CBO nº 2626-10 (músico arranjador):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

2: Profissionais das ciências e das artes

SubGrupo principal:

26: Comunicadores, artistas e religiosos

SubGrupo:

262: Profissionais de espetáculos e das artes

Família:

2626: Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos

Ocupação:

2626-10: Músico arranjador

Sinônimos:

Código Sinômino
2626-10 Orquestrador

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (compor músicas): realizar design sonoro através de multimeios;

Grade B (arranjar músicas): adaptar obras musicais; definir a formação instrumental e/ou vocal do arranjo; elaborar harmonização vocal para coral; orquestrar a obra musical; redefinir a forma musical; redefinir harmonia da composição musical; redefinir melodia da composição musical; redefinir ritmo da composição musical; registrar arranjo por meio de grafia musical; registrar arranjo por meios eletrônicos (analógicos e/ou digitais); transcrever músicas;

Grade C (reger grupos vocais e/ou instrumentais): avaliar a competência musical do grupo a ser dirigido; definir proposta interpretativa;

Grade D (realizar direção musical): analisar propostas e roteiros de espetáculos musicais; conceber dramaturgia musical; conceber o evento musical; coordenar atividades musicais em outros veículos de comunicação; coordenar atividades musicais em rádio; coordenar atividades musicais em televisão; coordenar processo de gravação; definir e supervisionar a difusão sonora em eventos; elaborar projetos musicais; pesquisar e selecionar repertório para o evento; planejar o evento musical; selecionar músicos cantores; selecionar músicos instrumentistas; selecionar músicos solistas; supervisionar a gravação, mixagem e pós-produção de material fonográfico; supervisionar a produção musical;

Grade E (estudar música): acompanhar novas propostas estéticas no campo musical; aperfeiçoar-se através da audição de obras musicais; aperfeiçoar-se através da leitura de partituras; aperfeiçoar-se através de novas bibliografias; estudar instrumentos musicais; estudar novos recursos tecnológicos; estudar repertório; participar de eventos culturais e congressos;

Grade F (pesquisar na área musical): desenvolver pesquisas em composição; desenvolver pesquisas na área musical para subsidiar obras e eventos não musicais; elaborar projetos de pesquisa; pesquisar gêneros e estilos musicais;

Grade G (ensinar música): criar material pedagógico; dar instrução musical teórica e prática para grupos amadores; dar treinamentos específicos para estudantes e profissionais da música; dar treinamentos específicos para profissionais de outras áreas; desenvolver material pedagógico; ensinar arranjo; ensinar disciplinas avançadas de teoria musical; ensinar música utilizando meios de comunicação de massa e outros veículos eletrônicos, digitais.; orientar projetos de pesquisa em música;

Grade H (prestar consultoria musical): assessorar os programas de meios de comunicação de massa; definir criérios para seleção de premiação de músicos; definir critérios de seleção para premiação de obras musicais; elaborar verbetes para dicionário; participar de bancas acadêmicas; participar de comissões de seleção de músicos; participar de comissões de seleção de obras musicais; participar de juri; prestar consultoria em edições musicais; prestar consultoria na elaboração de ferramentas digitais para a área musical; prestar consultoria para obras e eventos não musicais; realizar perícia técnica na área musical;

Grade I (elaborar textos sobre música): elaborar comunicações para congressos; elaborar críticas; elaborar pareceres; elaborar resenhas e artigos de livros; redigir encartes de cd, dvd, vídeo e similares; redigir notas de programa; redigir roteiros;

Grade J (editorar música): copiar partituras musicais; definir o padrão de editoração da obra musical; editorar partituras musicais; elaborar edições práticas; realizar revisão de partituras; revisar trabalho de copistas;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): conhecer outras línguas; demonstrar capacidade de administrar; demonstrar capacidade de liderança; dominar conhecimentos de técnicas de regência adequadas a diferentes grupos (vocais, instrumentais); manter-se tecnicamente atualizado em sua especialidade; propor soluções musicais a demandas específicas; supervisionar o trabalho de assistentes e estagiários; trabalhar em equipe;

Busque outras ocupações (CBO):

Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.

Doações via Pix:

Que tal a proposta: Acessou um conteúdo e gostou, faça um Pix para nos ajudar:

Doações mensais:

Cadastre-se na lista de doadores mensais. A doação é realizada através de ambiente seguro, protegido e pode ser cancelada a qualquer momento:



Transferências bancárias e parcerias:

Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.