CBO nº 2394-45 (neuropsicopedagogo institucional):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

2: Profissionais das ciências e das artes

SubGrupo principal:

23: Profissionais do ensino

SubGrupo:

239: Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente

Família:

2394: Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Ocupação:

2394-45: Neuropsicopedagogo institucional

Sinônimos:

Código Sinômino
A ocupação nº 2394-45 não possui sinônimo(s).

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (implementar execução do projeto pedagógico/instrucional): acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor; acompanhar trajetória escolar do aluno; assessorar trabalho docente; coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem; identificar fatores que interferem no processo de aprendizagem; observar processo de trabalho no contexto escolar; participar da elaboração de projetos de recuperação de aprendizagem; participar da implementação de projetos de recuperação de aprendizagem; propor mudanças no projeto pedagógico;

Grade B (avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional): avaliar implementação de projetos educacionais; avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem; participar da avaliação do projeto de recuperação de aprendizagem; participar da construção dos instrumentos de avaliação; propor intervenções que favoreçam o desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras, afetivas e sociais do aluno; propor soluções para problemas educacionais detectados;

Grade C (viabilizar trabalho coletivo): acionar rede de proteção para atendimentos necessários; contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional; criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo; estimular integração dos alunos; formar equipes de trabalho; organizar reuniões com equipes de trabalho; organizar tempo pedagógico de acordo com o processo de aprendizagem do aluno; planejar reuniões com equipes de trabalho; promover estudos de caso; realizar triagem, avaliação e intervenção coletiva na perspectiva da aprendizagem;

Grade D (coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional): articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente; articular ação da escola com outras instituições; assessorar escolas/instituições; estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino; fornecer subsídios teóricos;

Grade E (elaborar projeto pedagógico/instrucional): definir estratégias de ensino; definir processos de avaliação; elaborar objetivos; identificar contexto de aprendizagem; mapear competências; propor mecanismos de acessibilidade; traçar cronograma de execução;

Grade G (promover a formação contínua dos profissionais): organizar encontros, congressos e seminários; organizar grupos de estudos; orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares; participar de cursos, seminários e congressos; participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais; pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas; pesquisar práticas educativas; promover cursos, oficinas e orientação técnica; promover trocas de experiências; selecionar bibliografia; selecionar referencial teórico-científico;

Grade H (atuar em setting clínico): avaliar funções cognitivas, motoras e de interação social; orientar equipe técnica pedagógica; selecionar instrumentos para avaliação;

Grade Y (comunicar-se): atuar em conselhos de classe e de escola; divulgar resultados de avaliação; elaborar instrumentos de avaliação e intervenção; elaborar relatórios; elaborar textos de orientação; interagir com áreas afins; orientar produção de material de apoio pedagógico; publicar experiências pedagógicas; publicar livros, artigos, relatórios e notas técnicas; realizar entrevistas; realizar palestras de orientação;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): administrar conflitos; administrar tempo; compreender o contexto; demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita; demonstrar capacidade de observação; demonstrar criatividade; demonstrar flexibilidade; demonstrar pró-atividade; dimensionar os problemas; respeitar as diversidades; saber integrar as informações; saber ouvir; trabalhar em equipe;

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