CBO nº 2511-15 (cientista político):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

2: Profissionais das ciências e das artes

SubGrupo principal:

25: Profissionais das ciências sociais e humanas

SubGrupo:

251: Cientistas sociais, psicólogos e afins

Família:

2511: Profissionais em pesquisa e análise antropológica sociológica

Ocupação:

2511-15: Cientista político

Sinônimos:

Código Sinômino
2511-15 Cientista social

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (realizar estudos e pesquisas sociais, econômicas e políticas): analisar processos de mudança político-social; analisar processos decisórios; caracterizar condições de vida da população; definir metodologias de pesquisa; elaborar instrumentos de coleta de dados; elaborar matérias temáticas para meios de comunicação; estudar identidade de grupos sociais; estudar organizações sociais; identificar perfil sócio-econômico de usuários de programas públicos; investigar atitudes, valores e motivações de grupos sociais; investigar instituições políticas; levantar informações documentais e orais; participar em processos de reassentamento de populações; participar na definição de estratégia de campanhas políticas; pesquisar comportamento eleitoral; pesquisar participarão política da sociedade; pesquisar segmentos sociais (jovens, mulheres, segmentos sociais específicos); realizar análise institucional; realizar estudos sócio - econômicos; realizar pesquisa comportamental; realizar pesquisas de opinião pública; sistematizar dados primários e secundários;

Grade B (participar da gestão territorial e sócio-ambiental): caracterizar o meio antrópico; montar processos de regularização fundiária de terras de populações tradicionais; realizar análise periciais;

Grade C (estudar o patrimônio arqueológico): capacitar equipes de pesquisa;

Grade F (participar da elaboração e implementação de políticas e programas públicos): analisar resultados e impactos das políticas; apontar ações corretivas; definir indicadores de avaliação; estabelecer métodos de avaliação; estudar processos de formulação e implementação de políticas públicas; identificar vulnerabilidades dos programas;

Grade G (organizar informações sociais, culturais e políticas): classificar dados coletados; disponibilizar informações e dados; disseminar informações sobre o patrimônio; estruturar sistemas de informações; identificar as informações existentes; levantar fontes de informação;

Grade H (avaliar políticas e programas públicos): acompanhar implementação de políticas públicas; capacitar agentes e multiplicadores; definir cronograma de implementação; definir estratégias de implementação dos programas; elaborar diretrizes; elaborar plano de ações; estabelecer objetos e metas; identificar atores envolvidos nos programas públicos; identificar demandas coletivas; monitorar programas públicos;

Grade I (elaborar documentos técnico-científicos): elaborar artigos científicos; elaborar relatórios de avaliação;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): capacidade de formulação teórica; demonstrar capacidade analítica; demonstrar capacidade de observação, descrição e registro; demonstrar capacidade de síntese; demonstrar rigor científico; demonstrar sensibilidade na compreensão de valores e motivações; mediar conflitos; trabalhar em equipe; trabalhar em situações adversas;

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