CBO nº 2394-25 (psicopedagogo):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

2: Profissionais das ciências e das artes

SubGrupo principal:

23: Profissionais do ensino

SubGrupo:

239: Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente

Família:

2394: Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Ocupação:

2394-25: Psicopedagogo

Sinônimos:

Código Sinômino
A ocupação nº 2394-25 não possui sinônimo(s).

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (implementar execução do projeto pedagógico/instrucional): acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor; acompanhar produção dos alunos; acompanhar trajetória escolar do aluno; administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos; administrar progressão da aprendizagem; analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares; assessorar trabalho docente; coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação; coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem; interpretar as relações que afetam a emergência dos processos do ensinar; observar processo de trabalho no contexto escolar; organizar encontro de educandos; propor mudanças no projeto pedagógico; visitar escolas;

Grade B (avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional): avaliar desempenho profissional dos educadores; avaliar implementação de projetos educacionais; avaliar instituição escolar; avaliar planos diretores; avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem; avaliar processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, lingüística e grafoperceptiva da criança; construir instrumentos de avaliação; detectar problemas educacionais; participar da avaliação proposta pela instituição; propor ações que favoreçam a maturação da criança; propor soluções para problemas educacionais detectados;

Grade C (viabilizar trabalho coletivo): criar espaços de participação/interação; criar mecanismos de participação/interação; criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo; estimular participação dos diferentes sujeitos; organizar reuniões com equipes de trabalho; planejar reuniões com equipes de trabalho; promover estudos de caso;

Grade D (coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional): articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente; articular ação da escola com outras instituições; assessorar escolas/instituições; contextualizar historicamente a escola; estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino; fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais; fornecer subsídios teóricos; participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares; planejar ações de operacionalização; promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família; traçar objetivos educacionais;

Grade G (promover a formação contínua dos profissionais): organizar encontros, congressos e seminários; organizar grupos de estudos; orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares; participar de cursos, seminários e congressos; participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais; pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas; pesquisar práticas educativas; promover cursos, oficinas e orientação técnica; promover trocas de experiências; registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional; selecionar bibliografia; selecionar referencial teórico-científico;

Grade Y (comunicar-se): atuar em conselhos de classe e de escola; divulgar deliberações; divulgar experiências pedagógicas; divulgar resultados de avaliação; elaborar relatórios; elaborar textos de orientação; emitir pareceres; publicar experiências pedagógicas; realizar entrevistas; sistematizar registros administrativos e pedagógicos;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): administrar conflitos; administrar tempo; compreender o contexto; demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita; demonstrar capacidade de observação; demonstrar criatividade; demonstrar flexibilidade; demonstrar pró-atividade; dimensionar os problemas; respeitar as diversidades; saber integrar as informações; saber ouvir; trabalhar em equipe;

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