Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
2: Profissionais das ciências e das artes
23: Profissionais do ensino
239: Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
2394: Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
2394-40: Neuropsicopedagogo clinico
Código | Sinômino |
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A ocupação nº 2394-40 não possui sinônimo(s). |
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Grade A (implementar execução do projeto pedagógico/instrucional): acompanhar trajetória escolar do aluno; assessorar trabalho docente; visitar escolas;
Grade B (avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional): propor intervenções que favoreçam o desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras, afetivas e sociais do aluno;
Grade C (viabilizar trabalho coletivo): acionar rede de proteção para atendimentos necessários; contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional; estimular integração dos alunos; formar equipes de trabalho; organizar reuniões com equipes de trabalho; planejar reuniões com equipes de trabalho; promover estudos de caso;
Grade D (coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional): assessorar escolas/instituições;
Grade E (elaborar projeto pedagógico/instrucional): identificar contexto de aprendizagem;
Grade G (promover a formação contínua dos profissionais): organizar encontros, congressos e seminários; organizar grupos de estudos; orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares; participar de cursos, seminários e congressos; participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais; pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas; pesquisar práticas educativas; promover cursos, oficinas e orientação técnica; promover trocas de experiências; selecionar bibliografia; selecionar referencial teórico-científico;
Grade H (atuar em setting clínico): aplicar instrumentos para recuperação de funções prejudicadas; atender grupos de pais; avaliar funções cognitivas, motoras e de interação social; dar alta; dar devolutiva; elaborar protocolo de intervenção individualizada; encaminhar pacientes a outros profissionais de áreas afins; estabelecer estratégias para organização e planejamento de rotinas de estudo e vida diária; identificar as funções preservadas e prejudicadas; orientar equipe técnica pedagógica; promover reabilitação das funções prejudicadas; realizar anamnese; realizar observação clínica; realizar observação lúdica; selecionar instrumentos de intervenção; selecionar instrumentos para avaliação; supervisionar atuação clínica de seus pares; utilizar jogos, softwares, atividades para desenvolver funções específicas;
Grade Y (comunicar-se): divulgar resultados de avaliação; elaborar instrumentos de avaliação e intervenção; elaborar relatórios; elaborar textos de orientação; interagir com áreas afins; orientar produção de material de apoio pedagógico; publicar livros, artigos, relatórios e notas técnicas; realizar entrevistas; realizar palestras de orientação;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): administrar conflitos; administrar tempo; compreender o contexto; demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita; demonstrar capacidade de observação; demonstrar criatividade; demonstrar flexibilidade; demonstrar pró-atividade; dimensionar os problemas; respeitar as diversidades; saber integrar as informações; saber ouvir; trabalhar em equipe;
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