Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
2: Profissionais das ciências e das artes
23: Profissionais do ensino
233: Professores e instrutores do ensino profissional
2332: Instrutores de ensino profissional
2332-25: Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
Código | Sinômino |
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2332-25 | Instrutor de aprendizagem em comunicação |
2332-25 | Instrutor de aprendizagem em informática |
2332-25 | Instrutor de aprendizagem em transportes |
2332-25 | Instrutor de informática |
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Grade A (desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional): criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho; criar situações de trabalho em equipe; criar situações interativas com o mercado de trabalho; criar situações operacionais de atividades; criar situações para revisão e incorporação de valores éticos; desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho; desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas; desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade; desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene; desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos; direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão; empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem; ensinar procedimentos e técnicas de trabalho; estimular os alunos na busca de conhecimento; simular situações atuais de trabalho; testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem; utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
Grade B (planejar metas e estratégias de ações educacionais): definir metodologias e técnicas de ensino; elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas; elaborar os planos de aula; fixar metas educacionais para a escola; participar de atividades de elaboração do plano de curso; participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola; preparar material didático; prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários; programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos; programar a utilização de material didático-pedagógico; programar calendário de atividades para estágios de alunos; projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino; propor cronograma de atividades pedagógicas; propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado; prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho; revisar as metodologias e técnicas de ensino; selecionar material pedagógico; selecionar recursos didáticos; tomar parte na elaboração do calendário escolar; tomar parte na organização do currículo escolar;
Grade C (avaliar o processo de ensino-aprendizagem): analisar as avaliações; analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições; auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso; avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação; avaliar competências adquiridas anteriormente; avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área; avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho; coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos; corrigir trabalhos, provas, exercícios; estabelecer referenciais de avaliação; fixar critérios de avaliação dos alunos; identificar características e interesses pessoais dos alunos; utilizar refernciais de avaliação normatizados;
Grade D (elaborar material pedagógico): adequar material pedagógico; confeccionar apostilas para apoio às aulas; investigar diferentes recursos didáticos; organizar exposições de produtos; preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos; preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem; preparar modelos para o ensino e a aprendizagem; preparar recursos audio-visuais; processar materiais para a utilização em ensino; revisar material pedagógico;
Grade E (sistematizar estudos, informações e experiências sobre a área ensinada): coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação; identificar novas fontes para atualização; pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho; sistematizar a legislação na sua área; sistematizar a produção científica da área; sistematizar as mudanças dos processos de trabalho; sistematizar as mudanças tecnológicas; sistematizar as normas técnicas; sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho; sistematizar os termos técnicos da área;
Grade F (garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem): cuidar das condições de segurança e higiene do aluno; efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas; garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem; manusear materiais normatizados ou não-normatizados; mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente; orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo; tomar providências em casos de emergência; tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes); verificar o estado dos equipamentos de segurança;
Grade G (zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho): conferir a execução da manutenção; consultar manual do equipamento para manutenção; controlar o estoque de peças de reposição; demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas; executar a manutenção preventiva; executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas; limpar os equipamentos; solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
Grade H (fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios): auxiliar no processo seletivo de novos instrutores; especificar equipamentos para manutenção e reposição; preencher diários de classe ou similares; preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos; preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos; preencher planilhas de custo; preencher relatórios de participação em atividades externas e internas; preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques; registrar as tarefas executadas pelos alunos; registrar controles de estoque; registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
Grade I (prestar serviços à comunidade): desenvolver atividades para troca de experiências profissionais; ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda; ministrar palestras para públicos de fora da escola; negociar projetos e cursos; participar da captação de recursos financeiros e físicos; participar de ações institucionais com objetivo social; participar de campanhas educativas; prestar assessoria técnica à comunidade; promover a exposição e venda de produtos do curso; promover intercâmbios institucionais; realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
Grade Y (comunicar-se): confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas; dialogar com membros e instituições da comunidade; dialogar com os alunos; dialogar com os meios de comunicação de massa; dialogar com os outros professores; dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos; dialogar com outros setores ou unidades da escola; divulgar idéias através de projetos de ensino; encaminhar alunos para atendimentos específicos; expor idéias e opiniões em reuniões da escola; integrar-se em eventos da área; organizar exposições dos produtos elaborados na escola; orientar os alunos;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): agir eticamente na profissão; autoavaliar-se; comprovar capacidade de aplicação do conhecimento; comprovar certificação das competências; comprovar experiência na área específica; comprovar qualificação profissional na área de atuação; criar relacionamentos de confiabilidade; demonstar capacidade de avaliação; demonstrar capacidade de aprendizagem; demonstrar capacidade de atenção para situações de risco; demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos; demonstrar capacidade de organização; demonstrar capacidade de trabalho em equipe; demonstrar criatividade; demonstrar flexibilidade; demonstrar liderança; demonstrar perseverança; demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais; demonstrar tolerância e paciência; expressar-se com clareza; orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
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