Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
2: Profissionais das ciências e das artes
26: Comunicadores, artistas e religiosos
261: Profissionais da comunicação e da informação
2613: Arquivistas e museólogos
2613-10: Museólogo
Código | Sinômino |
---|---|
2613-10 | Especialista em conservação de acervos |
2613-10 | Especialista em documentação museológica |
2613-10 | Especialista em educação em museus |
2613-10 | Especialista em museografia de exposição |
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Grade B (criar projetos de museus e exposições): assessorar o projeto arquitetônico do museu; contatar instituições para sediar exposições; contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos; coordenar a montagem da exposição; coordenar exposições; criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições; criar o projeto museográfico e detalhamento técnico; criar projeto museológico de museus e exposições; determinar conceitos e metodologias de museus e exposições; determinar discurso expositivo; organizar museus; realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições; selecionar documentos para exposição;
Grade C (organizar acervos museológicos públicos e privados): administrar processos de aquisição e baixa do acervo; catalogar documentos/acervos; compor dossiê de coleções/acervos; descrever as características dos acervos; gerenciar a reserva técnica; gerenciar empréstimo de acervo; identificar documentos e acervos; inventariar acervo; providenciar avaliação financeira do acervo; providenciar o tombamento de acervos;
Grade D (dar acesso à informação): apoiar as atividades de consulta; atender usuários; disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação; fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais; fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens; fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos; formular instrumentos de pesquisa; gerenciar atividades de consulta; orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados; prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação; representar a informação;
Grade E (conservar acervos): acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo; acondicionar documentos/acervos; armazenar documentos/acervos; controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento; definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem; desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas; desenvolver projeto museográfico da reserva técnica; diagnosticar o estado de conservação do acervo; estabelecer procedimentos de segurança do acervo; higienizar documentos/acervos; monitorar as condições ambientais; monitorar programas de conservação preventiva; orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo; pesquisar materiais de conservação; supervisionar trabalhos de restauração;
Grade F (preparar ações educativas e/ou culturais): coordenar ações educativas e/ou culturais; desenvolver ações educativas e/ou culturais; desenvolver estudos do público-alvo; estabelecer estratégias para o público alvo; interagir com o programa curricular nacional; ministrar cursos e palestras; organizar monitorias; orientar estagiários; participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos; preparar material educativo; preparar visitas técnicas;
Grade G (planejar atividades técnico-administrativas): administrar prazos; participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros; planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação; planejar a exposição; planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução; planejar a itinerância da exposição; planejar a ocupação das instalações físicas; planejar ações educativas e/ou culturais; planejar programa/cronograma das exposições; planejar programas de conservação preventiva; planejar sistema de recuperação de informação;
Grade H (orientar a implantação de atividades técnicas): capacitar pessoal técnico-administrativo; formar biblioteca de apoio às atividades técnicas; participar de comissões técnicas e conselhos de museus; produzir normas e procedimentos técnicos; produzir vocabulários controlados/thesaurus;
Grade I (participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas): acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico; assessorar a implantação de novas instituições; definir o perfil do museu; diagnosticar a situação geral do museu; implantar o projeto museológico e museográfico; orientar as políticas do acervo; participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus; participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo; propor a definição de linhas de acervo museológico; supervisionar contratação de seguro para o acervo; tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
Grade J (realizar atividades técnico-administrativas): construir estatísticas de freqüência e relatórios técnicos; construir laudos/pareceres técnicos e administrativos; montar cadastro de fornecedores e materiais; redigir a correspondência oficial; representar oficialmente a instituição; solicitar a contratação de serviços de terceiros; solicitar compras de materiais e equipamentos; solicitar manutenção de equipamentos;
Grade K (administrar atividades patrocinadas): elaborar projeto para captar recursos; elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado; negociar parcerias e produtos; negociar recursos e patrocinadores; prestar contas dos financiamentos; realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
Grade Y (comunicar-se): apresentar trabalhos técnicos e científicos; divulgar o acervo; escrever trabalhos técnicos e científicos; estabelecer diálogo com usuário; manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres; participar de palestras, convênios e reuniões científicas; preparar materiais, atividades e palestras para o público interno; preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias; sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): atualizar-se; conhecer a legislação da área de atuação; desenvolver acuidade espacial; desenvolver percepção aguçada; desenvolver raciocínio lógico e abstrato; evidenciar senso de organização; participar de conselhos profissionais; proceder com criatividade; proceder com flexibilidade; proceder de acordo com códigos de ética da profissão; ser meticuloso; trabalhar em equipe; trabalhar interdisciplinarmente;
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.
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