Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
2: Profissionais das ciências e das artes
23: Profissionais do ensino
234: Professores do ensino superior
2341: Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior
2341-20: Professor de computação (no ensino superior)
Código | Sinômino |
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2341-20 | Professor de informática (no ensino superior) |
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Grade A (lecionar matemática, estatística, computação): atender extra-classe para esclarecimentos complementares; ministrar aulas presencialmente ou à distância; organizar atividades práticas (sala de aula, campo e laboratório); preparar aulas e avaliações; preparar material suporte: didático, laboratório e outros; recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento;
Grade B (realizar pesquisas): averiguar adequação de modelos visando à validação; coletar e analisar dados; construir protótipos de modelos e produtos; desenvolver hardware: equipamentos e componentes computacionais; desenvolver software, algoritimos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros; desenvolver teorias; elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa; elaborar projetos; idealizar planejamentos estatísticos de experimentos; interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa; interpretar resultados; investigar o estado da arte do tema proposto; levantar questões a serem investigadas; montar bancos de dados; testar hipóteses; utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos;
Grade C (produzir trabalhos acadêmicos (técnicos, didáticos e científicos)): editar livros e revistas; escrever artigos técnicos científicos; escrever livros técnicos, científicos e didáticos; preparar apresentações, demonstrações e exposições; produzir relatórios técnicos e de pesquisa; produzir software e hardware; produzir textos didáticos; produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais; traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos;
Grade D (orientar alunos): co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação; orientar a vida acadêmica dos alunos; orientar alunos em atividade de iniciação científica; orientar alunos monitores (graduandos); orientar alunos para a criação de novos empreendimentos; orientar auxiliares de ensino (graduados); orientar doutorandos; orientar estágios; orientar estágios de pós-doutorado; orientar estágios docentes (ped-capes); orientar estudantes para competições academicas; orientar mestrandos; orientar monografias de conclusão de curso;
Grade E (planejar e implementar cursos e disciplinas): definir o perfil do corpo docente e discente; elaborar critérios para admissão de alunos; elaborar cursos de aperfeiçoamento; elaborar cursos de especialização; elaborar cursos de extensão; elaborar projetos pedagógicos; implementar laboratórios de ensino; indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais; planejar disciplinas; projetar laboratórios de ensino; propor novos métodos de ensino; revisar periodicamente a grade curricular;
Grade F (avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições): avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas; avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais; avaliar o desempenho do aluno; avaliar o desempenho funcional de seus pares; avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações; emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas; emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos à publicação; participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos;
Grade G (coordenar atividades acadêmico-científicas): coordenar a política científica de bibliotecas; coordenar a política científica de laboratórios; coordenar cursos de extensão; coordenar cursos de graduação; coordenar cursos de pós-graduação; coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente à várias turmas; coordenar eventos científicos; coordenar grupos de trabalho em associações científicas; coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão;
Grade H (prestar assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica): assessorar a criação de empresas-júniores; assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos; assessorar as atividades das empresas-júniores; assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec; assessorar na solução de problemas que envolvam a implantação de sistemas computacionais; assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios; assessorar pesquisas da comunidade; assessorar profissionais de diversas áreas; assessorar, científicamente, a organização de eventos; exarar pareceres técnicos para fins legais e outros; integrar o corpo editorial de publicações científicas; transferir conhecimento para empresas e outros órgãos;
Grade I (colaborar em atividades institucionais): buscar fontes de financiamento; chefiar departamentos; dirigir unidades acadêmicas; estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil; gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão; implantar laboratórios; participar da administração de associações científicas; participar da administração de órgãos de classe; participar da organização de processos de seleção; participar de comissões; participar de comissões de organização de eventos; realizar intercâmbios técnico-científicos; representar a categoria em órgãos colegiados;
Grade Y (comunicar-se): criar lista de discussão; dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade; disponibilizar material didático ´on line´; disponibilizar ´on-line´ artigos, relatórios e software; disseminar resultados de pesquisa; divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação; divulgar trabalhos em revistas e periódicos; escrever artigos de opinião na imprensa; escrever resenhas; participar de eventos científicos; proferir palestras; realizar visitas científicas; utilizar correio eletrônico (e-mail);
Grade Z (demonstrar competências pessoais): buscar e assimilar teorias e novas tecnologias; constituir grupos de pesquisa; dar concretude aos conceitos abstratos; demonstrar criatividade; demonstrar objetividade; detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa; diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatistíca e computação; dominar sua área de conhecimento; empreender projetos em negócios; expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito; manifestar empatia; manter-se atualizado; motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa; raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir; reformular suas idéias; relacionar teoria à prática; trabalhar em equipe; trabalhar interdisciplinarmente;
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