CBO nº 2613-05 (arquivista):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

2: Profissionais das ciências e das artes

SubGrupo principal:

26: Comunicadores, artistas e religiosos

SubGrupo:

261: Profissionais da comunicação e da informação

Família:

2613: Arquivistas e museólogos

Ocupação:

2613-05: Arquivista

Sinônimos:

Código Sinômino
2613-05 Administrador de arquivos
2613-05 Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística
2613-05 Especialista em documentação arquivística
2613-05 Especialista em organização de arquivos
2613-05 Gestor de documentos

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais): acompanhar a eliminação do documento descartado; avaliar documentação; classificar documentos de arquivo; classificar documentos por grau de sigilo; codificar documentos de arquivo; consultar normas internacionais de descrição arquivística; decidir o suporte do registro de informação; definir a tipologia do documento; descartar documentos de arquivo; descrever o do documento (forma e conteúdo); diagnosticar a situação dos arquivos; elaborar plano de classificação; elaborar tabelas de temporalidade; estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo; estabelecer plano de destinação de documentos; gerir depósitos de armazenamento; identificar a produção e o fluxo documental; identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos; identificar fundos de arquivos; levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos; ordenar documentos; realizar pesquisa histórica e administrativa; recolher documentos para guarda permanente; registrar documentos de arquivo; transferir documentos para guarda intermediária;

Grade D (dar acesso à informação): apoiar as atividades de consulta; atender usuários; autenticar reprodução de documentos de arquivo; disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação; emitir certidões sobre documentos de arquivo; fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais; fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens; fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos; formular instrumentos de pesquisa; gerenciar atividades de consulta; orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados; prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação; realizar empréstimos de documentos e acervos;

Grade E (conservar acervos): acondicionar documentos/acervos; armazenar documentos/acervos; assessorar o projeto arquitetônico do arquivo; controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento; definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem; definir migração para outro tipo de suporte; desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas; diagnosticar o estado de conservação do acervo; estabelecer procedimentos de segurança do acervo; higienizar documentos/acervos; monitorar as condições ambientais; monitorar programas de conservação preventiva; orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo; pesquisar materiais de conservação; supervisionar trabalhos de restauração;

Grade F (preparar ações educativas e/ou culturais): coordenar ações educativas e/ou culturais; desenvolver ações educativas e/ou culturais; ministrar cursos e palestras; orientar estagiários; participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos; preparar material educativo; preparar visitas técnicas;

Grade G (planejar atividades técnico-administrativas): administrar prazos; participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros; planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação; planejar a alteração do suporte da informação; planejar a implantação de programas de gestão de documentos; planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos; planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução; planejar a ocupação das instalações físicas; planejar ações educativas e/ou culturais; planejar programas de conservação preventiva; planejar sistema de recuperação de informação; planejar sistemas de documentação museológica;

Grade H (orientar a implantação de atividades técnicas): atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente; autorizar a eliminação de documentos públicos; capacitar pessoal técnico-administrativo; considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos; coordenar as políticas públicas de arquivos; executar o programa de gestão de documentos de arquivos; formar biblioteca de apoio às atividades técnicas; gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente; gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos; implantar procedimentos de arquivo; orientar a organização de arquivos correntes; produzir normas e procedimentos técnicos; produzir vocabulários controlados/thesaurus; supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;

Grade I (participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas): acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico; assessorar a implantação de novas instituições; orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos; participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus; participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo; propor a criação ou alteração da legislação arquivística; tomar parte da política de captação de recursos da instituição;

Grade J (realizar atividades técnico-administrativas): construir estatísticas de freqüência e relatórios técnicos; construir laudos/pareceres técnicos e administrativos; redigir a correspondência oficial; representar oficialmente a instituição; solicitar a contratação de serviços de terceiros; solicitar compras de materiais e equipamentos; solicitar manutenção de equipamentos;

Grade K (administrar atividades patrocinadas): elaborar projeto para captar recursos; elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado; negociar parcerias e produtos; negociar recursos e patrocinadores; prestar contas dos financiamentos; realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;

Grade Y (comunicar-se): apresentar trabalhos técnicos e científicos; divulgar o acervo; escrever trabalhos técnicos e científicos; estabelecer diálogo com usuário; manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres; participar de palestras, convênios e reuniões científicas; preparar materiais, atividades e palestras para o público interno; preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias; sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): atualizar-se; conhecer a legislação da área de atuação; desenvolver acuidade espacial; desenvolver percepção aguçada; desenvolver raciocínio lógico e abstrato; evidenciar senso de organização; participar de conselhos profissionais; proceder com criatividade; proceder com flexibilidade; proceder de acordo com códigos de ética da profissão; ser meticuloso; trabalhar em equipe; trabalhar interdisciplinarmente;

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