Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
2: Profissionais das ciências e das artes
23: Profissionais do ensino
239: Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
2394: Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
2394-30: Supervisor de ensino
Código | Sinômino |
---|---|
2394-30 | Auxiliar de supervisão de ensino |
2394-30 | Auxiliar de supervisor escolar |
2394-30 | Supervisor educacional |
2394-30 | Supervisor pedagógico |
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Grade A (implementar execução do projeto pedagógico/instrucional): acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor; acompanhar produção dos alunos; administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos; administrar progressão da aprendizagem; administrar recursos de trabalho; analisar desempenho das classes; analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares; assessorar trabalho docente; coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação; fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico; intervir na aplicação de medidas disciplinares; observar desempenho das classes; produzir material de apoio pedagógico; propor mudanças no projeto pedagógico; visitar escolas;
Grade B (avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional): avaliar desempenho das classes/turmas; avaliar desempenho profissional dos educadores; avaliar implementação de projetos educacionais; avaliar instituição escolar; avaliar planos diretores; avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem; averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico; construir instrumentos de avaliação; construir sistema de avaliação; detectar problemas educacionais; participar da avaliação proposta pela instituição; participar das avaliações externas; propor soluções para problemas educacionais detectados; verificar cumprimento das metas;
Grade C (viabilizar trabalho coletivo): contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional; criar espaços de participação/interação; criar mecanismos de participação/interação; criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo; equalizar informações; estimular participação dos diferentes sujeitos; estruturar os tempos pedagógicos; formar equipes de trabalho; organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação; organizar reuniões com equipes de trabalho; planejar reuniões com equipes de trabalho;
Grade D (coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional): administrar demanda por vagas; articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente; articular ação da escola com outras instituições; assessorar escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas; assessorar escolas/instituições; buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional; contextualizar historicamente a escola; estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola; explicitar princípios norteadores do projeto pedagógico; fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais; fornecer subsídios teóricos; identificar princípios norteadores da escola/instituição; levantar recursos materiais, humanos e financeiros; participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
Grade G (promover a formação contínua dos profissionais): organizar encontros, congressos e seminários; organizar grupos de estudos; orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares; participar de cursos, seminários e congressos; participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais; pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas; pesquisar práticas educativas; promover cursos, oficinas e orientação técnica; promover trocas de experiências; registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional; selecionar bibliografia; selecionar referencial teórico-científico;
Grade Y (comunicar-se): divulgar deliberações; divulgar experiências pedagógicas; divulgar resultados de avaliação; elaborar relatórios; elaborar textos de orientação; emitir pareceres; emitir pareceres para autorização de escolas particulares; publicar experiências pedagógicas; realizar entrevistas; sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): administrar conflitos; administrar tempo; compreender o contexto; demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita; demonstrar capacidade de observação; demonstrar criatividade; demonstrar flexibilidade; demonstrar pró-atividade; dimensionar os problemas; respeitar as diversidades; saber integrar as informações; saber ouvir; trabalhar em equipe;
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