CBO nº 2331-20 (professor de técnicas comerciais e secretariais):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

2: Profissionais das ciências e das artes

SubGrupo principal:

23: Profissionais do ensino

SubGrupo:

233: Professores e instrutores do ensino profissional

Família:

2331: Professores do ensino profissional

Ocupação:

2331-20: Professor de técnicas comerciais e secretariais

Sinônimos:

Código Sinômino
A ocupação nº 2331-20 não possui sinônimo(s).

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (ensinar): adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem; apresentar esquemas e painéis explicativos; explicar conceitos e princípios; ministrar aulas teórico-práticas; monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios; operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino; orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas; orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos; orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos; orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas; orientar os alunos para procura de informações específicas; orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo; realizar demonstrações teórico-práticas; solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos;

Grade B (planejar o trabalho docente): definir atividades e cronograma; definir metodologias de mediação de aprendizagem; definir o perfil profissional pretendido; diagnosticar o perfil de entrada da demanda; interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho; participar do planejamento de horários e calendário escolar; participar do planejamento do curso; participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola; planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade; preparar as aulas; prever a manutenção de equipamentos e instalações; propor a aquisição de equipamentos de segurança; selecionar conteúdos; selecionar material didático e bibliográfico; sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico;

Grade C (avaliar a aprendizagem e o ensino): acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem; analisar especificações técnicas de equipamentos para compra; aplicar instrumentos de avaliação; avaliar o desempenho de alunos em estágios; avaliar relatórios de estágios; compor instrumentos de avaliação; efetuar atividades de recuperação de aprendizagem; efetuar avaliação diagnóstica dos alunos;

Grade D (pesquisar): coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional; consultar diferentes fontes de informação; elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento; informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente; participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras; pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins;

Grade E (desenvolver recursos didáticos): adaptar equipamentos e utensílios de laboratório; desenvolver aplicativos educacionais; desenvolver recursos audio-visuais; elaborar material didático impresso; organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores;

Grade F (produzir registros escritos e gráficos): preencher diários de classe; preencher fichas de estágios; preencher registro e controle de equipamentos e materiais; preencher requisição de serviços materiais; produzir laudos técnicos; produzir relatórios; redigir o plano de ensino; registrar ocorrências de diferentes naturezas;

Grade G (realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação): aplicar provas em processo seletivos; assessorar a própria instituição; assessorar tecnicamente a comunidade; assessorar tecnicamente instituições; conceber provas para processos seletivos; coordenar processos de seleção; corrigir provas para processos seletivos; gerar produtos e projetos; implementar orientações técnicas para a comunidade; integrar bancas de diversas naturezas; ministrar cursos de formação e extensão; proferir palestras e conferências; realizar certificação e qualificação; realizar consultorias técnicas; realizar parcerias; realizar testes, ensaios, análises laboratoriais;

Grade H (trabalhar com higiene e segurança): opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança; por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança; recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos; recomendar o uso correto de equipamentos de segurança; sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança; vistoriar os equipamentos e instalações;

Grade I (promover educação ambiental): fomentar ações de preservação ambiental; orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo; orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente; orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício; orientar para a classificação e destinação do lixo; promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema;

Grade Y (comunicar-se): comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola; divulgar o trabalho da escola; divulgar propostas de trabalho e convênios; divulgar trabalhos da área profissional; encaminhar alunos para estágios profissionais; encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos; encaminhar registros para as autoridades competentes;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): analisar e resolver problemas; contextualizar continuamente os conteúdos; demonstrar capacidade de gerenciamento da informação; demonstrar capacidade de mudança; demonstrar curiosidade intelectual; demonstrar ética profissional; demonstrar flexibilidade; demonstrar motivação; estagiar em instituições; estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema; estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento; estimular a busca de conhecimento; estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança; estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação; estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão; estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo; estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade; executar pesquisas; exercer atividades de coordenação e gestão; exercer liderança cooperativa; garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização; instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições; integrar continuamente teoria e prática; observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança; orientar projetos de pesquisa; participar de atividades culturais e de lazer; participar de grupos de estudo e de pesquisa; participar de intercâmbios culturais; propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante; representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos; respeitar as diferenças e diversidades; tomar parte em bancas de concursos internos; tomar parte em colegiados; tomar parte em comissões de diversas naturezas; trabalhar em equipe; utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem;

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