CBO nº 2531-40 (agenciador de propaganda):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

2: Profissionais das ciências e das artes

SubGrupo principal:

25: Profissionais das ciências sociais e humanas

SubGrupo:

253: Profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização

Família:

2531: Profissionais de publicidade

Ocupação:

2531-40: Agenciador de propaganda

Sinônimos:

Código Sinômino
2531-40 Agenciador de publicidade
2531-40 Corretor de anúncios (publicidade)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (estruturar estratégia de projeto publicitário): acordar briefing com cliente; analisar demanda do cliente; definir necessidades do cliente; elaborar estratégia de mídia; identificar necessidades do cliente; interpretar expectativas do cliente;

Grade B (elaborar planejamento estratégico): analisar concorrência; analisar perfil do público alvo; apontar novos nichos de mercado ou produtos; definir target (público alvo); detetar tendências de mercado;

Grade C (desenvolver propaganda e promoções): contribuir na concepção do leiaute da campanha; desenvolver leiaute de campanhas publicitárias; desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias; rever processo criativo;

Grade D (contratar fornecedores): acompanhar ações da estratégia desenvolvida; comprar espaço na mídia; determinar fornecedores; negociar com veículos de comunicação (espaço, custo, prazo, período, intensidade);

Grade E (vender serviços publicitários): ajustar o projeto a pedido do cliente; apresentar projeto para cliente; apresentar proposta de veiculação (plano de mídia); apresentar tabelas de preços; avaliar qualidade das campanhas (projeto); explicar formas de pagamento; procurar novos clientes e novos mercados; realizar negociações técnico-comerciais; solucionar problemas de pós-venda; submeter projeto a aprovação do cliente; sugerir mudanças no processo de comercialização; sugerir novos mercados consumidores;

Grade F (pesquisar meios e veículos de comunicação): comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições; definir meios e veículos de comunicação; identificar perfil dos veículos de comunicação; pesquisar alternativas de mídia; pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições; pesquisar novas recomendações;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): adaptar linguagem ao público; adaptar-se a situações adversas; administrar conflitos; antever cenários futuros; assumir riscos; demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir); demonstrar capacidade de negociação; demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar; demonstrar criatividade; demonstrar dinamismo; demonstrar flexibilidade; demonstrar habilidade de comunicação; demonstrar habilidade de comunicação verbal; demonstrar liderança; demonstrar poder de síntese; demonstrar pró-atividade; demonstrar senso crítico; demonstrar senso de oportunidade; demonstrar senso estético; manter relacionamento com o cliente; manter relacionamento com veículos de comunicação; ponderar opiniões divergentes; trabalhar em equipe;

Busque outras ocupações (CBO):