CBO nº 2623-20 (cenógrafo de teatro):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

2: Profissionais das ciências e das artes

SubGrupo principal:

26: Comunicadores, artistas e religiosos

SubGrupo:

262: Profissionais de espetáculos e das artes

Família:

2623: Cenógrafos

Ocupação:

2623-20: Cenógrafo de teatro

Sinônimos:

Código Sinômino
A ocupação nº 2623-20 não possui sinônimo(s).

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (formular conceito artístico da cenografia): analisar perfil da personagem; avaliar as necessidades espaciais da encenação; definir conceitos com diretores; pesquisar contexto histórico da obra artística; pesquisar iconografia relacionada ao tema; pesquisar o autor e seu contexto; pesquisar questões correlatas ao tema da obra artística;

Grade B (elaborar projeto cenográfico): apresentar projeto cenográfico para as equipes (artística, técnica, produção); detalhar projeto cenográfico; elaborar o cronograma da construção e montagem da cenografia; elaborar soluções de cenotécnica; especificar materiais para cenotécnica e produção; executar maquetes da cenografia; indicar equipes de cenotécnica; indicar equipes de produção cenográfica; orçar mão de obra; orçar materiais;

Grade C (elaborar estudo preliminar da cenografia): elaborar desenhos, ilustrações e perspectivas cena a cena ou quadro a quadro; elaborar estudo volumétrico; pesquisar resistência e aplicabilidade de materiais cênicos; planejar áreas de ação cênica; realizar levantamento do espaço destinado ao evento (medidas, equipamentos, funções e regras);

Grade D (elaborar anteprojeto cenográfico): definir adereços e objetos de cena; definir ajuste da cenografia com equipe técnica; definir ajustes da cenografia com equipe artística (diretor, iluminador, figurinista, aderecistas); definir ajustes da cenografia com equipe de produção; definir elementos estruturais da cenografia; definir espaço cênico; definir formas, texturas e cores de acordo com conceito artístico; definir materiais para a construção dos elementos estruturais; especificar materiais conforme conceito artístico;

Grade E (analisar proposta de trabalho): analisar dramaturgicamente textos e roteiros; analisar propostas cênicas da direção; avaliar cronogramas da produção; avaliar planos orçamentários da produção; definir processos de trabalho; elaborar métodos de trabalho; elaborar proposta de honorários; estabelecer cláusulas do contrato de trabalho (quando existir); participar de ensaios; participar de leituras de textos e roteiros com equipes; participar de reuniões (direção e produção);

Grade F (supervisionar a construção da cenografia): orientar equipe de produção nos cuidados requeridos para embalagem e transporte do cenário; supervisionar carpintaria; supervisionar equipe de aderecistas e escultores; supervisionar equipe de costura; supervisionar equipe de efeitos especiais; supervisionar equipe de eletricistas; supervisionar equipe de pintura de arte e de liso; supervisionar equipe de serralheria; supervisionar equipes especiais para projetos específicos; supervisionar o cenotécnico na construção da cenografia;

Grade G (coordenar a montagem da cenografia): coodenar equipe de maquinária de palco na montagem; coordenar cenotécnico na montagem; coordenar equipe de contra-regragem na montagem; coordenar equipe de palco, estúdio e externas na montagem; orientar diretor de cena na montagem;

Grade H (afinar cenografia): ajustar cenografia a partir de ensaios artísticos; ajustar cenografia a partir de ensaios técnicos; ajustar cenografia a partir do ensaio geral; ajustar técnica e artisticamente a cenografia; orientar a manutenção do funcionamento da cenografia;

Grade I (adaptar cenografia a novos lugares e espaços): adaptar a construção da cenografia; redimensionar projeto cenográfico; reelaborar a montagem da cenografia; supervisionar afinação da adaptação cenográfica;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): atualizar-se com publicações técnicas e artísticas; atualizar-se em dramaturgia; atualizar-se em história da arte e história geral; atualizar-se em pesquisa de materiais; atualizar-se no uso de softwares aplicados a representação gráfica; atualizar-se tecnicamente; desenvolver percepção visual e espacial; dialogar com as equipes técnica, artística e produção; dominar linguagem de representação gráfica; participar de congressos e eventos na área; participar de entidades de classe; trabalhar em equipe;

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