CBO nº 2239-10 (ortoptista):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

2: Profissionais das ciências e das artes

SubGrupo principal:

22: Profissionais das ciências biológicas, da saúde e afins

SubGrupo:

223: Profissionais da medicina, saúde e afins

Família:

2239: Terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas

Ocupação:

2239-10: Ortoptista

Sinônimos:

Código Sinômino
A ocupação nº 2239-10 não possui sinônimo(s).

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (realizar intervenções/tratamento): adaptar atividades; adaptar órteses; aplicar exercícios ortópticos; eleger procedimentos de intervenções/tratamento; ensinar técnicas para uso funcional da visão; estimular desenvolvimento neuro-sensorio-motor e percepto-cognitivo; estimular percepção espacial e visão binocular; estimular percepção espacial e viso-motora; estimular percepção visual precoce; implementar ações para prevenção e promoção da saúde; instrumentar cirurgia oftálmica; preparar ambiente terapêutico; prescrever atividades; prescrever exercícios ortópticos; realizar medidas pré-cirúrgicas dos desvios oculares; realizar procedimentos de habilitação e de reabilitação; reeducar postura; treinar auxílios de visão subnormal (lupa, telelupa, óculos esferoprismático, etc); treinar paciente na utilização de órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;

Grade B (avaliar funções e atividades): avaliar ambientes físicos e/ou educacionais e terapêuticos; avaliar captor ocular; avaliar condições para o desempenho ocupacional(trabalho, laser, brincar, escola e ócio); avaliar desvios oculares; avaliar funcionalidade da visão residual; avaliar funções óculo-motoras; avaliar funções sensório-motoras e percepto-cognitivas; avaliar habilidades e padrões motores; estabelecer plano terapêutico ortóptico;

Grade C (analisar condições dos pacientes,clientes, ambientes e comunidades): analisar avaliações de profissionais; analisar condicões socioeconômicas, etno-culturais e educacionais; analisar critérios de elegibilidade; analisar exames complementares; analisar laudos e pareceres; analisar resultados das avaliações; dar devolutiva da avaliação e conduta terapêutica; efetuar anamnese; efetuar testes ortópticos e exames oftalmológicos complementares; encaminhar cliente a profissionais e entidades; sugerir exames complementares;

Grade D (realizar diagnósticos): avaliar acuidade de leitura; avaliar acuidade visual; avaliar amplitude dos movimentos oculares; avaliar campo visual; avaliar condições dolorosas; avaliar coordenação óculo manual e pedal; avaliar desenvolvimento neuropsicomotor; avaliar percepção visuo-espacial; avaliar sensibilidade visual ao contraste; avaliar sistema e percepção sensorial-motor-ocular; quantificar visão binocular;

Grade E (orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis): acompanhar evolução terapêutica; demonstrar procedimentos e técnicas; elaborar processo de alta; esclarecer dúvidas; estimular adesão e continuidade do tratamento; explicar procedimentos e rotinas; orientar técnicas ergonômicas; orientar terapia oclusiva; transmitir instruções à equipe multidisciplinar; verificar compreensão da orientação; visitar domicílios, escolas, postos de trabalho, instituições e comunidades;

Grade F (executar atividades técnico-científicas e administrativas): administrar recursos humanos, materiais e financeiros; auditorar programas e serviços; capacitar profissionais; coordenar serviços de saúde e educação; criar métodos de trabalho; estabelecer capacidade de atendimento; estabelecer critérios de elegibilidade; estabelecer metodologia de trabalho; estabelecer parâmetros de alta; mediar reuniões; organizar eventos técnico-científicos; participar de diagnósticos interdisciplinares diferenciais; realizar perícia; realizar pesquisas; supervisionar profissionais, estagiários e equipes de apoio;

Grade Y (comunicar-se): divulgar trabalhos; elaborar laudos e pareceres; elaborar manuais técnico-administrativos e projetos; elaborar protocolo de avaliação de tratamento; elaborar relatórios; elaborar trabalhos científicos; interagir com outros profissionais; ministrar cursos e palestras; participar de programas de prevenção, promoção de saúde/qualidade vida; promover campanhas educativas; realizar consultoria e assessoria; registrar procedimentos e evolução de clientes e pacientes;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): contornar situações adversas; demonstrar acuidade auditiva; demonstrar acuidade visual e estereoscópica; demonstrar capacidade de análise e síntese; demonstrar capacidade de comunicação não verbal; demonstrar capacidade de consciência corporal; demonstrar capacidade de diálogo tônico com o outro; demonstrar capacidade de escuta e interlocução; demonstrar capacidade de observação; demonstrar capacidade motora fina; demonstrar criatividade; demonstrar dinamismo; demonstrar empatia; demonstrar iniciativa; demonstrar liderança; demonstrar objetividade; demonstrar perseverança; lidar com enlutamento; lidar com estresse; lidar com público; tomar decisões; trabalhar em equipe; transmitir segurança;

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