CBO nº 2313-40 (professor de matemática do ensino fundamental):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

2: Profissionais das ciências e das artes

SubGrupo principal:

23: Profissionais do ensino

SubGrupo:

231: Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental

Família:

2313: Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Ocupação:

2313-40: Professor de matemática do ensino fundamental

Sinônimos:

Código Sinômino
2313-40 Professor de matemática na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (promover a educação dos alunos): adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem; adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem; contextualizar os conhecimentos; criar situações múltiplas de aprendizagem; decodificar diferentes códigos e linguagens; desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento; desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania; desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea; desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos; desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes; desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades; expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem; ministrar aulas; observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar; orientar a auto-avaliação dos alunos; orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem; orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo; orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente; possibiltar a apropriação de conhecimentos; promover jogos e atividades de caráter cooperativo; promover palestras e outras atividades sobre valores éticos; propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem; propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe; sistematizar o conhecimento;

Grade B (planejar cursos, aulas e atividades escolares): definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente; definir processos e critérios de avaliação; determinar os objetivos do curso e da disciplina; elaborar cronogramas das atividades da disciplina; elaborar o projeto pedagógico; elencar temas para projetos pedagógicos; estabelecer as metodologias de ensino; levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos; listar material escolar básico; organizar a bibliografia; prever participação em eventos culturais e científicos; prever recursos materiais e didáticos; propor atividades culturais; propor calendário de avaliação escrita; propor estudos interdisciplinares; propor opções para o horário de trabalho; propor regras comuns para comunidade escolar; selecionar os conteúdos; selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos; sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;

Grade C (avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados): analisar a auto-avaliação dos alunos; analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações; avaliar a frequência dos alunos; avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares; avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar; avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série; corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos; diagnosticar o nível pedagógico dos alunos; elaborar os instrumentos de avaliação; identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem; sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;

Grade D (registrar práticas escolares de caráter pedagógico): preencher diário de classe; preencher formulários com notas e faltas; registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe; registrar atividades culturais e pedagógicas; registrar atividades extracurriculares; registrar avaliações e resultados; registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;

Grade E (estudar): acompanhar as mudanças na área da educação; aprender novas tecnologias; consultar bibliotecas; consultar legislação; freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais; ler literatura específica da área de conhecimento; trocar experiências com os professores através de reuniões;

Grade F (participar das atividades educacionais e comunitárias da escola): analisar o plano de gestão da escola; organizar atividades comunitárias; participar da elaboração do plano de gestão da escola; participar da gestão escolar nos colegiados; participar das assembléias escolares;

Grade Y (comunicar-se): comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos; comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos; debater projetos interdisciplinares com os alunos; dialogar com a direção e coordenações da escola; discutir projetos interdisciplinares com colegas; encaminhar alunos para serviço de orientação escolar; esclarecer os critérios de avaliação para os alunos; realizar reuniões com os pais para orientação; socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação; solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): agir eticamente; assumir funções administrativo-pedagógicas; colocar-se disponível para os alunos; construir relações de confiança com os alunos; contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos; contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos; conviver com as idéias ou posições contrárias; demonstrar capacidade de diálogo; demonstrar capacidade de intervir na realidade; demonstrar controle emocional; demonstrar criatividade e iniciativa; demonstrar liderança; demonstrar pontualidade e assiduidade; demonstrar solidariedade; empregar recursos e procedimentos didáticos; escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais; estimular a troca de conhecimento; expressar-se com clareza; falar segundo as normas ortográficas e gramaticais; incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários; respeitar a heterogeneidade dos alunos; respeitar os limites dos alunos; revelar interesses multidisciplinares; trabalhar em equipe;

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