CBO nº 2321-20 (professor de educação física no ensino médio):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

2: Profissionais das ciências e das artes

SubGrupo principal:

23: Profissionais do ensino

SubGrupo:

232: Professores do ensino médio

Família:

2321: Professores do ensino médio

Ocupação:

2321-20: Professor de educação física no ensino médio

Sinônimos:

Código Sinômino
A ocupação nº 2321-20 não possui sinônimo(s).

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (ensinar): desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos; desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade; desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas; desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina; desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos; informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano; instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo; ministrar aulas teóricas e práticas; modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem; orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos; transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem; transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;

Grade B (acompanhar a produção da área educacional e cultural): atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação; freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins; freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas; informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica; informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento; integrar grupos de estudos interdisciplinares; ler jornais, revistas, periódicos e livros; reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;

Grade C (planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico): ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola; conceber o projeto pedagógico da escola; definir conteúdos e atividades interdisciplinares; definir o calendário; definir objetivos para a área de conhecimento; determinar temas e conteúdos da disciplina; discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição; escolher material didático e pedagógico; examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola; indicar compra de material didático e pedagógico; levantar bibliografia de material didático e pedagógico; levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático; organizar cursos para professores e comunidade; organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos; propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações; sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos; tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;

Grade D (avaliar o processo de ensino e aprendizagem): analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico; aplicar instrumentos de avaliação; atentar para reações dos alunos na sala; avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos; corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação; diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos; diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem; discutir a prática docente em reuniões pedagógicas; discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola; elaborar instrumentos de avaliação; indicar os avanços da aprendizagem; medir o conhecimento específico; realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos; rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados; subsidiar os alunos para auto-avaliação;

Grade E (preparar aulas): adequar material pedagógico aos objetivos da aula; adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível; adequar o planejamento às aulas; apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno; coletar diferentes recursos didáticos para a aula; eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino; estruturar a transmissão do conhecimento; pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula; produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola; selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula; selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula; selecionar textos e bibliografia da aula;

Grade F (participar de atividades institucionais): assumir cargos de coordenação, representação, direção; compor conselhos de classes e escolares deliberativos; concorrer em certames literários, científicos e esportivos; influir na decisão da aquisição de material didático; intervir na definição dos orçamentos da escola; preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação; reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos; tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola; tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;

Grade Y (comunicar-se): atender pais e alunos; comunicar resultados das avaliações dos alunos; demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente; demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias; dialogar com os alunos; discutir questões pedagógicas com os pares; estabelecer empatia com os alunos; informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente; interagir com os alunos; manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes; manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos; redigir relatórios de atividades docentes e discentes; relacionar-se com a comunidade escolar; requisitar material pedagógico; solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos; solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas; solicitar participação dos pais nos eventos da escola; solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente; solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): acompanhar processo de aprendizagem; administrar conflitos; atuar nas associações sindicais e acadêmicas; contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola; desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos; dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica; estimular a continuidade da escolaridade; estimular a participação do aluno nas atividades; estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas; estimular o aluno para a aprendizagem contínua; expressar-se com clareza; garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas; incentivar a capacidade criadora dos alunos; informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento; manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula; preparar-se para concursos docentes; refletir continuamente sobre a própria prática docente; respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar; sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano; zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor; zelar por uma postura ética na ação pedagógica;

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