CBO nº 2346-76 (professor de filologia e crítica textual):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

2: Profissionais das ciências e das artes

SubGrupo principal:

23: Profissionais do ensino

SubGrupo:

234: Professores do ensino superior

Família:

2346: Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Ocupação:

2346-76: Professor de filologia e crítica textual

Sinônimos:

Código Sinômino
2346-76 Professor de crítica textual
2346-76 Professor de filologia
2346-76 Professor de filologia germânica
2346-76 Professor de filologia portuguesa
2346-76 Professor de filologia românica
2346-76 Professor de lingüística românica

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (ministrar aulas, cursos, seminários nas áreas de língua, lingüística e literatura): promover estudos inter e transdisciplinares; promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens;

Grade B (realizar pesquisas nas áreas de língua, lingüística e literatura): analisar princípios metodológicos da área; pesquisar o uso de novas tecnologiass de apoio para a área;

Grade C (orientar alunos): dar atendimento individual aos alunos; indicar bibliografia; orientar alunos na apresentação de trabalhos; orientar dissertações de mestrado; orientar teses de doutorado; orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc; orientar trabalhos de especialização; orientar trabalhos de iniciação científica; orientar trabalhos de monitoria; supervisionar estágios;

Grade D (realizar atividades de avaliação): avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos; avaliar a produção escrita de alunos; avaliar as necessidades dos alunos; avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão; avaliar grade curricular; avaliar o desenvolvimento de alunos no curso; avaliar o projeto pedagógico do curso; discutir resultados da produção discente; estabelecer critérios de avaliação; participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.); participar de júri de premiação acadêmica e científica; participar de júri de premiação cultural; preparar instrumentos de avaliação; realizar auto-avaliação;

Grade F (realizar atividades pedagógico-administrativas): atualizar acervo bibliográfico da área na instituição; discutir propostas curriculares; distribuir disciplinas; elaborar e implementar projetos de extensão; estruturar projetos pedagógicos na área; exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação; organizar horários, cronogramas, etc; participar da elaboração de propostas curriculares; participar da organização de bancas examinadoras; participar de colegiados; planejar e implementar grades curriculares; planejar orçamento; preparar programas de cursos; representar os pares em comissões externas à instituição; sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;

Grade G (organizar a produção do conhecimento na área): elaborar críticas literárias; elaborar dicionários; elaborar glossários; elaborar notas e resenhas sobre livros; escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas; escrever verbetes; organizar antologias; organizar atlas linguísticos; organizar e editar publicações científicas; organizar edições didáticas de obras literárias; organizar edições diplomáticas; realizar atividades de editoração; traduzir textos;

Grade H (divulgar conhecimentos científicos): disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais; disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais; divulgar a produção discente; organizar eventos científicos e culturais; promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.; promover intercâmbios científicos e culturais; publcar traduções de textos; realizar palestras, conferências, etc;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem; articular conhecimento de diferentes áreas; atualizar-se na carreira acadêmica; demonstrar capacidade de análise e síntese; demonstrar capacidade de interagir com os alunos; demonstrar capacidade de liderança; demonstrar capacidade de reflexão; demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza; demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira; dominar os fundamentos hitórico-teórico-metodológicos da área; estimular senso crítico dos alunos; proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais; relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais; relacionar teoria e prática; trabalhar em equipe;

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