Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
2: Profissionais das ciências e das artes
26: Comunicadores, artistas e religiosos
262: Profissionais de espetáculos e das artes
2624: Artistas visuais,desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais
2624-15: Conservador-restaurador de bens culturais
Código | Sinômino |
---|---|
2624-15 | Restaurador de obras de arte |
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grade A (conceber obra artística ou projeto de design): avaliar idéias ou conceitos propostos; definir suportes e materiais a serem utilizados; registrar etapas do processo criativo;
Grade B (executar obras de arte e projeto de design): aferir padrão de qualidade do produto, da obra e da intervenção; aplicar técnicas de cerâmica; aplicar técnicas de desenho; aplicar técnicas de escultura; aplicar técnicas de modelagem bi e tridimensional; aplicar técnicas de pintura; aplicar técnicas de tapeçaria; aplicar técnicas digitais; aplicar técnicas específicas pertinentes ao projeto; definir memorial descritivo; definir padrão de qualidade do produto, da obra e da intervenção; definir técnicas de acabamento;
Grade C (desenvolver projeto de design, obra de arte e conservação-restauração): analisar estado de conservação do bem cultural; analisar histórico e estilo do bem cultural; analisar material e técnicas; definir fatores ambientais, espaciais, culturais, sociais e econômicos; definir metodologias e critérios; definir tecnologias e materiais; desenvolver soluções técnicas e tecnológicas para projeto de design, obra de arte e conservação-restauração; documentar dados do bem cultural; identificar bem cultural; propor soluções técnicas e tecnológicas para projeto de design, obra de arte e conservação-restauração; solicitar parecer de outros profissionais;
Grade D (elaborar proposta de trabalho artístico, projeto de design e conservação-restauração de bem cultural): apresentar proposta; definir perfil do público alvo; elaborar diagnósticos; elaborar orçamentos e cronograma; identificar necessidades de outros especialistas envolvidos no processo; identificar necessidades do público alvo; identificar problema; identificar público alvo; identificar viabilidade do projeto; prestar consultoria; submeter projetos aos órgãos oficiais;
Grade E (realizar pesquisas): experimentar idéias; experimentar materiais; freqüentar exposições e mostras; pesquisar história da arte, da técnica e dos materiais; pesquisar literatura específica da área; realizar testes e ensaios nos materiais e produtos;
Grade F (efetuar conservação-restauração do patrimônio cultural): aplicar técnica de intervenção; capacitar equipes; compor equipes; desenvolver embalagem para movimentação, manuseio e transporte de obra de arte , bem cultural e produto; especificar medidas de proteção de bem cultural durante intervenções no ambiente; recomendar medidas de preservação pós intervenção; selecionar técnicas e materiais para intervenção;
Grade G (executar conservação preventiva): controlar condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento; definir parâmetros de controle ambiental; desenvolver soluções de acondicionamento e armazenagem de bem cultural; identificar fatores de degradação; monitorar condições ambientais; participar da elaboração de políticas de conservação; participar do processo de gerenciamento de risco;
Grade H (divulgar projeto de design, obra artística e trabalhos de conservação-restauração): comercializar produto, obra e serviços de conservação-restauração; elaborar material promocional; participar de feiras; promover eventos; veicular produto ou obra na mídia eletrônica, impressa, televisiva;
Grade Y (comunicar-se): apresentar trabalhos em congressos, seminários; contatar clientes; elaborar livros, artigos, etc; elaborar relatórios(dossiês); emitir laudo técnico de conservação; estabelecer condições contratuais; estabelecer contatos com galerias; estabelecer contatos com instituições vinculadas à área; estabelecer contatos com intermediários de arte; ministrar palestras, cursos e oficinas; orientar profissionais sobre uso correto de equipamentos de segurança; participar de ações de educação patrimonial;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): coordenar equipes; cumprir normas e procedimentos de segurança; demonstrar acuidade visual; demonstrar afinidade com novas tecnologias; demonstrar capacidade de atenção; demonstrar capacidade de imaginação espacial; demonstrar capacidade de percepção; demonstrar capacidade de síntese; demonstrar criatividade; demonstrar habilidade manual; demonstrar habilidade motora fina; interagir com instituições e profissionais da área; interagir com outras linguagens (ilustração, multimídia, etc...); trabalhar em equipe;
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.
Que tal a proposta: Acessou um conteúdo e gostou, faça um Pix para nos ajudar:
Cadastre-se na lista de doadores mensais. A doação é realizada através de ambiente seguro, protegido e pode ser cancelada a qualquer momento:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.