CBO nº 2347-50 (professor de jornalismo):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

2: Profissionais das ciências e das artes

SubGrupo principal:

23: Profissionais do ensino

SubGrupo:

234: Professores do ensino superior

Família:

2347: Professores de ciências humanas do ensino superior

Ocupação:

2347-50: Professor de jornalismo

Sinônimos:

Código Sinômino
A ocupação nº 2347-50 não possui sinônimo(s).

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (ministrar aula): apresentar conteúdos de disciplinas; controlar freqüência; discutir textos; formular questões; indicar bibliografia; organizar seminários; promover debates; provocar reflexões; realizar atividades em laboratórios e oficinas; realizar experiências extra-sala; responder perguntas; utilizar recursos audiovisuais;

Grade B (desenvolver atividades de pesquisa e extensão): avaliar execução de atividades de extensão; avaliar execução de pesquisa; captar recursos para pesquisa e extensão; coordenar projetos de extensão; coordenar projetos de pesquisa; divulgar resultados; elaborar projetos de extensão; elaborar projetos de pesquisa; elaborar relatórios; elaborar trabalhos científicos; identificar demandas da sociedade; organizar publicações; orientar pesquisadores; participar de eventos técnico-científicos; prestar serviços à comunidade; selecionar recursos humanos; supervisionar atividades de campo; trabalhar com a comunidade;

Grade C (orientar trabalhos acadêmicos): acompanhar execução do projeto; avaliar produção do orientado; examinar produto final; orientar construção de objeto de pesquisa; orientar formulação do projeto; preparar orientando para defesa do trabalho; preparar orientando para exame de qualificação; realizar reuniões de orientação; sugerir bibliografia;

Grade D (preparar aulas): atualizar dados e informações conjunturais; elaborar material didático; elaborar plano de aula; elaborar textos; organizar atividades didáticas; realizar leituras; rever bibliografia;

Grade E (elaborar plano de ensino): acompanhar desenvolvimento de planos de ensino; avaliar ementas e programas; definir atividades extra-sala; definir critérios de avaliação; definir ementas e programas; definir metodologia; definir objetivos da disciplina; montar cronograma; pesquisar bibliografia; prever formas de avaliação; selecionar bibliografia; selecionar recursos didáticos;

Grade F (supervisionar estágios): acompanhar atividades de estágio; avaliar iniciação ao exercício profissional; elaborar programas e projetos de estágio; fiscalizar a aplicação das normas de estágio; identificar campos de estágio; orientar iniciação ao exercício profissional; propor a realização de convênios e parcerias;

Grade G (avaliar processos de ensino-aprendizagem): analisar resultados de avaliações; aplicar instrumentos de avaliação; avaliar participação em classe e extraclasse; avaliar provas; avaliar trabalhos acadêmicos programados; comentar resultados de avaliações; elaborar instrumentos de avaliação; examinar relatórios de campo; readequar processo de ensino-aprendizagem; rever prática docente; verificar freqüência;

Grade H (participar de processos de seleção e avaliação): avaliar currículos e memoriais; examinar monografias, teses e dissertações; julgar trabalhos acadêmicos; participar da elaboração de editais para concursos; selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação; selecionar candidatos em concursos;

Grade I (prestar assessoria técnico-científica): assessorar projetos de instituições; dar entrevistas; emitir laudos e pareceres técnicos; emitir parecer sobre textos para fins de publicação; prestar consultoria;

Grade J (exercer atividades acadêmico-administrativas): chefiar departamentos acadêmicos; coordenar cursos; coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas; coordenar programas de estágio; gerenciar recursos financeiros e materiais; integrar comissões; organizar eventos acadêmicos; orientar formação de acervos; participar de órgãos colegiados; prestar contas dos recursos financeiros; propor minutas de editais, portarias e resoluções;

Grade K (construir projetos político-pedagógicos): construir currículo do curso; construir política de estágio; definir diretrizes de avaliação do curso; definir linhas de pesquisa e extensão; definir perfil dos alunos; definir perfil dos docentes; definir perfil profissional; definir política de capacitação docente; identificar perfil dos docentes;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): demonstrar capacidade de argumentação; demonstrar capacidade de contextualização; demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções; demonstrar capacidade de expressão oral; demonstrar capacidade de lidar com a diversidade; demonstrar capacidade de mobilização; demonstrar capacidade de motivação; demonstrar capacidade de observação; demonstrar capacidade de polemização; demonstrar capacidade de problematizar; demonstrar capacidade de redação; demonstrar capacidade de reflexão; demonstrar capacidade de síntese; demonstrar criatividade; exercer papéis de cidadania; manter-se atualizado;

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