Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
2: Profissionais das ciências e das artes
26: Comunicadores, artistas e religiosos
261: Profissionais da comunicação e da informação
2615: Profissionais da escrita
2615-10: Crítico
Código | Sinômino |
---|---|
2615-10 | Crítico de artes plásticas |
2615-10 | Crítico de cinema |
2615-10 | Crítico de dança |
2615-10 | Crítico de jornal (ombudsman) |
2615-10 | Crítico de música |
2615-10 | Crítico de rádio |
2615-10 | Crítico de teatro |
2615-10 | Crítico de televisão |
2615-10 | Crítico literário |
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grade A (escrever textos): adequar linguagem ao público alvo; decodificar a obra para o público alvo; elaborar e reelaborar o texto; escrever de acordo com as especificidades do gênero da obra; reelaborar o texto final considerando pareceres críticos; utilizar recursos retóricos para sedução dos leitores;
Grade B (criar projeto literário): buscar subsídios na memória (emocionais, experiência pessoal); buscar subsídios nas memórias de leituras (textos escritos, imagens, espetáculos etc); considerar diretrizes formuladas para projeto; considerar público alvo; definir gênero da obra (forma e conteúdo); situar projeto em um determinado espaço, tempo.;
Grade C (pesquisar temas pertinentes ao projeto): consultar especialistas; pesquisar cinema; pesquisar fontes historiográficas; pesquisar iconografia; pesquisar música; pesquisar os sons das palavras; pesquisar palavras, gírias e formas de expressão; pesquisar teatro; pesquisar textos jornalísticos; pesquisar textos literário; realizar pesquisa de campo; selecionar material coletado;
Grade D (elaborar esquema preliminar): considerar prazos na elaboração do texto; definir conceitos a serem desenvolvidos na obra técnica, didática e científica; definir foco narrativo;
Grade E (buscar a publicação ou encenação da obra literária): analisar propostas de trabalho pré-definidas; procurar editor para publicação;
Grade F (divulgar a obra): conceder entrevistas; participar de mesas redondas; realizar palestras para divulgar a obra;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): demonstrar criatividade; demonstrar hábito de leitura; demonstrar senso de observação; desenvolver intuição; discutir direitos autorais; dominar a língua; dominar a linguagem específica do veículo (tv, livro, cinema, teatro, jornal etc); negociar contrato de edição; participar de comissões julgadoras;
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.
Que tal a proposta: Acessou um conteúdo e gostou, faça um Pix para nos ajudar:
Cadastre-se na lista de doadores mensais. A doação é realizada através de ambiente seguro, protegido e pode ser cancelada a qualquer momento:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.