CBO nº 2238-40 (fonoaudiólogo em saúde coletiva):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

2: Profissionais das ciências e das artes

SubGrupo principal:

22: Profissionais das ciências biológicas, da saúde e afins

SubGrupo:

223: Profissionais da medicina, saúde e afins

Família:

2238: Fonoaudiólogos

Ocupação:

2238-40: Fonoaudiólogo em saúde coletiva

Sinônimos:

Código Sinômino
A ocupação nº 2238-40 não possui sinônimo(s).

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (realizar tratamento fonoaudiológico): acompanhar evolução clínica; avaliar resultados do tratamento; dar alta; definir indicadores de evolução do tratamento/ação; eleger procedimentos terapêuticos;

Grade B (avaliar pacientes e clientes): aplicar testes e provas; avaliar aspectos socioculturais e ambientais; avaliar condições para o desempenho socio-ocupacional; avaliar desenvolvimento neuropsicomotor; avaliar impacto da disfunção na qualidade de vida; avaliar postura corporal; detectar expectativas de pacientes e clientes; eleger instrumentos para avaliação; encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais; realizar anamnese;

Grade C (realizar diagnóstico fonoaudiológico): analisar avaliações clínicas de outros profissionais; analisar exames; analisar resultados da avaliação fonoaudiológica; dar devolutiva da avaliação; estabelecer plano terapêutico; estabelecer prognóstico; levantar hipóteses diagnósticas; participar de diagnóstico interdisciplinar; solicitar exames complementares;

Grade D (aplicar procedimentos fonoaudiológicos): aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da voz; aplicar procedimentos para aperfeiçoamento das habilidades comunicativas; estabelecer critérios de elegibilidade; estabelecer parâmetros de alta; preparar material terapêutico; prescrever terapêutica;

Grade E (orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis): demonstrar procedimentos e técnicas; esclarecer dúvidas; esclarecer prognóstico de tratamento; estimular adesão e continuidade do tratamento; explicar procedimentos e rotinas; informar sobre riscos e limites de tratamento/intervenção; orientar condutas terapêuticas; orientar hábitos de saúde; verificar a compreensão da orientação; visitar domicílios, instituições e locais de trabalho;

Grade F (atuar em programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida): analisar viabilidade dos procedimentos junto à população-alvo; caracterizar população-alvo; coordenar serviços de saúde dos setores públicos e privados; gerenciar programas e campanhas; implementar programas de prevenção às deficiências; implementar programas de promoção da saúde; participar da elaboração de políticas e programas de saúde coletiva; participar de programas e campanhas de prevenção e promoção; participar na elaboração do diagnóstico situacional; planejar estratégias e atividades educativas; planejar estratégias e atividades terapêuticas com grupos especiais (gestantes, neonatos, idosos, etc.); planejar programas e campanhas de prevenção e promoção;

Grade G (exercer atividades técnico-científicas e administrativas): apreciar trabalhos técnico-científicos; auditorar programas e serviços; capacitar profissionais; coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão; desenvolver metodologias e recursos tecnológicos; gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros; mediar reuniões clínicas; ministrar cursos e palestras; organizar eventos técnico-científicos; orientar pesquisas; participar de comissões técnico-científicas; participar de programas institucionais; prestar consultoria ou assessoria; realizar perícia; realizar pesquisas; supervisionar estágios; supervisionar profissionais;

Grade Y (comunicar-se): discutir casos com outros profissionais; divulgar trabalhos; elaborar laudos; elaborar manuais técnico-administrativos; elaborar material educativo e informativo; elaborar relatórios; emitir atestados; organizar publicações; redigir artigos, capítulos e livros; registrar dados em prontuário; solicitar laudos, relatórios, pareceres;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): contornar situações adversas; demonstrar capacidade de adaptação; demonstrar capacidade de análise e síntese; demonstrar capacidade de comunicação não verbal; demonstrar capacidade de observação; demonstrar criatividade; demonstrar dinamismo; demonstrar iniciativa; demonstrar objetividade; demonstrar organização; tomar decisões; trabalhar com biossegurança; trabalhar em equipe; transmitir segurança;

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