibliografias; estudar instrumentos musicais; estudar novos recursos tecnológicos; estudar repertório; participar de eventos culturais e congressos;
Grade F (pesquisar na área musical): desenvolver pesquisas em práticas interpretativas; desenvolver pesquisas na área musical para subsidiar obras e eventos não musicais; elaborar projetos de pesquisa; pesquisar gêneros e estilos musicais;
Grade G (ensinar música): criar material pedagógico; dar instrução musical teórica e prática para grupos amadores; dar treinamentos específicos para estudantes e profissionais da música; dar treinamentos específicos para profissionais de outras áreas; desenvolver material pedagógico; ensinar disciplinas avançadas de teoria musical; ensinar música utilizando meios de comunicação de massa e outros veículos eletrônicos, digitais.; ensinar regência; orientar projetos de pesquisa em música;
Grade H (prestar consultoria musical): assessorar os programas de meios de comunicação de massa; definir criérios para seleção de premiação de músicos; definir critérios de seleção para premiação de obras musicais; elaborar verbetes para dicionário; participar de bancas acadêmicas; participar de comissões de seleção de músicos; participar de comissões de seleção de obras musicais; participar de juri; prestar consultoria em edições musicais; prestar consultoria na elaboração de ferramentas digitais para a área musical; prestar consultoria para obras e eventos não musicais; realizar perícia técnica na área musical;
Grade I (elaborar textos sobre música): elaborar comunicações para congressos; elaborar críticas; elaborar pareceres; elaborar resenhas e artigos de livros; redigir encartes de cd, dvd, vídeo e similares; redigir notas de programa; redigir roteiros;
Grade J (editorar música): copiar partituras musicais; definir o padrão de editoração da obra musical; editorar partituras musicais; elaborar edições práticas; realizar revisão de partituras; revisar trabalho de copistas;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): conhecer outras línguas; demonstrar capacidade de administrar; demonstrar capacidade de liderança; dominar conhecimentos de técnicas de regência adequadas a diferentes grupos (vocais, instrumentais); manter-se tecnicamente atualizado em sua especialidade; propor soluções musicais a demandas específicas; supervisionar o trabalho de assistentes e estagiários; trabalhar em equipe;
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.
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