Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
2: Profissionais das ciências e das artes
22: Profissionais das ciências biológicas, da saúde e afins
226: Profissionais de saúde em praticas integrativas e complementares
2263: Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas
2263-15: Equoterapeuta
Código | Sinômino |
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A ocupação nº 2263-15 não possui sinônimo(s). |
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Grade A (realizar atendimento terapêutico): aplicar atividades equoterápicas; elaborar processo de alta; estabelecer contrato terapêutico; estabelecer vínculo cavalo-praticante-mediador (aproximação); estimular alinhamento biomecânico do praticante; estimular autonomia e independência; organizar grupos terapêuticos; realizar estimulação multisensorial; realizar sessões temáticas;
Grade B (analisar evolução terapêutica): adequar planejamento terapêutico; analisar envolvimento do indivíduo com processo terapêutico; analisar interação praticante-cavalo; discutir casos com equipe multidisciplinar; estabelecer critérios de alta; estabelecer critérios de observação; estabelecer indicadores de resultados; observar aspectos multidimensionais da saúde; observar desenvolvimento bio-psico-social; observar sinais de mudanças;
Grade C (realizar planejamento terapêutico): adequar material; adequar técnicas; definir equipe de atendimento; definir estratégias de atendimento terapêutico; definir objetivos de atendimento terapêutico; definir prioridades no atendimento; definir tipo de atendimento (individual ou em grupo); escolher ambiente terapêutico; estabelecer número, duração e frequência de sessões; estabelecer plano terapêutico; identificar indicações e contra-indicações relativas; preparar ambiente terapêutico; selecionar cavalo; selecionar material de encilhamento; selecionar material terapêutico; selecionar programas, métodos e técnicas equoterapêuticos;
Grade D (avaliar condições de clientes/pacientes/usuários/praticantes/interagentes t/interagente icantes): analisar exames complementares; analisar laudos e pareceres de outros profissionais; analisar perfil da comunidade; aplicar instrumentos de avaliação; avaliar condições gerais de clientes/pacientes/usuários/praticantes/interagente; avaliar condições sensorio-motoras, cognitivas e emocionais; avaliar relação com cavalo; estabelecer diagnóstico; participar de diagnóstico diferencial; realizar anamnese; realizar avaliação do contexto sociocultural; realizar devolutiva; realizar exame clínico; realizar prognóstico; solicitar avaliação de outros profissionais; sugerir exames complementares; utilizar protocolos de avaliação;
Grade E (orientar clientes/pacientes/usuários/familiares/cuidadores/interagentes): demonstrar procedimentos e rotinas; envolver familiares, cuidadores e educadores no processo terapêutico; esclarecer dúvidas; estimular adesão e continuidade ao tratamento; informar riscos / limites inerentes ao tratamento; orientar atividades de vida diária; orientar mudanças de hábitos e comportamentos; propor atividades; realizar visitas domiciliares e a instituições; verificar compreensão da orientação;
Grade F (executar atividades técnico-científicas e administrativas): atuar em programas de educação; atuar em programas sociais; coordenar projetos e programas; coordenar serviços (saúde, educação, etc.); desenvolver novas tecnologias; elaborar projetos e programas; gerenciar recursos financeiros; gerenciar recursos humanos; implantar projetos e programas; implementar programas de prevenção e promoção da saúde; organizar eventos técnico-científicos; participar de eventos técnico-científicos; prestar consultorias e assessorias; realizar pesquisas; supervisionar equipes técnicas (estagiários, outros profissionais);
Grade G (trabalhar com segurança): analisar riscos do uso de material terapêutico; conferir condições dos materiais; higienizar materiais; observar comportamento do cavalo; participar de treinamentos de segurança; realizar conservação dos materiais de encilhamento; treinar cavalo; usar epi; verificar paramentação do praticante;
Grade Y (comunicar-se): compartilhar informações com outros profissionais; elaborar ficha terapêutica; elaborar produções técnico-científicas; elaborar relatórios; emitir laudos e pareceres; encaminhar pacientes/clientes/usuários/interagentes a outros profissionais; ministrar cursos e palestras; participar de reuniões com equipes multidisciplinares; produzir material informativo; registrar dados de atendimento;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): contornar situações adversas; demonstrar atenção difusa e focada; demonstrar capacidade de comunicação não verbal; demonstrar criatividade; demonstrar dinamismo; demonstrar empatia; demonstrar equilíbrio emocional; demonstrar escula acolhedora; demonstrar flexibilidade; demonstrar habilidade de manejo, equitação e relacionamento com cavalo; demonstrar objetividade; demonstrar organização; demonstrar perseverança; demonstrar raciocínio clínico; demonstrar raciocinio transdisciplinar; demontrar capacidade de liderança; estabelecer vínculo; trabalhar em equipe;
Me chamo Raphael AMARAL e sou o idealizador deste Portal. Aqui, todas as publicações são de livre acesso e 100% gratuitas, sendo que a ajuda que recebemos dos leitores é uma das poucas fontes de renda que possuímos. Devido aos altos custos, estamos com dificuldades em mantê-lo funcionando, assim, pedimos sua doação.
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