CBO nº 2511-20 (sociólogo):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

2: Profissionais das ciências e das artes

SubGrupo principal:

25: Profissionais das ciências sociais e humanas

SubGrupo:

251: Cientistas sociais, psicólogos e afins

Família:

2511: Profissionais em pesquisa e análise antropológica sociológica

Ocupação:

2511-20: Sociólogo

Sinônimos:

Código Sinômino
A ocupação nº 2511-20 não possui sinônimo(s).

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (realizar estudos e pesquisas sociais, econômicas e políticas): analisar processos de mudança político-social; analisar processos decisórios; caracterizar condições de vida da população; definir metodologias de pesquisa; elaborar estudos etnográficos; elaborar instrumentos de coleta de dados; elaborar matérias temáticas para meios de comunicação; estudar identidade de grupos sociais; estudar organizações sociais; estudar processos migratórios; identificar perfil sócio-econômico de usuários de programas públicos; investigar atitudes, valores e motivações de grupos sociais; investigar instituições políticas; levantar informações documentais e orais; participar de estudos demográficos; participar de estudos etno-ambientais; participar em processos de reassentamento de populações; participar na definição de estratégia de campanhas políticas; pesquisar comportamento eleitoral; pesquisar participarão política da sociedade; pesquisar segmentos sociais (jovens, mulheres, segmentos sociais específicos); realizar análise institucional; realizar estudos sócio - econômicos; realizar pesquisa comportamental; realizar pesquisas de opinião pública; sistematizar dados primários e secundários;

Grade B (participar da gestão territorial e sócio-ambiental): caracterizar o meio antrópico; delimitar terras de populações tradicionais (indios, quilombos e outras); fornecer subsídios para programas de zoneamento ecológico-econômico cultural; identificar terras de populações tradicionais (indios, quilombos e outras); montar processos de regularização fundiária de terras de populações tradicionais; participar da implementação de projetos com populações tradicionais; participar de programas de fiscalização de territórios tradicionais; realizar análise periciais; subsidiar planos de manejo;

Grade C (estudar o patrimônio arqueológico): capacitar equipes de pesquisa;

Grade D (gerir patrimônio histórico e cultural): avaliar projetos de pesquisa relativo ao patrimônio cultural; etnografar manifestações culturais materiais e imateriais; inventariar patrimônio cultural; organizar uso e acesso a bens culturais; participar da elaboração de diretrizes de preservação do patrimônio cultural; promover a participação da comunidade para preservação do patrimônio histórico e cultural; promover a participação das comunidades; realizar educação para a preservação do patrimônio histórico e cultural; subsidiar a formulação de leis de preservação;

Grade E (realizar pesquisa de mercado): adaptar ao mercado local, instrumentos de pesquisa de mercado globais; avaliar a percepção do consumidor; avaliar satisfação do consumidor; investigar hábitos e atitudes de compras; mensurar penetração e posicionamento de produtos no mercado; realizar teste de produtos junto ao consumidor; recomendar ações mercadológicas; testar campanhas de publicidade; verificar o comportamento do consumidor no ponto de venda;

Grade F (participar da elaboração e implementação de políticas e programas públicos): analisar resultados e impactos das políticas; apontar ações corretivas; definir indicadores de avaliação; estabelecer métodos de avaliação; estudar processos de formulação e implementação de políticas públicas; identificar vulnerabilidades dos programas;

Grade G (organizar informações sociais, culturais e políticas): classificar dados coletados; disponibilizar informações e dados; disseminar informações sobre o patrimônio; estruturar sistemas de informações; identificar as informações existentes; levantar fontes de informação;

Grade H (avaliar políticas e programas públicos): acompanhar implementação de políticas públicas; capacitar agentes e multiplicadores; definir cronograma de implementação; definir estratégias de implementação dos programas; elaborar diretrizes; elaborar plano de ações; estabelecer objetos e metas; identificar atores envolvidos nos programas públicos; identificar demandas coletivas; monitorar programas públicos;

Grade I (elaborar documentos técnico-científicos): elaborar artigos científicos; elaborar relatórios de avaliação;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): capacidade de formulação teórica; demonstrar capacidade analítica; demonstrar capacidade de observação, descrição e registro; demonstrar capacidade de síntese; demonstrar rigor científico; demonstrar sensibilidade na compreensão de valores e motivações; mediar conflitos; trabalhar em equipe; trabalhar em situações adversas;

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