CBO nº 2616-05 (editor de jornal):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

2: Profissionais das ciências e das artes

SubGrupo principal:

26: Comunicadores, artistas e religiosos

SubGrupo:

261: Profissionais da comunicação e da informação

Família:

2616: Editores

Ocupação:

2616-05: Editor de jornal

Sinônimos:

Código Sinômino
A ocupação nº 2616-05 não possui sinônimo(s).

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (editar livros, jornais e resvistas impressos e eletrônicos): adequar títulos para publicação; aprovar imagens selecionadas; aprovar originais; aprovar reportagens; aprovar tradução; contratar tradução; criar títulos para reportagens; definir diagramação; elaborar a primeira página de jornal ou capa da revista; garantir a adequação da publicação às normas editoriais; utilizar recursos retóricos para despertar interesse dos leitores; utilizar recursos visuais para despertar interesse dos leitores;

Grade B (definir planejamento editorial e pauta): analisar sugestões de pauta e release; captar informações em outras mídias; elaborar projetos editoriais; encomendar originais; encomendar reportagens; orientar colaboradores; pautar repórteres; pesquisar temas para elaborar pauta e programação editorial; sugerir originais para publicação; sugerir pauta de imagens; sugerir temas para reportagens;

Grade C (selecionar textos e imagens para publicação): analisar textos de autores, articulistas e repórteres; apurar informação recebida; conferir informação jornalística com as partes envolvidas; considerar público alvo; examinar propostas de projetos e textos; participar da hierarquização das reportagens e artigos; selecionar originais, artigos e reportagens; selecionar textos e imagens por tipo de público; solicitar pareceres técnicos;

Grade D (coordenar o processo de edição): acompanhar preparação do texto; acompanhar revisão do texto; estabelecer o texto final; participar da diagramação; supervisionar o trabalho do produtor gráfico;

Grade E (pesquisar projetos editoriais): acompanhar a produção dos concorrentes; encomendar pesquisas de mercado; pesquisar temas para projetos editoriais; procurar autores e articulistas;

Grade F (gerir editoria): acompanhar desempenho de vendas; administrar orçamentos; detectar lacunas no mercado editorial; detectar tendências editoriais; elaborar orçamentos de editoria e publicações; negociar contratos de edição e prestação de serviços; participar de eventos (feiras, congressos); participar de seminários; participar na definição da política editorial; promover treinamento para equipe editorial; selecionar equipe editorial; supervisionar cumprimento de contratos;

Grade G (divulgar a obra): elaborar releases; informar departamento comercial sobre publicações; participar do lançamento das obras; participar do plano de divulgação e vendas; realizar palestras;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): demonstrar capacidade de administração de cronogramas; demonstrar capacidade de delegar atividades; demonstrar capacidade de liderança; demonstrar capacidade de negociação com diversos profissionais; demonstrar capacidade de organização de atividades; demonstrar capacidade de trabalho em equipe; demonstrar conhecimento de língua estrangeira; demonstrar domínio da língua portuguesa; demonstrar habilidade de avaliação; demonstrar habilidade de leitura; demonstrar habilidade de pesquisar em outras mídias; dominar estética da imagem; dominar tecnologias de edição e produção; garantir veracidade da informação; responsabilizar-se pela publicação;

Busque outras ocupações (CBO):

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