CBO nº 2516-10 (economista doméstico):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

2: Profissionais das ciências e das artes

SubGrupo principal:

25: Profissionais das ciências sociais e humanas

SubGrupo:

251: Cientistas sociais, psicólogos e afins

Família:

2516: Assistentes sociais e economistas domésticos

Ocupação:

2516-10: Economista doméstico

Sinônimos:

Código Sinômino
A ocupação nº 2516-10 não possui sinônimo(s).

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (desenvolver capacidades e possibilidades individuais e coletivas): desenvolver programas de educação alimentar para sadios; ensinar a otimização do uso de recursos; esclarecer dúvidas; facilitar grupos sócio-educativos; organizar grupos sócio-educativos; orientar sobre a otimização do uso de recursos; orientar sobre acesso a direitos instituídos; orientar sobre aspectos ergonômicos do trabalho; orientar sobre conteúdo de processo e procedimentos; orientar sobre cuidados especiais; orientar sobre direitos e deveres; orientar sobre normas, códigos e legislação; orientar sobre rotinas da instituição; orientar sobre serviços e recursos sociais; realizar cursos, palestras, reuniões e capacitações;

Grade B (planejar políticas sociais): assessorar orgãos públicos,empresas e organizações civis; consultar organizações e especialistas; definir metodologia; definir objetivos e metas; definir parceiros; definir público beneficiário; definir recursos financeiros; definir recursos humanos; definir recursos materiais; delimitar o problema; elaborar planos, programas projetos e serviços; estabelecer critérios de atendimento; estabelecer cronograma; estabelecer prioridades; formular propostas; programar atividades;

Grade C (pesquisar a realidade social): buscar parceiros; coletar dados; compilar dados; difundir resultados da pesquisa; estudar viabilidade de projetos propostos; levantar número de usuários; mapear o perfil social do usuário; organizar dados coletados; pesquisar a satisfação do usuário; pesquisar características da área de atuação; pesquisar informações ´in loco´; pesquisar interesses e necessidades da população; pesquisar organizações e instituições públicas e privadas; realizar estudo sócio-econômico; realizar pesquisas bibliográficas e documentais; tabular dados;

Grade D (executar procedimentos técnicos): elaborar pareceres técnicos; elaborar relatórios técnicos; formular cardápios para sadios; formular instrumental (formulários, questionários, etc); formular rotinas e procedimentos profissionais; integrar grupos de estudo de casos; registrar atendimentos;

Grade E (avaliar ações): acompanhar a execução de programas, projetos, serviços e planos; analisar as técnicas utilizadas; aplicar instrumentos de avaliação; avaliar cumprimento dos objetivos de programas, projetos, serviços e planos propostos; avaliar custos; avaliar resultados de programas, projetos, serviços e planos; avaliar satisfação dos usuários; criar critérios e indicadores para avaliação; monitorar atendimento dos compromissos acordados com o usuário;

Grade F (promover eventos técnicos e sociais): contratar pessoal e serviços; convidar participantes; determinar natureza e objetivos do evento; divulgar o evento; preparar anais para publicação; preparar programação; providenciar material operacional;

Grade G (articular recursos disponíveis): articular com movimentos sociais; articular uma rede de atendimento; captar recursos financeiros, materiais e humanos; formar parcerias; identificar possibilidades de geração de renda; identificar recursos financeiros disponíveis; identificar recursos sociais disponíveis; negociar com organizações e instituições públicas e privadas; participar de comissões técnicas; participar de conselhos de direitos e políticas públicas; propor verbas orçamentárias; realocar recursos disponíveis;

Grade H (realizar a gestão de programas, projetos, serviços, benefícios e equipamentos): atribuir tarefas à equipe; capacitar pessoal; coordenar grupos de trabalho; coordenar programas, projetos, serviços, benefícios e equipamentos; escalar pessoal; recrutar pessoal; selecionar pessoal; supervisionar estágios curriculares; supervisionar trabalho dos técnicos da área;

Grade I (desempenhar tarefas administrativas): administrar recursos financeiros; cadastrar usuários, entidades e recursos; controlar custos; controlar dados estatísticos; controlar fluxo de documentos; fazer estatísticas; preencher formulários; providenciar documentação oficial;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): contornar situações adversas; demonstrar auto-controle; demonstrar capacidade de escuta profissional; demonstrar criatividade; demonstrar ousadia; demonstrar persistência; lidar com estresse; lidar com situações adversas; manter o sigilo profissional; mediar conflitos; respeitar as diversidades étnicas, culturais, de gênero, de credo, de orientação sexual, etc; trabalhar com ética profissional; trabalhar em equipe;

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