Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
2: Profissionais das ciências e das artes
25: Profissionais das ciências sociais e humanas
251: Cientistas sociais, psicólogos e afins
2511: Profissionais em pesquisa e análise antropológica sociológica
2511-10: Arqueólogo
Código | Sinômino |
---|---|
A ocupação nº 2511-10 não possui sinônimo(s). |
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grade A (realizar estudos e pesquisas sociais, econômicas e políticas): analisar processos de mudança político-social; definir metodologias de pesquisa; elaborar instrumentos de coleta de dados; elaborar matérias temáticas para meios de comunicação; estudar identidade de grupos sociais; estudar organizações sociais; investigar atitudes, valores e motivações de grupos sociais; levantar informações documentais e orais; pesquisar segmentos sociais (jovens, mulheres, segmentos sociais específicos); realizar pesquisa comportamental; sistematizar dados primários e secundários;
Grade B (participar da gestão territorial e sócio-ambiental): caracterizar o meio antrópico; fornecer subsídios para programas de zoneamento ecológico-econômico cultural; montar processos de regularização fundiária de terras de populações tradicionais; participar da implementação de projetos com populações tradicionais; realizar análise periciais; subsidiar planos de manejo;
Grade C (estudar o patrimônio arqueológico): capacitar equipes de pesquisa; divulgar resultados da pesquisa; executar pesquisas de campo; integrar população local na pesquisa arqueológica; investigar sociedades através de vestígios materiais; levantar o patrimônio arqueológico a ser pesquisado; realizar ações para preservação e valorização do patrimônio arqueológico; realizar atividades de laboratório nos vestígios recuperados (cura, análise, restos e registros);
Grade D (gerir patrimônio histórico e cultural): avaliar projetos de pesquisa relativo ao patrimônio cultural; etnografar manifestações culturais materiais e imateriais; inventariar patrimônio cultural; monitorar andamento de projetos arqueológicos; organizar uso e acesso a bens culturais; participar da elaboração de diretrizes de preservação do patrimônio cultural; promover a participação da comunidade para preservação do patrimônio histórico e cultural; promover a participação das comunidades; realizar educação para a preservação do patrimônio histórico e cultural; subsidiar a formulação de leis de preservação;
Grade F (participar da elaboração e implementação de políticas e programas públicos): analisar resultados e impactos das políticas; apontar ações corretivas; definir indicadores de avaliação; estabelecer métodos de avaliação; estudar processos de formulação e implementação de políticas públicas; identificar vulnerabilidades dos programas;
Grade G (organizar informações sociais, culturais e políticas): classificar dados coletados; disponibilizar informações e dados; disseminar informações sobre o patrimônio; estruturar sistemas de informações; identificar as informações existentes; levantar fontes de informação;
Grade H (avaliar políticas e programas públicos): acompanhar implementação de políticas públicas; capacitar agentes e multiplicadores; definir cronograma de implementação; definir estratégias de implementação dos programas; elaborar diretrizes; elaborar plano de ações; estabelecer objetos e metas; identificar atores envolvidos nos programas públicos; identificar demandas coletivas; monitorar programas públicos;
Grade I (elaborar documentos técnico-científicos): elaborar artigos científicos; elaborar laudos e perícia; elaborar relatórios de avaliação; elaborar relatórios técnicos;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): capacidade de formulação teórica; demonstrar capacidade analítica; demonstrar capacidade de observação, descrição e registro; demonstrar capacidade de síntese; demonstrar rigor científico; demonstrar sensibilidade na compreensão de valores e motivações; mediar conflitos; trabalhar em equipe; trabalhar em situações adversas;
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.
Que tal a proposta: Acessou um conteúdo e gostou, faça um Pix para nos ajudar:
Cadastre-se na lista de doadores mensais. A doação é realizada através de ambiente seguro, protegido e pode ser cancelada a qualquer momento:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.