CBO nº 2394-35 (designer educacional):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

2: Profissionais das ciências e das artes

SubGrupo principal:

23: Profissionais do ensino

SubGrupo:

239: Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente

Família:

2394: Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Ocupação:

2394-35: Designer educacional

Sinônimos:

Código Sinômino
2394-35 Desenhista instrucional
2394-35 Designer instrucional
2394-35 Projetista instrucional

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (implementar execução do projeto pedagógico/instrucional): acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor; acompanhar produção dos alunos; administrar progressão da aprendizagem; administrar recursos de trabalho; assessorar trabalho docente; elaborar projetos de recuperação de aprendizagem; observar desempenho das classes; organizar encontro de educandos; produzir material de apoio pedagógico; propor mudanças no projeto pedagógico;

Grade B (avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional): analisar resultados das avaliações; avaliar desempenho das classes/turmas; avaliar implementação de projetos educacionais; avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem; averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico; construir instrumentos de avaliação; construir sistema de avaliação; detectar problemas educacionais; participar da avaliação proposta pela instituição; participar das avaliações externas; propor soluções para problemas educacionais detectados; verificar cumprimento das metas;

Grade C (viabilizar trabalho coletivo): contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional; criar espaços de participação/interação; criar mecanismos de participação/interação; criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo; estimular participação dos diferentes sujeitos; estruturar os tempos pedagógicos; formar equipes de trabalho; organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação; organizar reuniões com equipes de trabalho; planejar reuniões com equipes de trabalho; promover estudos de caso;

Grade D (coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional): assessorar escolas/instituições; buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional; caracterizar perfil dos alunos; estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino; explicitar princípios norteadores do projeto pedagógico; fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais; fornecer subsídios teóricos; levantar necessidades educacionais e sociais; planejar ações de operacionalização; traçar metas educacionais; traçar objetivos educacionais;

Grade E (elaborar projeto pedagógico/instrucional): criar mecanismos de usabilidade; definir abordagem de comunicação; definir escopo; definir estratégias de ensino; definir mídias; definir processos de avaliação; descrever atividades; dimensionar carga horária; elaborar objetivos; identificar contexto de aprendizagem; identificar público alvo; mapear competências; mapear conteúdo; propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos); propor estratégias de participação/interação; propor mecanismos de acessibilidade; traçar cronograma de execução;

Grade F (desenvolver projeto pedagógico/instrucional): acompanhar equipe de produção; acompanhar processo de revisão; adequar linguagem textual e imagética; compatibilizar carga horária por atividades; descrever estrutura do ambiente de aprendizagem; elaborar atividades; elaborar roteiro visual (storyboard); mediar informações entre autor e equipe de produção; orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional; orientar equipe de produção; participar da criação do projeto gráfico; realizar controle de qualidade; roteirizar material; validar material revisado; validar produto final;

Grade G (promover a formação contínua dos profissionais): organizar grupos de estudos; orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares; participar de cursos, seminários e congressos; participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais; pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas; pesquisar práticas educativas; promover trocas de experiências; selecionar bibliografia; selecionar referencial teórico-científico;

Grade Y (comunicar-se): divulgar deliberações; divulgar resultados de avaliação; elaborar relatórios; elaborar textos de orientação; emitir pareceres; realizar entrevistas;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): administrar conflitos; administrar tempo; compreender o contexto; demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita; demonstrar capacidade de observação; demonstrar criatividade; demonstrar flexibilidade; demonstrar pró-atividade; dimensionar os problemas; respeitar as diversidades; saber integrar as informações; saber ouvir; trabalhar em equipe;

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