Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
2: Profissionais das ciências e das artes
23: Profissionais do ensino
234: Professores do ensino superior
2345: Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
2345-05: Professor de ensino superior na área de didática
Código | Sinômino |
---|---|
2345-05 | Docente de ensino superior na área de didática |
2345-05 | Professor de didática (ensino superior) |
2345-05 | Professor universitário na área de didática |
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Grade A (ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação): analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino; analisar pesquisas educacionais; desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem; desenvolver atividades interativas; desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem; desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos; discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional; discutir as práticas pedagógicas dos alunos; discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional; orientar a elaboração de pesquisas dos alunos; problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas; problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos; promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento; proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos; sistematizar conteúdos;
Grade B (realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional): analisar dados e materiais de pesquisa; coletar dados e materiais para pesquisa; constituir grupos de pesquisa; divulgar resultados de pesquisas; elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo; prever fontes de financiamento; realizar revisão da literatura na área; redigir publicações científicas; redigir relatórios de pesquisa; sistematizar dados e materiais de pesquisa; treinar auxiliares de pesquisa;
Grade C (atualizar-se na área): estudar a constituição de profissões no campo educacional; estudar a legislação educacional; estudar a produção científica da área; estudar diferentes formas de comunicação; estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação; estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino; estudar outros idiomas; estudar propostas e políticas educacionais; participar de atividades culturais; participar de congressos e eventos científicos; realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
Grade D (planejar atividades relativas a cursos e pesquisas): desenvolver propostas de avaliação; elaborar programas e cronogramas; planejar a produção de materiais didáticos; planejar aulas; planejar eventos e seminários; planejar os ambientes de aprendizagem; planejar pesquisas; planejar projetos de extensão; planejar projetos de intervenção pedagógica; planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino; planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica; prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
Grade E (supervisionar formação pedagógica em estágios): acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar; orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios; supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos; supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
Grade F (orientar alunos): atender alunos, individualmente e em grupo; indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho; ler textos e relatórios produzidos pelos alunos; orientar alunos de iniciação científica; orientar monitores; orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos; orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos; orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
Grade G (avaliar o trabalho acadêmico científico): atribuir notas e conceitos; auto-avaliar-se; avaliar a própria prática de pesquisa; avaliar currículos de alunos; avaliar currículos e propostas pedagógicas; avaliar cursos; avaliar material didático; avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços; avaliar o desempenho dos alunos; avaliar o desenvolvimento das aulas; avaliar planos de ação pedagógica; avaliar políticas educacionais; avaliar projetos de extensão; avaliar projetos de pesquisa; avaliar trabalhos científicos; colaborar em comissões de avaliação; discutir resultados de avaliação; utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
Grade H (coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão): coordenar áreas, disciplinas e turmas; coordenar convênios; coordenar cursos; coordenar equipes de trabalho; coordenar eventos; coordenar grupos de pesquisa; coordenar pesquisas; coordenar projetos de extensão; coordenar projetos pedagógicos; coordenar reuniões;
Grade I (produzir material de trabalho): integrar equipe para o desenvolvimento de homepage; integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos; organizar coletâneas; organizar publicações; produzir artigos para divulgação; produzir cartazes; produzir hipertextos; produzir instrumentos de avaliação; produzir planos de cursos e de aulas; produzir textos para uso pedagógico; produzir transparências; produzir vídeos;
Grade J (prestar atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar): atuar em banca examinadora docente e discente; atuar em comissões editoriais; atuar em debates; atuar em projetos de extensão; atuar no processo de seleção de alunos e professores; elaborar pareceres; elaborar projetos de extensão; ministrar cursos para atendimento às demandas externas; prestar assessoria a órgãos públicos; prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica; proferir palestras; programar cursos para atendimento a demandas externas; realizar eventos;
Grade K (participar de atividades administrativas): exercer cargos de direção; exercer cargos de representação; gerenciar convênios; gerenciar projetos; participar de colegiados; participar de comissões; participar de reuniões; preencher relatórios de atividades; sugerir composição de bancas examinadoras;
Grade Y (comunicar-se): dialogar com as entidades representativas; dialogar com os alunos; dialogar com os professores da instituição; estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição; estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade; estabelecer relações com os órgãos de fomento;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): analisar os problemas da realidade brasileira; compromissar-se social e politicamente; demonstrar postura crítica; demonstrar postura ética; dominar a língua portuguesa; dominar conhecimentos básicos de outros idiomas; participar de associações científicas; participar de associações de classe; trabalhar com diferentes formas de interação humana; trabalhar em equipe;
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