Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
2: Profissionais das ciências e das artes
25: Profissionais das ciências sociais e humanas
251: Cientistas sociais, psicólogos e afins
2515: Psicólogos e psicanalistas
2515-25: Psicólogo jurídico
Código | Sinômino |
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2515-25 | Psicólogo criminal |
2515-25 | Psicólogo forense |
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Grade A (avaliar comportamentos psíquicos): analisar resultados de instrumentos de avaliação; aplicar instrumentos e métodos de avaliação; dar devolutiva; elaborar diagnósticos; entrevistar pessoas; escolher o instrumento de avaliação; investigar pessoas, situações e problemas; levantar dados pertinentes; mensurar resultados de instrumentos de avaliação; observar pessoas e situações; selecionar recursos humanos; triar casos;
Grade B (analisar - tratar indivíduos, grupos e instituições): elaborar processo de alta; elucidar conflitos e questões; facilitar grupos; interpretar conflitos e questões; mediar conflitos; promover desenvolvimento da percepção interna (insight); promover desenvolvimento das relações interpessoais; promover integração psíquica; propiciar criação de vínculo paciente-terapeuta; propiciar espaço para acolhimento de vivências emocionais (setting terapêutico); prover suporte emocional; tornar consciente o inconsciente;
Grade C (orientar indivíduos, grupos e instituições): aconselhar pessoas, grupos e famílias; auxiliar na formulação de políticas públicas; informar sobre desenvolvimento do psiquismo humano; orientar mudança de comportamento; propor intervenções; realizar encaminhamento;
Grade D (acompanhar indivíduos, grupos e instituições): acompanhar a evolução da intervenção; acompanhar a evolução do caso; acompanhar egressos de tratamento; acompanhar impactos de intervenções; acompanhar o desenvolvimento de profissionais em formação e especialização; acompanhar plantões de visita do tribunal de justiça; acompanhar resultados de projetos; participar de plantão técnico; realizar acompanhamento terapêutico; visitar domicílios; visitar instituições e equipamentos sociais;
Grade E (educar indivíduos, grupos e instituições): apresentar estudos de caso; avaliar resultados; capacitar profissionais; coordenar grupos de estudo; desenvolver cursos para grupos específicos; elaborar manuais; estudar casos; formar especialistas da área; ministrar aulas, cursos e palestras; propiciar recursos para o desenvolvimento de aspectos cognitivos; supervisionar estagiários da área e áreas afins; supervisionar profissionais da área e áreas afins;
Grade F (desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas): analisar dados; coletar dados; construir instrumentos de pesquisa; definir metodologias de ação; definir problema e objetivos; estabelecer parâmetros de pesquisa; investigar o comportamento individual, grupal e institucional; investigar o psiquismo humano; organizar dados; padronizar testes; pesquisar bibliografia;
Grade G (coordenar equipes e atividades): avaliar a execução das ações; avaliar propostas e projetos; coordenar reuniões; distribuir tarefas à equipe; identificar recursos da comunidade; organizar eventos; planejar as atividades da equipe; prestar consultoria/assessoria; programar atividades; trabalhar a dinâmica da equipe;
Grade H (participar de atividades para divulgação profissional): fornecer subsídios à elaboração de legislação; fornecer subsídios a estratégias e políticas organizacionais; participar de comissões técnicas; participar de conselhos municipais, estaduais e federais; participar de entidades de classe; participar de palestras, debates e entrevistas; participar de reuniões científicas (congressos, seminários e simpósios); publicar artigos, ensaios, livros cientifícos e notas técnicas;
Grade I (realizar tarefas administrativas): agendar atendimentos; convocar pessoas; elaborar instrumentos de avaliação administrativa; elaborar pareceres, laudos e perícias; elaborar projetos; organizar prontuários; preencher formulários e cadastro; providenciar aquisição de material técnico; sistematizar informações;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): demonstrar capacidade de contornar situações adversas; demonstrar capacidade de manter imparcialidade; demonstrar capacidade de observação; demonstrar capacidade de raciocínio abstrato; demonstrar habilidade de questionar; demonstrar interesse pela pessoa/ser humano; manter sigilo profissional; ouvir ativamente (saber ouvir); respeitar os limites de atuação; respeitar valores e crenças dos clientes; trabalhar em equipe;
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