CBO nº 2618-10 (fotógrafo publicitário):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

2: Profissionais das ciências e das artes

SubGrupo principal:

26: Comunicadores, artistas e religiosos

SubGrupo:

261: Profissionais da comunicação e da informação

Família:

2618: Fotógrafos profissionais

Ocupação:

2618-10: Fotógrafo publicitário

Sinônimos:

Código Sinômino
A ocupação nº 2618-10 não possui sinônimo(s).

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (criar a imagem fotográfica): compor a imagem; conceber cenas para fotografar; conceituar o trabalho fotográfico; criar ambiente que expresse a emoção desejada; decidir o momento do ato fotográfico; definir o suporte material da imagem fotográfica; eleger o tema; enquadrar a imagem; experimentar produtos e técnicas fotográficas; interpretar desejos e aspirações do cliente; interpretar o objeto a ser fotografado; modular a luz; precisar perspectivas e pontos de vista; registrar a imagem sobre película ou meio magnético;

Grade B (finalizar o produto): ampliar fotos; digitalizar imagem; editar imagem; revelar filmes; tratar imagem digitalizada ou convencional: brilho, contraste, definição e corte;

Grade C (operar equipamentos específicos): calibrar os equipamentos; escolher equipamentos em função de intenções, área de atuação e circunstâncias; monitorar equipamentos de medição; operar câmera fotográfica e acessórios; operar equipamentos de iluminação; operar programas de tratamento de imagens;

Grade D (documentar a imagem): arquivar os documentos fotográficos; catalogar documentos fotográficos; documentar a autoria da imagem fotográfica; produzir documentação referente à imagem;

Grade E (planejar o trabalho fotográfico): estabelecer cronograma de trabalho; estimar custos; negociar preços; providenciar credenciamento; providenciar equipamentos de apoio para a produção e transmissão de imagem; vistoriar infraestrutura do local;

Grade F (pesquisar temas, procedimentos e materiais fotográficos): assessorar o desenvolvimento de novas linguagens e produtos; elencar modelos; estudar a legislação referente à proteção ao direito autoral e ao uso da imagem; estudar condições geográficas e climáticas; estudar culturas e costumes locais/regionais; estudar fontes e referências fotográficas; levantar informações sobre o tema; pesquisar tendências, estilo, materiais; procurar espaços ou locações para fotografar; testar equipamentos e acessórios; testar novos materiais de acabamento;

Grade G (gerenciar aspectos comerciais da atividade fotográfica): calcular a relação custo/benefício no trabalho; controlar estoque de material fotográfico; controlar fluxo de caixa, pagamentos e recebimentos; definir áreas e formas de atuação no mercado de trabalho; elaborar procedimentos para relação com o cliente; gerenciar o tempo; orçar o trabalho fotográfico; providenciar manutenção de equipamentos e instalações; remunerar equipe de trabalho;

Grade H (coordenar equipe de trabalho fotográfico): avaliar resultados; dirigir a produção de imagem; discutir a pauta/briefing; escalonar tarefas; formar novos quadros; selecionar pessoal; trocar informações com equipe;

Grade Y (divulgar a linguagem fotográfica): apresentar o produto fotográfico final ao destinatário; apresentar portfólio; divulgar seu trabalho na web; ensinar o cliente a entender a imagem; entrevistar clientes; interagir com o fotografado; ministrar cursos de formação profissional; montar exposições; organizar encontros e congressos; participar de associações profissionais; preparar material auto-promocional; proferir palestras; publicar livros e catálogos;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): assumir riscos calculados; compreensão de outros idiomas; cultivar persistência; delegar funções; demonstrar criatividade; demonstrar pontualidade; desenvolver capacidade de síntese; desenvolver perspicácia; dominar linguagem fotográfica; dominar o idioma; dominar técnicas de sua especialização; lidar com imprevistos; manter-se atualizado; seguir projeto profissional traçado; superar limitações econômicas;

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