Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
2: Profissionais das ciências e das artes
25: Profissionais das ciências sociais e humanas
252: Profissionais de organização e administração de empresas e afins
2524: Profissionais de recursos humanos
2524-05: Analista de recursos humanos
Código | Sinômino |
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2524-05 | Analista de cargos e salários |
2524-05 | Analista de ocupações |
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Grade A (executar administração de pessoal): acompanhar a homologação da rescisão contratual; administrar contratos de mão-de-obra terceirizada; apurar valores relativos a encargos e impostos; coordenar programação de férias dos empregados; formalizar processo de contratação de empregados; manter documentos pertinentes aos empregados ativos e inativos; processar desligamentos de empregados; processar folha de pagamento;
Grade B (administrar plano de cargos e salários): administrar política salarial da empresa; analisar custos de pessoal da empresa; analisar estatísticas de informações salariais; aplicar procedimentos para cumprimento dos acordos e convenções coletivos; desenvolver modelos de remuneração fixa e variável; efetuar manutenção de tabelas salariais; elaborar descrição de cargos; elaborar proposta de planos de carreiras e de sucessão; pesquisar remuneração; planejar quadro de pessoal; propor políticas de cargos e remunerações; subsidiar negociações trabalhistas;
Grade C (promover ações de treinamento e desenvolvimento de pessoal): acompanhar ou ministrar cursos de treinamento; administrar programa de bolsas de estudo; administrar recursos destinados ao treinamento e desenvolvimento; avaliar o resultado do programa de treinamento desenvolvido; contratar profissionais externos e instituições; diagnosticar necessidades de treinamento e desenvolvimento; elaborar materiais e programas didáticos para os programas de treinamento e desenvolvimento; elaborar orçamento destinado ao desenvolvimento e treinamento; elaborar plano de desenvolvimento para ´trainees´ e estagiários; elaborar programas de desenvolvimento; participar no desenvolvimento dos programas de gestão de qualidade; pesquisar custos envolvidos nos programas de treinamento e desenvolvimento; preparar multiplicadores para treinamento; promover a integração de novos funcionários na empresa; realizar avaliação de reação dos treinandos;
Grade D (efetuar processo de recrutamento e de seleção): analisar currículos; analisar descrição do cargo a ser preenchido; analisar resultados do processo seletivo; aplicar instrumentos de seleção; avaliar perfil dos candidatos; conduzir entrevista de triagem; definir estratégias e fontes de recrutamento interno e externo; definir instrumentos de seleção; definir perfil do cargo; divulgar processo de recrutamento interno e externo; emitir parecer técnico do processo seletivo; encaminhar candidato para entrevista com a área requisitante; realizar entrevista de desligamento; realizar entrevistas com candidatos; redigir roteiro de entrevista de desligamento de funcionários;
Grade E (gerir plano de benefícios): administrar os benefícios da empresa; orientar empregados sobre benefícios; participar das negociações com fornecedores dos planos de benefícios; pesquisar grau de satisfação dos funcionários com benefícios existentes; pesquisar políticas de benefícios oferecidas no mercado; propor política de benefícios; subsidiar elaboração do balanço social da empresa;
Grade F (promover ações de qualidade de vida e assistência aos empregados): apoiar setores de medicina e segurança do trabalho; coordenar eventos sociais da empresa; desenvolver programas de assistência e qualidade de vida aos empregados; mediar conflitos interpessoais no ambiente de trabalho; promover reintegração e adaptação do empregado;
Grade G (administrar relações de trabalho): indicar testemunhas para depor em causas trabalhistas; orientar áreas da empresa sobre legislação trabalhista; participar de negociações sindicais; prestar esclarecimentos aos sindicatos e órgãos fiscalizadores; representar a empresa como preposto perante órgãos oficiais; selecionar assessoria jurídica e peritos; subsidiar área jurídica com informações para defesa em causas trabalhistas;
Grade H (coordenar sistemas de avaliação de desempenho): aplicar instrumentos de avaliação de desempenho; apurar resultados do processo de avaliação de desempenho; assessorar gestores em avaliação de desempenho; elaborar parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados; propor ações corretivas resultantes da avaliação;
Grade Y (comunicar-se): elaborar relatórios; falar em público; representar a empresa junto a entidades de classe; utilizar softwares aplicativos; utilizar telefone celular, fax e e-mail;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): agir com dinamismo; agir com diplomacia; agir com liderança; agir de forma pró-ativa; analisar criticamente; demonstrar flexibilidade; demonstrar iniciativa; demonstrar raciocínio lógico; negociar com funcionários; persuadir pessoas; possuir empatia; ter capacidade de planejamento e organização; trabalhar em equipe;