Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
2: Profissionais das ciências e das artes
23: Profissionais do ensino
231: Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
2312: Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)
2312-05: Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série)
Código | Sinômino |
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2312-05 | Professor de suplência do ensino fundamental (primeira a quarta série) |
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Grade A (ministrar aulas): adaptar conteúdos para séries diferentes da mesma classe (classes multisseriadas); convencionar regras de convivência; discutir o conteúdo científico com os alunos; empregar atividades de recuperação paralela; expor os trabalhos dos alunos durante a aula; iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização; monitorar trabalhos em grupo; orientar o aluno em atividades artísticas e corporais; orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita; orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço; orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais; orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos; orientar o aluno para atitudes de convívio social; propor atividades de comunicação oral ao aluno; propor atividades diversas baseadas no mesmo tema; propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis (dst); propor situações-problema aos alunos; propor trabalhos e atividades; relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos; relacionar os conteúdos aos temas transversais; trabalhar conceitos de família e cidadania; trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos;
Grade B (preparar aulas): analisar material didático e paradidático; criar atividade paralela de reforço; criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos; criar material didático; definir metodologias de ensino; determinar objetivo da aula; explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma; listar fontes de pesquisa para o aluno; pesquisar material didático e paradidático; produzir material didático; revisar conteúdos; selecionar material didático;
Grade C (efetuar registros burocráticos pedagógicos): anotar ocorrências anômalas; preencher fichas descritivas; redigir relatório sobre alunos com problemas; registrar aulas previstas e dadas; registrar conceitos e notas dos alunos; registrar conteúdos e atividades ministrados; registrar frequência dos alunos; registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem; relatar evasão escolar;
Grade D (participar na elaboração do projeto pedagógico): amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa; caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos; definir estratégias de ensino; definir temas transversais e interdisciplinares; integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola; opinar sobre propostas pedagógicas; sugerir formas para qualificação do docente; sugerir metodologias de ensino; sugerir objetivos gerais e específicos; sugerir projetos para a comunidade escolar;
Grade E (planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais): ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno; ajustar planejamento à classe; estabelecer conteúdos mínimos por série; estabelecer cronograma de atividades; estabelecer estratégicas de recuperação do aluno; estabelecer objetivos gerais e específicos do curso; planejar as atividades periódicas da área;
Grade F (avaliar os alunos): acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno; acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno; acompanhar reuniões de conselho de classe e série; acompanhar trabalho diário do aluno; aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno; aplicar instrumentos diversos de avaliação; atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno; avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos; corrigir trabalhos dos alunos; estabelecer estratégias de avaliação; fixar objetivos de avaliação; levantar o perfil cognitivo e social dos alunos; refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações;
Grade G (atuar em reuniões administrativas e pedagógicas): atuar em assembléias escolares e conselhos de escola; atuar em reuniões de professores; atuar em reuniões periódicas de planejamento; escolher temas para reuniões; programar pauta das reuniões;
Grade H (organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas): formar grupos para atuação nos eventos; instruir os alunos para participar dos eventos; organizar palestras; organizar visitas a espaços culturais; preparar instrumentos para registro do evento; preparar o cronograma dos eventos; preparar roteiro de observação para os alunos; solicitar autorização da direção da escola para realização do evento; traçar os objetivos dos eventos;
Grade Y (comunicar-se): apresentar relatórios às autoridades competentes; comunicar-se com diferentes faixas etárias; contatar instituições para viabilização de atividades; dialogar com os alunos; divulgar a produção da escola na comunidade; divulgar os eventos da escola; divulgar os trabalhos dos alunos; expressar-se em vários níveis de linguagem; interagir com a comunidade escolar; notificar os pais sobre a situação dos alunos; trocar experiências com os pares e especialistas;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): apresentar capacidade de trabalho em equipe; atualizar-se; consultar legislação educacional; dominar a modalidade escrita da língua; exercer autoridade com critério; manter vínculos afetivos com os alunos; proceder com clareza; proceder com criatividade; proceder com ética e moral;
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