CBO nº 2392-20 (professor de alunos com deficiência múltipla):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

2: Profissionais das ciências e das artes

SubGrupo principal:

23: Profissionais do ensino

SubGrupo:

239: Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente

Família:

2392: Professores de educação especial

Ocupação:

2392-20: Professor de alunos com deficiência múltipla

Sinônimos:

Código Sinômino
2392-20 Professor de aluno surdo-cego
2392-20 Professor de ensino especial na área de deficiência múltipla
2392-20 Professor em educação especial de DMu (deficiências múltiplas)

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (atuar no processo de ensino-aprendizagem): acompanhar treinamento do aluno em empresas; alfabetizar em braile; corrigir trabalhos dos alunos; desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa; desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos; ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias; ensinar as atividades de vida autônoma; ensinar as atividades de vida diária (avd); ensinar atividades recreativas; ensinar conteúdos das disciplinas curriculares; ensinar língua portuguesa; ensinar o uso de objetos de referência; ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos; ministrar aulas de orientação para o trabalho; orientar estágios dos alunos; orientar trabalho em sala de leitura; participar das atividades do programa de integração sensorial; realizar atividades lúdicas visando interação sócio-afetiva; realizar atividades para orientação e mobilidade; trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa; trabalhar com recursos da linguagem da informática;

Grade B (avaliar as necessidades educacionais dos alunos): analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas; avaliar comunicação expressiva dos alunos; avaliar comunicação receptiva dos alunos; avaliar conhecimento do aluno iniciante; avaliar estilos e rítmos de aprendizagem dos alunos; avaliar rendimento escolar; elaborar instrumentos de avaliação; encaminhar alunos para avaliações específicas; identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos; participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos; participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos; participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;

Grade C (preparar materiais pedagógicos e recursos específicos): adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados; confeccionar materiais didático-pedagógicos; criar materiais didático-pedagógicos; criar materiais para comunicação alternativa; criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos; elaborar material visual para alunos; gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc); preparar materiais com adaptações motoras e posturais; preparar materiais de auto-contraste; preparar pistas visuais para contextualização de ambientes; transcrever à tinta textos em braile dos alunos; transcrever textos em tinta para o braile; transcrever textos em tipos ampliados;

Grade D (participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola): adequar o currículo às necessidades dos alunos; analisar bibliografias sobre síndromes e patologias; analisar novas teorias para implementação prática; analisar propostas pedagógicas; definir conteúdos escolares; elaborar plano de aulas; elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos; elaborar projetos de estimulação essencial; participar da elaboração do currículo escolar; participar da elaboração do plano de ensino; participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade; planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem; planejar atividades extra-classe; planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo; planejar programas de intervenção educacional individual; selecionar atividades e recursos físicos e materiais;

Grade E (participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional): atuar em programas de estimulação essencial; atuar em programas de habilitação educacional; atuar em programas de reabilitação educacional; desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade; elaborar códigos de interação social; elaborar programas de atendimento a jovens e adultos; elaborar programas de atendimento educacional; elaborar projetos com instituições não escolares; estabelecer parcerias com as famílias; estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares; implementar programas de atendimento educacional; participar de programas de inclusão escolar; preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade; prestar assessoria à comunidade escolar; prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino; realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;

Grade F (pesquisar sobre temas de interesse da área): elaborar projetos de pesquisa; estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa; estudar as propostas da legislação educacional; participar de projetos de pesquisa; pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias; pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdocegos; pesquisar língua escrita de sinais; pesquisar o uso de tecnologias; pesquisar temas de educação especial;

Grade G (participar de atividades pedagógico-administrativas): avaliar os resultados dos projetos; coordenar curso; coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprend; dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem; elaborar registros de avanços dos alunos; elaborar relatórios; encaminhar aluno para ensino regular; encaminhar o aluno para o mercado de trabalho; encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais; encaminhar o aluno para treinamento em empresas; indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante; participar de conselhos de classe; participar de reuniões pedagógicas; registrar notas e conteúdos em diários de classe;

Grade H (divulgar conhecimentos da área): conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa; contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos; divulgar a língua de sinais para a comunidade; divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade; divulgar os resultados dos projetos de pesquisas; ministrar palestras e cursos; organizar exposições dos trabalhos dos alunos; participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação; participar da elaboração de informativos sobre prevenção; participar da elaboração de textos sobre temas da área; participar da organização de eventos sobre prevenção; participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos; participar de fóruns de saúde e educação; participar de palestras e cursos; trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;

Grade I (formar profissionais para atuação na área): formar guia-intérprete para surdocego; orientar voluntários para educação especial em comunidades; prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade; preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais; preparar a comunidade para uso do braile; preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz; preparar professores para classes de inclusão; preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): demonstrar capacidade de administrar frustações; demonstrar capacidade de articular diferentes realidades; demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino; demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino; demonstrar capacidade de estudo e pesquisa; demonstrar capacidade de improvisação; demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais; demonstrar capacidade de liderança; demonstrar capacidade de motivar o outro; demonstrar capacidade de observação; demonstrar capacidade de planejamento; demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações; demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças; demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado; demonstrar capacidade de trabalhar em equipe; demonstrar criatividade; demonstrar flexibilidade; demonstrar tolerância; dominar braile; dominar conteúdos e metodologias da área; dominar diferentes formas de comunicação; dominar língua de sinais; estudar a língua escrita da língua de sinais; participar das associações da área; participar de associações da categoria; proceder com ética; recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;

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