Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
2: Profissionais das ciências e das artes
23: Profissionais do ensino
234: Professores do ensino superior
2342: Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior
2342-05: Professor de física (ensino superior)
Código | Sinômino |
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A ocupação nº 2342-05 não possui sinônimo(s). |
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Grade A (exercer atividades didáticas): atender aluno em atividade de recuperação; atender aluno extraclasse; avaliar o processo ensino-aprendizagem; coordenar disciplinas; coordenar disciplinas intercursos ou interunidades; coordenar disciplinas teóricas; coordenar laboratório de ensino; elaborar instrumento de avaliação; elaborar plano de ensino; ministrar aulas de física no ensino superior; ministrar aulas em disciplinas afins às áreas de física e química no ensino superior; planejar aula experimental; planejar aula teórica;
Grade B (desenvolver atividades de pesquisa): apresentar trabalhos em eventos científicos; coordenar projetos de pesquisa; desenvolver instrumentação; divulgar os resultados em revistas científicas; executar projetos de pesquisa; formar recursos humanos; formular projetos de pesquisa; gerar conhecimento; gerar patentes; organizar eventos científicos; prestar consultoria ad-hoc; proferir conferências;
Grade C (realizar atividades de extensão): divulgar resultados de pesquisa para o grande público; interagir com o ensino médio e fundamental; ministrar cursos de aperfeiçoamento; ministrar cursos de especialização; organizar atividades de extensão; organizar eventos; prestar consultoria; prestar serviços técnico-científicos; realizar atividades de educação continuada;
Grade D (formar profissionais): dirigir trabalho de final de curso; incentivar a participação de alunos em eventos e congressos; orientar alunos em pós-graduação; orientar alunos em projetos de especialização; orientar dissertação de mestrado; orientar iniciação científica; orientar monografias; orientar tese de doutorado; participar em bancas examinadoras; supervisionar estágios; tutorar alunos;
Grade E (atualizar conhecimentos): cursar especialização; cursar pós-graduação estrito senso; cursar pós-graduação lato senso; familiarizar-se com novas tecnologias de ensino; participar de atividades de extensão; participar de congressos; participar de cursos de aperfeiçoamento; participar de seminários; realizar estágios de pós-doutorado; realizar estágios exógenos;
Grade F (preparar material didático): atualizar experimentos; avaliar textos; escrever livros; escrever roteiros de laboratório; introduzir experimentos; produzir mídia eletrônica; utilizar demonstrações experimentais em aulas teóricas;
Grade G (agir na administração de instituições de ensino superior): atuar em colegiados; chefiar departamentos; coordenar cursos; dirigir instituições; dirigir unidades; participar em comissões; paticipar do planejamento do quadro de pessoal; produzir pareceres;
Grade H (coordenar cursos): adequar projeto pedagógico; avaliar o projeto pedagógico; elaborar estrutura curricular; executar estrutura curricular; executar o projeto pedagógico; propor ementas; propor projeto pedagógico;
Grade I (atuar em políticas públicas): assessorar órgãos públicos; definir diretrizes curriculares; divulgar método científico; participar de sociedades científicas nacionais;
Grade J (definir a infra-estrutura pertinente): acompanhar a instalação dos equipamentos; elaborar orçamento; panejar salas de instrumentos; planejar bibliotecas; planejar laboratório de ensino; planejar laboratório de pesquisa; planejar salas de aula;
Grade K (estruturar processos seletivos): avaliar estágio probatório; corrigir provas; definir procedimentos; elaborar normas; entrevistar candidatos; participar em bancas de concurso; preparar provas; selecionar professores;
Grade L (participar do processo de avaliação institucional): atualizar curriculum vitae; coletar dados; elaborar prestação de contas; organizar dados; produzir instrumentos de avaliação; produzir relatórios;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): aprender de forma autônoma e contínua; atuar inter, multi e transdisciplinarmente; comunicar-se com eficiência; demonstrar curiosidade; demonstrar espírito empreendedor; demonstrar senso crítico; dominar os conteúdos pertinentes à área; manter atualizada a cultura geral; reconhecer as relações do desenvolvimento da química, física e astronomia com outras áreas do saber; respeitar ética profissional; saber expressar-se em público;
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