CBO nº 2241-40 (profissional de educação física na saúde):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

2: Profissionais das ciências e das artes

SubGrupo principal:

22: Profissionais das ciências biológicas, da saúde e afins

SubGrupo:

224: Profissionais da educação física

Família:

2241: Profissionais da educação física

Ocupação:

2241-40: Profissional de educação física na saúde

Sinônimos:

Código Sinômino
A ocupação nº 2241-40 não possui sinônimo(s).

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (orientar atividade física / práticas corporais e exercício físico): adaptar os exercícios às condições e necessidades dos beneficiários/usuários; auxiliar os usuários na execução dos movimentos; consultar prontuários/relatórios dos beneficiários/usuários; corrigir a execução dos movimentos realizados pelo usuário; demonstrar o exercício a ser realizado; desenvolver capacidades cognitivas; desenvolver qualidades físicas e motoras; explicar os objetivos das atividades; orientar os beneficiários/usuários a construção de modos de vida saudável; prescrever exercício físico;

Grade B (coordenar atividade física e esportiva): comunicar a data e o local dos eventos aos interessados; controlar o material necessário para o desenvolvimento das atividades; marcar horário e local das atividades; verificar o local das atividades;

Grade C (identificar necessidades de intervenção profissional): acolher usuários, familiares e cuidadores; aplicar questionário de diagnóstico; cadastrar beneficiários/usuários; classificar os beneficiários/usuários segundo características e dados bio-sociais; participar de reuniões de matriciamento; realizar anamnese; realizar avaliação física dos usuários;

Grade D (planejar ações de intervenção profissional): analisar dados físicos e técnicos dos beneficiários/usuários; avaliar os resultados da aplicação do planejamento; definir as atividades de acordo com a demanda local; determinar filosofia e métodos de trabalho; determinar os meios e processos das atividades; elaborar plano de aula; fixar objetivos e metas; identificar espaços para desenvolvimento de práticas corporais; levantar necessidades de recursos materiais; participar da realização de diagnóstico situacional de doenças crônicas não transmissíveis e agravos no território; participar do planejamento de ações multiprofissionais, multidisciplinares e/ou intersetoriais; planejar avaliação física; programar treinamento e atividades;

Grade G (realizar ações de promoção da saúde mediante práticas corporais, atividades físicas e lazer): desenvolver ações de atividade física e práticas corporais inclusivas na saúde; desenvolver ações de saúde nas escolas e centros culturais; estruturar ações de atividade física e práticas corporais na prevenção primária, secundária e terciária no sus; estruturar ações de atividade física e práticas corporais na reabilitação física na saúde do setor privado; matriciar equipes; participar de eventos, campanhas, ações e programas de educação em saúde; promover ações em práticas integrativas e complementares (pics); promover atividades de educação permanente; promover atividades de lazer e recreação; realizar atendimento em grupos; realizar atendimento individual; realizar consultas compartilhadas; realizar visitas domiciliares; trabalhar em rede de serviços;

Grade Y (comunicar-se): dialogar com a comunidade; exercer preceptoria; ministrar cursos e palestras; participar da elaboração de material didático; participar de reuniões; participar de reuniões multidisciplinares; redigir relatórios técnicos periódicos; registrar atividades e procedimentos; utilizar gestos e sinais;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): demonstrar capacidade de empatia; demonstrar capacidade de escuta; demonstrar capacidade de estabelecer prioridades; demonstrar capacidade de inovação; demonstrar capacidade de liderança; demonstrar capacidade de motivação; demonstrar capacidade de organização; demonstrar controle emocional; demonstrar criatividade; trabalhar em equipe;

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