Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
2: Profissionais das ciências e das artes
23: Profissionais do ensino
234: Professores do ensino superior
2346: Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
2346-32: Professor de literatura portuguesa
Código | Sinômino |
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A ocupação nº 2346-32 não possui sinônimo(s). |
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Grade A (ministrar aulas, cursos, seminários nas áreas de língua, lingüística e literatura): atualizar conteúdos programáticos; definir conteúdos programáticos; discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas; discutir questões sociais e culturais, em classe; discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional; elaborar material didático e paradidático; ministrar cursos de ensino à distância; programar atividades de laboratório de língua e informática; programar atividades de pesquisa; programar o uso de equipamentos de apoio; promover estudos inter e transdisciplinares; promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens; promover o estudo de textos; promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos; realizar atualização bibliográfica; realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos; selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc); selecionar textos para estudo;
Grade B (realizar pesquisas nas áreas de língua, lingüística e literatura): analisar dados e materiais de pesquisa; analisar princípios metodológicos da área; apresentar trabalhos em congressos científicos; coletar dados e materiais para pesquisa; desenvolver metodologias científicas de trabalho; elaborar projetos; elaborar relatórios e monografias; escrever textos relacionados à pesquisa; montar equipe de pesquisa; participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa; pesquisar o uso de novas tecnologiass de apoio para a área; prever recursos financeiros para pesquisa; publicar trabalhos; realizar estudos interdisciplinares; realizar levantamento bibliográfico; realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
Grade C (orientar alunos): dar atendimento individual aos alunos; indicar bibliografia; orientar alunos na apresentação de trabalhos; orientar dissertações de mestrado; orientar teses de doutorado; orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc; orientar trabalhos de especialização; orientar trabalhos de iniciação científica; orientar trabalhos de monitoria; supervisionar estágios;
Grade D (realizar atividades de avaliação): avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos; avaliar a produção escrita de alunos; avaliar as necessidades dos alunos; avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão; avaliar exame nacional de cursos; avaliar grade curricular; avaliar o desenvolvimento de alunos no curso; avaliar o projeto pedagógico do curso; discutir resultados da produção discente; estabelecer critérios de avaliação; participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.); participar de júri de premiação acadêmica e científica; participar de júri de premiação cultural; preparar instrumentos de avaliação; realizar auto-avaliação;
Grade E (realizar atividades de qualificação profissional): desenvolver atividades de pós-doutorado; elaborar dissertação de mestrado; elaborar tese de doutorado; estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa; estudar novas tecnologias de apoio ao ensino; frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc; participar de discussões sobre a área, pela internet; participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais; participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais; realizar discussões teórico-metodológicas;
Grade F (realizar atividades pedagógico-administrativas): atualizar acervo bibliográfico da área na instituição; discutir propostas curriculares; distribuir disciplinas; elaborar e implementar projetos de extensão; estruturar projetos pedagógicos na área; exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação; organizar horários, cronogramas, etc; participar da elaboração de propostas curriculares; participar da organização de bancas examinadoras; participar de colegiados; planejar e implementar grades curriculares; planejar orçamento; preparar programas de cursos; representar os pares em comissões externas à instituição; sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
Grade G (organizar a produção do conhecimento na área): elaborar críticas literárias; elaborar dicionários; elaborar glossários; elaborar livros didáticos de língua e literatura; elaborar notas e resenhas sobre livros; escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas; escrever verbetes; organizar antologias; organizar e editar publicações científicas; organizar edições didáticas de obras literárias; realizar atividades de editoração; traduzir textos;
Grade H (divulgar conhecimentos científicos): disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais; disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais; divulgar a produção discente; organizar concursos literários; organizar eventos científicos e culturais; promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.; promover intercâmbios científicos e culturais; publcar traduções de textos; realizar palestras, conferências, etc;
Grade I (prestar assessoria e consultoria): elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.; elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.); elaborar pareceres para editoras; elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa; elaborar pareceres para publicações científicas; participar da correção de exames; participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos; prestar assessoria a instituições de ensino; prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa; prestar assessoria a órgãos públicos; realizar revisão de textos e traduções; sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem; articular conhecimento de diferentes áreas; atualizar-se na carreira acadêmica; demonstrar capacidade de análise e síntese; demonstrar capacidade de interagir com os alunos; demonstrar capacidade de liderança; demonstrar capacidade de reflexão; demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza; demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira; dominar os fundamentos hitórico-teórico-metodológicos da área; estimular senso crítico dos alunos; proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais; relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais; relacionar teoria e prática; trabalhar em equipe;
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