CBO nº 2394-05 (coordenador pedagógico):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

2: Profissionais das ciências e das artes

SubGrupo principal:

23: Profissionais do ensino

SubGrupo:

239: Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente

Família:

2394: Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Ocupação:

2394-05: Coordenador pedagógico

Sinônimos:

Código Sinômino
2394-05 Auxiliar de coordenação de ensino fundamental de primeira a quarta séries
2394-05 Auxiliar de coordenador escolar
2394-05 Coordenador auxiliar de curso
2394-05 Coordenador de disciplina e área de estudo
2394-05 Coordenador de ensino
2394-05 Coordenador escolar

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (implementar execução do projeto pedagógico/instrucional): acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor; acompanhar produção dos alunos; acompanhar trajetória escolar do aluno; administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos; administrar recursos de trabalho; analisar desempenho das classes; analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares; aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar; assessorar trabalho docente; coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação; coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem; fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico; intervir na aplicação de medidas disciplinares; observar desempenho das classes; observar processo de trabalho no contexto escolar; organizar encontro de educandos; produzir material de apoio pedagógico; propor mudanças no projeto pedagógico;

Grade B (avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional): avaliar desempenho das classes/turmas; avaliar desempenho profissional dos educadores; avaliar implementação de projetos educacionais; avaliar instituição escolar; avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem; averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico; construir instrumentos de avaliação; construir sistema de avaliação; detectar problemas educacionais; participar da avaliação proposta pela instituição; participar das avaliações externas; propor soluções para problemas educacionais detectados; verificar cumprimento das metas;

Grade C (viabilizar trabalho coletivo): contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional; criar espaços de participação/interação; criar mecanismos de participação/interação; criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo; equalizar informações; estimular participação dos diferentes sujeitos; estruturar os tempos pedagógicos; formar equipes de trabalho; organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação; organizar reuniões com equipes de trabalho; planejar reuniões com equipes de trabalho;

Grade D (coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional): administrar demanda por vagas; articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente; articular ação da escola com outras instituições; buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional; caracterizar perfil dos alunos; contextualizar historicamente a escola; estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola; fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais; fornecer subsídios teóricos; levantar necessidades educacionais e sociais; participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares; planejar ações de operacionalização; traçar metas educacionais; traçar objetivos educacionais;

Grade G (promover a formação contínua dos profissionais): organizar encontros, congressos e seminários; organizar grupos de estudos; orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares; participar de cursos, seminários e congressos; participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais; pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas; pesquisar práticas educativas; promover cursos, oficinas e orientação técnica; promover trocas de experiências; registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional; selecionar bibliografia; selecionar referencial teórico-científico;

Grade Y (comunicar-se): atuar em conselhos de classe e de escola; divulgar deliberações; divulgar experiências pedagógicas; divulgar resultados de avaliação; elaborar relatórios; elaborar textos de orientação; emitir pareceres; publicar experiências pedagógicas; realizar entrevistas; sistematizar registros administrativos e pedagógicos;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): administrar conflitos; administrar tempo; compreender o contexto; demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita; demonstrar capacidade de observação; demonstrar criatividade; demonstrar flexibilidade; demonstrar pró-atividade; dimensionar os problemas; respeitar as diversidades; saber integrar as informações; saber ouvir; trabalhar em equipe;

Busque outras ocupações (CBO):

Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.

Doações via Pix:

Que tal a proposta: Acessou um conteúdo e gostou, faça um Pix para nos ajudar:

Doações mensais:

Cadastre-se na lista de doadores mensais. A doação é realizada através de ambiente seguro, protegido e pode ser cancelada a qualquer momento:



Transferências bancárias e parcerias:

Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.