Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
2: Profissionais das ciências e das artes
25: Profissionais das ciências sociais e humanas
253: Profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização
2534: Profissionais de mídias digitais e afins
2534-10: Influenciador digital
Código | Sinômino |
---|---|
2534-10 | Criador de conteúdo digital |
2534-10 | Gerador de conteúdo digital |
2534-10 | Influencer |
2534-10 | Produtor de conteúdo digital |
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grade A (realizar gestão das redes sociais): acompanhar alcance, desempenho e relevância dos conteúdos postados; analisar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo, etc); avaliar alternativas de soluções; definir meios e plataformas das publicações; definir publicação dos conteúdos (textos, legendas, etc); elaborar cronograma de postagens (horário, frequência, periodicidade); explorar novas redes sociais e formatos disponíveis para atingir clientes e potenciais consumidores; gerenciar incidentes e problemas; identificar falhas do processo de trabalho; mediar conflitos oriundos de postagens com reações negativas; minimizar custo por clique (cpc) e custo por aquisição (cpa); realizar postagens de conteúdos;
Grade B (monitorar midias sociais): acompanhar atuação da concorrência; avaliar performance da marca/empresa; detectar expectativas e necessidades dos clientes/seguidores; detectar oportunidades de crescimento para a marca/empresa; detectar reação espontânea para interação entre empresa e consumidor e para fortalecimento da marca; identificar padrões de comportamento (hábitos de consumo, opiniões, tendências, etc); identificar riscos e vulnerabilidades para o negócio (reações negativas, imprensa, etc); monitorar postagens nos perfis dos clientes/seguidores; monitorar resultados das publicações;
Grade C (elaborar planejamento estratégico de marketing digital): acompanhar tendências tecnológicas; adquirir equipamentos e acessórios; auxiliar na elaboração de estratégias de marketing para atingir o tráfego orgânico; avaliar perfil do público-alvo (clientes e seguidores); criar plano de ação para amplificar resultados; definir campanhas de publicidade para diferentes mídias sociais; definir cronograma de execução de projetos; definir visão do negócio; desenhar personas para o negócio; elaborar estudos comportamentais dos consumidores (idade, gênero, estilo de vida, classe social, etc); elaborar plano de métricas (principais indicadores); estudar plataformas apropriadas para o negócio; gerenciar situações de riscos e crises do negócio ou campanha; identificar necessidades dos clientes e do negócio; indexar website nos motores de buscas; participar da elaboração do briefing de produção de campanhas (descrição da marca/empresa, recursos e objetivos); participar do processo de criação de pautas (sugestão, ajuste, etc); pesquisar tendências do mercado;
Grade D (desenvolver produção de conteudo): adequar redação publicitária para o público alvo em ambiente digital (abordagem, linguagem, etc); analisar conteúdos dos concorrentes (qualidade, quantitativo, arte gráfica, publico alvo, etc); avaliar aderência e potencial do conteúdo junto aos seguidores da marca/empresa; criar tags e metatags dos conteúdos (título, descrição e palavras chaves); desenvolver artes gráficas (vinhetas, imagens, vídeos, etc); desenvolver campanhas para divulgação de conteudos para diferentes redes sociais; otimizar posicionamento orgânico (pagerank google, edgerank facebook, etc); participar da definição do layoute de campanhas publicitárias; planejar agenda para criação de conteúdo; produzir video, audio, imagem e live; redigir textos, artigos e/ou roteiros;
Grade E (gerenciar marketing de influência): apresentar propostas estratégicas de marketing; atrair patrocinadores; escolher um nicho; gerenciar imagem, reputação e reconhecimento junto ao segmento; influenciar seguidores com base em conhecimentos e experiências pessoais; pesquisar comportamentos, influências e tendências dos consumidores; representar um segmento (produto, opinião, marca, etc); seguir influenciadores de diversos segmentos;
Grade F (administrar atividades de relacionamentos com público/seguidores): atuar na prospecção de novos clientes, seguidores e/ou fans; conceder entrevista à mídia; criar página de atendimento (helpdesk) e bot de inteligência artificial com integração das redes sociais; estabelecer parcerias estratégicas; estabelecer rede de relacionamentos de assuntos afins; interagir com clientes/seguidores; prospectar novos patrocinadores; responder comentários, mensagens e postagens; solucionar dúvidas e críticas;
Grade G (gerenciar resultados de avaliação de desempenho): analisar resultados das métricas e metas definidas; apresentar sugestões para auxiliar o cliente em tomadas de decisões; classificar dados das redes para gerar insights de negócio; elaborar plano estratégico para coleta de dados das redes sociais; elaborar relatórios de desempenho; mensurar dados (comentários, reações positivas, negativas e neutras); participar de fóruns de discussão; realizar pesquisa de audiência/satisfação;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): antever impacto de mudanças e riscos; contornar situações adversas; demonstrar capacidade de adaptabilidade; demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro; demonstrar capacidade de comunicação; demonstrar capacidade de criatividade; demonstrar capacidade de iniciativa; demonstrar capacidade de observação; demonstrar capacidade de organização; demonstrar capacidade de proatividade; demonstrar capacidade de raciocínio analítico; demonstrar capacidade de síntese; demonstrar capacidade retórica; demonstrar credibilidade; demonstrar dinamismo; demonstrar empatia; demonstrar resiliência; identificar potencial de networking; saber ouvir; tomar decisões;
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.
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