Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
2: Profissionais das ciências e das artes
23: Profissionais do ensino
231: Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
2311: Professores de nível superior na educação infantil
2311-10: Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
Código | Sinômino |
---|---|
2311-10 | Professor de creche |
2311-10 | Professor de jardim de infância (nível superior) |
2311-10 | Professor de maternal (nivel superior) |
2311-10 | Professor de minimaternal |
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grade A (promover a educação dos alunos): estabelecer limites; estabelecer normas e regras de conduta; estabelecer rotinas; mediar situações de conflitos no grupo; orientar os pais sobre alimentação saudável; orientar sobre hábitos alimentares; orientar sobre noções de higiene; orientar sobre noções de segurança; proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter); proceder à retirada da mamadeira; promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania; promover a convivência social (socializar); promover atividades integradoras; rever normas de conduta com as crianças;
Grade B (promover a relação ensino-aprendizagem): alfabetizar os alunos; atender alunos, individualmente; brincar com os alunos; cantar; contar histórias; corrigir trabalhos com os alunos; criar situações de aprendizagem; dançar; desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar); desenvolver trabalhos coletivos; dramatizar histórias e situações do cotidiano; escrever para os alunos; expor conteúdos; improvisar atividades; ler para os alunos; ministrar aulas; passar lição de casa; passear com os alunos; realizar visitas temáticas; trabalhar áreas de conhecimento;
Grade C (cuidar dos alunos): acolher os alunos; acompanhar a refeição; acompanhar momento de sono; acompanhar os alunos nas atividades recreativas; alimentar os alunos; auxiliar os alunos na colocação roupas; banhar alunos; intervir em situações de risco para os alunos; prestar primeiros socorros; trocar fraldas e roupas em geral;
Grade D (planejar a prática educacional): construir material didático; criar recursos didáticos; definir conteúdo programático do ano letivo; definir critérios de agrupamentos de alunos; definir estratégias pedagógicas; estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos; planejar a rotina dos alunos; preparar adaptação de casos especiais; preparar projetos para interação com a comunidade; preparar projetos pedagógicos; programar atividades diárias; programar atividades extraclasses; reconhecer as características do grupo e sub-grupos; reelaborar o planejamento; selecionar recursos didáticos; sondar necessidades e potencialidades do grupo; sondar o conhecimento prévio dos alunos;
Grade E (avaliar as práticas pedagógicas): avaliar o desenvolvimento cognitivo; avaliar o desenvolvimento psicomotor; avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo; discutir casos específicos com a coordenação; documentar as observações; elaborar instrumentos de avaliação; elaborar relatórios de avaliação dos alunos; observar a interação dos alunos; observar o comportamento dos alunos; realizar auto-avaliação; revisar o planejamento;
Grade F (organizar as atividades): agrupar os alunos; encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais; guardar o material; organizar a entrada e a saída dos alunos; organizar a refeição; organizar comemorações de aniversário; organizar eventos; organizar o espaço das atividades; organizar o material didático; preparar a sala; preparar o ambiente para as atividades; preservar equipamentos, espaços e mobiliário; receber alunos novos;
Grade G (pesquisar): analisar situações de aprendizagem; estudar casos (situações especiais); levantar bibliografia; participar de cursos e treinamentos profissionais; pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições); pesquisar conteúdos; pesquisar recursos didáticos;
Grade H (interagir com a família e a comunidade): atender pais; convidar personalidades e entidades; enviar comunicados ao pais; ministrar reuniões de pais; participar de eventos da comunidade; preparar reunião de pais; prestar esclarecimento aos pais; promover encontros e atividades com os pais; receber comunicados dos pais (agenda, circular);
Grade I (realizar tarefas administrativas): comprar material; conferir material; controlar a saída de alunos; convocar pais de alunos; encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída); encaminhar documentos e relatórios à secretaria; estimar a necessidade de material; participar de reuniões e encontros (coordenação, professores); preencher documentos com informações dos alunos; registrar entrevistas com os pais; registrar freqüência dos alunos; registrar ocorrências; requisitar material; selecionar material;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): demonstrar alegria; demonstrar autocontrole; demonstrar bom humor; demonstrar bom senso; demonstrar capacidade de compreensão oral; demonstrar capacidade de tomar decisões; demonstrar criatividade; demonstrar dinamismo; demonstrar disciplina; demonstrar disposição; demonstrar empatia; demonstrar ética; demonstrar flexibilidade; demonstrar organização; demonstrar paciência; demonstrar preparo físico; demonstrar sensibilidade; lidar com a diversidade cultural, social e econômica; manter-se atualizado; mostrar-se atento;
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.
Que tal a proposta: Acessou um conteúdo e gostou, faça um Pix para nos ajudar:
Cadastre-se na lista de doadores mensais. A doação é realizada através de ambiente seguro, protegido e pode ser cancelada a qualquer momento:
Se prefirir efetuar transferência bancária, entre em contato pelo fale Conosco e solicite os dados bancários. Também estamos abertos para parcerias.