Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.
2: Profissionais das ciências e das artes
22: Profissionais das ciências biológicas, da saúde e afins
223: Profissionais da medicina, saúde e afins
2239: Terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas
2239-05: Terapeuta ocupacional
Código | Sinômino |
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A ocupação nº 2239-05 não possui sinônimo(s). |
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Grade A (realizar intervenções/tratamento): acompanhar clientes em atividades do cotidiano; adaptar atividades; adaptar órteses; adaptar postura; adaptar próteses, adaptações e produtos assistivos; aplicar estratégias para reabilitação psicossocial; aplicar terapias assistidas por animais; confeccionar órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos; coordenar atividades terapêuticas ocupacionais em grupo; eleger procedimentos de intervenções/tratamento; ensinar formas alternativas de comunicação; ensinar procedimentos de orientação/mobilidade (dependente/semi-independente/independente); ensinar técnicas de autonomia em atividade de vida diária (a.v.d.) e atividades instrumentais de vida diária (a.i.v.d.); ensinar técnicas de independência em a.v.d. e a.i.v.d.; estimular desenvolvimento neuro-sensorio-motor e percepto-cognitivo; estimular habilidades sociais; estimular percepção espacial e viso-motora; estimular percepção táctil-cinestésica e músculo-esquelético; implementar ações para prevenção e promoção da saúde; organizar cotidiano de clientes; preparar ambiente terapêutico; prescrever atividades; prescrever órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos; realizar procedimentos de habilitação e de reabilitação; reeducar postura; treinar paciente na utilização de órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
Grade B (avaliar funções e atividades): aplicar tecnologias de medição sócio-ocupacional; avaliar ambientes físicos e/ou educacionais e terapêuticos; avaliar atividades de vida diária (a.v.d.); avaliar atividades instrumentais de vida diária (a.i.v.d.); avaliar atividades sócio-ocupacionais; avaliar condições para o desempenho ocupacional(trabalho, laser, brincar, escola e ócio); avaliar funcionalidade da visão residual; avaliar funções do corpo; avaliar funções manuais; avaliar funções neuro-musculo-esqueléticas; avaliar funções psicossociais; avaliar funções psíquicas; avaliar funções sensório-motoras e percepto-cognitivas; avaliar habilidades e padrões motores; avaliar percepção espacial, temporal e psicomotora; estabelecer plano terapêutico ocupacional;
Grade C (analisar condições dos pacientes,clientes, ambientes e comunidades): analisar atividades humanas; analisar avaliações de profissionais; analisar condicões socioeconômicas, etno-culturais e educacionais; analisar critérios de elegibilidade; analisar exames complementares; analisar laudos e pareceres; analisar resultados das avaliações; dar devolutiva da avaliação e conduta terapêutica; efetuar anamnese; encaminhar cliente a profissionais e entidades; mapear território; realizar avaliação ergonômica; realizar escuta qualificada (acolhimento); sugerir exames complementares;
Grade D (realizar diagnósticos): avaliar aspectos afetivos, emocionais e sociais; avaliar aspectos cinésiofuncionais; avaliar condições dolorosas; avaliar coordenação óculo manual e pedal; avaliar desenvolvimento neuropsicomotor; avaliar distúrbios/transtornos/dificuldades de aprendizagem; avaliar impacto do adoecimento e da institucionalização; avaliar integração sensorial; avaliar motricidade geral (postura, marcha, equilíbrio); avaliar órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos; avaliar sensibilidade; identificar redes de suporte social; realizar diagnóstico sócio-ocupacional;
Grade E (orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis): acompanhar evolução terapêutica; demonstrar procedimentos e técnicas; elaborar processo de alta; esclarecer dúvidas; estimular adesão e continuidade do tratamento; explicar procedimentos e rotinas; orientar técnicas ergonômicas; transmitir instruções à equipe multidisciplinar; verificar compreensão da orientação; visitar domicílios, escolas, postos de trabalho, instituições e comunidades;
Grade F (executar atividades técnico-científicas e administrativas): administrar recursos humanos, materiais e financeiros; auditorar programas e serviços; capacitar profissionais; coordenar serviços de cultura, de assistência social e de direitos humanos; coordenar serviços de saúde e educação; criar métodos de trabalho; desenvolver órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos; estabelecer capacidade de atendimento; estabelecer critérios de elegibilidade; estabelecer metodologia de trabalho; estabelecer parâmetros de alta; mediar reuniões; organizar eventos técnico-científicos; participar de diagnósticos interdisciplinares diferenciais; participar do desenvolvimento de equipamentos de engenharia de reabilitação; realizar perícia; realizar pesquisas; supervisionar profissionais, estagiários e equipes de apoio;
Grade Y (comunicar-se): divulgar trabalhos; elaborar laudos e pareceres; elaborar manuais técnico-administrativos e projetos; elaborar protocolo de avaliação de tratamento; elaborar relatórios; elaborar trabalhos científicos; interagir com outros profissionais; ministrar cursos e palestras; participar de programas de prevenção, promoção de saúde/qualidade vida; promover campanhas educativas; realizar consultoria e assessoria; registrar procedimentos e evolução de clientes e pacientes;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): contornar situações adversas; demonstrar acuidade auditiva; demonstrar acuidade visual e estereoscópica; demonstrar capacidade de análise e síntese; demonstrar capacidade de comunicação não verbal; demonstrar capacidade de consciência corporal; demonstrar capacidade de diálogo tônico com o outro; demonstrar capacidade de escuta e interlocução; demonstrar capacidade de observação; demonstrar capacidade motora fina; demonstrar criatividade; demonstrar dinamismo; demonstrar empatia; demonstrar iniciativa; demonstrar liderança; demonstrar objetividade; demonstrar perseverança; lidar com enlutamento; lidar com estresse; lidar com público; tomar decisões; trabalhar em equipe; transmitir segurança;
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