Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
2: Profissionais das ciências e das artes
23: Profissionais do ensino
234: Professores do ensino superior
2348: Professores de ciências econômicas, administrativas e contábeis do ensino superior
2348-05: Professor de economia
Código | Sinômino |
---|---|
2348-05 | Professor de desenvolvimento econômico |
2348-05 | Professor de econometria |
2348-05 | Professor de economia brasileira |
2348-05 | Professor de economia internacional |
2348-05 | Professor de finanças públicas |
2348-05 | Professor de história do pensamento econômico |
2348-05 | Professor de história econômica |
2348-05 | Professor de macroeconomia |
2348-05 | Professor de matemática financeira (economia) |
2348-05 | Professor de microeconomia |
2348-05 | Professor de pesquisa econômica |
2348-05 | Professor de teoria econômica |
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Grade A (ministrar aula): adequar o conteúdo programático à realidade; aplicar recursos didáticos; esclarecer dúvidas de alunos; expor conteúdos referentes a disciplinas de economia, administração e contabilidade; indicar uso de softwares específicos e calculadoras; utilizar recursos técnicos para exposição;
Grade B (preparar cursos, programas, disciplinas e aulas): atualizar o conteúdo programático; definir bibliografia; definir conteúdo programático; preparar conteúdo da aula; preparar exames; preparar exercícios relativos a economia, administração e contabilidade; preparar material didático; selecionar recursos técnicos para exposição;
Grade C (assistir alunos): auxiliar na escolha da disciplina; auxiliar na obtenção de estágio; direcionar na obtenção de bolsas de estudo; fornecer orientação acadêmica e profissional; orientar monitores; orientar na publicação de trabalho;
Grade D (avaliar alunos): aferir provas e trabalhos; aplicar prova escrita e oral; avaliar participação em aula; avaliar teses, monografias e dissertações; registrar freqüência dos alunos;
Grade E (produzir trabalhos acadêmicos): divulgar resultados de pesquisas; elaborar artigos científicos e acadêmicos; elaborar relatórios; elaborar teses e dissertações;
Grade F (orientar teses, monografias, dissertações e trabalhos de uso): auxiliar na definição de metodologias; auxiliar na definição de temas de pesquisa; criticar versões dos trabalhos; orientar aluno quanto à estruturação do pensamento; orientar coleta de dados; orientar pesquisa bibliográfica; orientar pesquisa de campo; orientar pesquisa teórica; orientar utilização de normas e formas de apresentação; sugerir composição da banca examinadora;
Grade G (participar de atividades administrativas): analisar dados; analisar propostas de pesquisa; atribuir tarefas; classificar dados; coletar dados; coordenar execução do projeto; definir cronograma; definir metodologia; definir temas e escopo da pesquisa; elaborar projetos; organizar equipes; pesquisar bibliografia;
Grade H (participar de bancas examinadoras): dar parecer em publicações científicas e acadêmicas; julgar trabalhos acadêmicos e científicos; participar de comissões editoriais; propor alterações em teses e dissertações; propor trabalhos para publicação;
Grade I (participar de eventos acadêmicos): apresentar trabalhos, artigos e comunicações; assistir a eventos; coordenar mesas de debates; debater trabalhos; participar de painéis; proferir palestras; selecionar trabalhos acadêmicos para eventos;
Grade J (administrar departamentos de ensino): elaborar prestação de contas; indicar professor para contratação; organizar eventos; organizar grade curricular e horária; participar da avaliação de cursos; participar de atividades administrativas; procurar fontes de financiamentos;
Grade K (realizar atividades de extensão): assessorar projetos técnicos de economia, administração e contabilidade; auxiliar elaboração de base de dados; elaborar propostas de projetos técnicos em economia, administração e contabilidade; orientar empresa júnior e incubadoras de empresas; participação de programas de orientação profissional; propor parcerias de pesquisas com instituições privadas e públicas;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): adaptar-se a circunstâncias e situações variadas (flexibilidade); agir com responsabilidade; cumprir deveres e compromissos com pontualidade; demonstrar capacidade de análise crítica; demonstrar dinamismo; demonstrar raciocínio lógico; expressar-se com fluência verbal em língua estrangeira; expressar-se oralmente; expressar-se por escrito com fluência; interpretar textos em línguas estrangeiras; manter-se atualizado; motivar;
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.
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